Como se matricular na faculdade com a nota do Enem?

matrícula do enem

As opções de matrícula do Enem são bastante diversificadas, contando com opções públicas e privadas. Além disso, com ele, você pode obter benefícios para facilitar o acesso aos estudos, como descontos na mensalidade ou bolsas de graduação.

A pontuação exigida nas provas varia de acordo com o benefício para o qual você pretende concorrer. Por isso, é importante conhecer todas as opções para planejar os estudos e focar as estratégias mais viáveis.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=5a53035c-2aac-4216-a8dd-d98505f42c28]

Logo abaixo, explicamos as cinco maneiras de utilizar a nota do Enem para entrar na faculdade. Continue a leitura e fique mais próximo do seu sonho!

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Sisu é um processo seletivo que reúne as instituições de ensino públicas. Nesse caso, as próprias faculdades definem as notas mínimas para participar do programa, e os interessados concorrem pelas vagas disponibilizadas.

Por ter muitos candidatos por vaga, as notas de corte são as mais elevadas, especialmente para as melhores faculdades. Não raras vezes, o aluno precisa chegar aos 800 pontos na prova para ter chances de superar a concorrência.

Programa Universidade para Todos (Prouni)

Já o Prouni concede bolsas de estudos de 100% ou 50% nas faculdades particulares. Para participar, em um primeiro momento, é preciso ter 450 pontos na prova objetiva e acima de zero na redação, considerando o Enem mais recente.

As notas de corte são mais baixas do que as do Sisu. No entanto, a participação depende do preenchimento de critérios do Prouni, como renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa para concorrer à bolsa integral.

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)

A matrícula do Enem também pode ser feita por meio do FIES. Nesse caso, o programa concede crédito para o estudante, atualmente, com juros real zero. Portanto, é preciso reembolsar o valor das mensalidades depois de formado, com um parcelamento que pode chegar até 14 anos.

Embora a nota mínima para participar seja igual à do Prouni, a nota de corte é um pouco mais baixa, e são aceitos resultados do Enem obtidos a partir de 2010. Além disso, o critério de renda é facilitado, porque é possível receber até 3 salários mínimos por membro da família.

Uso da nota para substituir o vestibular

Algumas faculdades admitem a substituição do vestibular. Aqui na Anhanguera, você pode usar a nota do Enem se tiver obtido 200 pontos nas provas objetivas e na redação. Com isso, é possível fazer a matrícula com os mesmos benefícios exclusivos dos demais alunos, como o acesso ao Canal Conecta e à Aula Destaque.

Bolsa Enem

No processo seletivo da Anhanguera, o aluno recebe um desconto proporcional à nota do Enem. Logo, mesmo que você não tenha conquistado uma bolsa do Prouni ou FIES, é possível garantir um benefício de até 100% do valor da mensalidade.

Então, existem muitas formas de usar a nota do Enem para transformar seu futuro. Confira todas as opções de matrícula do Enem:

  • Sisu;
  • Prouni;
  • FIES;
  • uso da nota para substituir o vestibular;
  • bolsa Enem.

Vale a pena, então, pesquisar bastante sobre como estudar para o Enem. Na prática, com o benefício proporcional da Anhanguera, qualquer aumento da sua pontuação final no Enem representa uma vantagem para fazer faculdade.

Siga em frente com o seu sonho!

Se você já fez o exame, agora é só escolher a opção de matrícula do Enem com maiores chances de sucesso, descontos e benefícios.

Para concorrer a uma bolsa de até 100% na Anhanguera, faça agora mesmo a sua inscrição na faculdade com a nota do Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados