Quais matérias que caem no vestibular de Nutrição?

matérias que caem no vestibular de nutrição

Se você está considerando fazer o curso de Nutrição, saiba que é fundamental ficar por dentro das matérias que caem no vestibular da área. Basicamente, a avaliação reúne as disciplinas e os conteúdos vistos no período escolar do ensino médio.

O mercado de trabalho para o nutricionista é recheado de boas oportunidades em diversos setores. É possível realizar consultorias, atuar no planejamento de cardápios e ainda participar de projetos de produtos alimentícios. A expectativa é que a área se expanda; por isso, cada vez mais candidatos têm optado pelo curso de Nutrição ao prestar vestibular.

Acompanhe a seguir e descubra, afinal, quais são as matérias que caem no vestibular de Nutrição, também muito úteis na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)!

Português

A avaliação de Português testa conhecimentos em Gramática e, principalmente a capacidade de interpretação de texto dos candidatos. Geralmente, as questões envolvem temas de semântica, figuras de linguagem, coesão e coerência, entre outros conteúdos.

Além da Gramática, a prova de Português (ou de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como é chamada no Enem), também avalia o conhecimento sobre as obras literárias de leitura obrigatória no edital. O caderno de Literatura com frequência aborda questões sobre Romantismo, Realismo e Modernismo. 

Uma boa forma de estudar para a prova é realizar exercícios de Gramática, bem como escrever e revisar redações. Além disso, é muito importante ler as obras literárias indicadas no edital da avaliação.

Matemática

A Matemática é um dos cadernos mais temidos pelos candidatos. Mesmo assim, os conteúdos que caem na prova não costumam mudar muito ao longo dos anos. Uma boa dica é, justamente, basear-se em vestibulares anteriores para planejar os seus estudos na matéria.

Os assuntos mais recorrentes ao estudar para o Enem, por exemplo, têm sido questões sobre probabilidade, cálculo de área, perímetro, volume, análise combinatória, seno, cosseno e tangente. É preciso ficar atento, pois, geralmente, a prova apresenta por volta de 40 a 45 questões de Matemática.

Para ter mais chance de realizar uma boa avaliação, comece respondendo às perguntas mais fáceis e deixe as mais complexas por último. O importante é conseguir responder ao maior número possível de questões antes do tempo estabelecido para o vestibular.

Geografia

Os conteúdos de Geografia no vestibular geralmente envolvem questões de interpretação de texto ou de análise de gráficos. Temas como geografia agrária, meio ambiente, economia, globalização, geopolítica e geografia urbana aparecem com recorrência no caderno.

Para se preparar, é fundamental acompanhar os eventos atuais, sobretudo os que dizem respeito ao meio ambiente. Outro campo que merece atenção é o da geopolítica, que engloba todos os processos políticos e as características geográficas dos fenômenos históricos e políticos da atualidade.

O candidato também pode guiar o cronograma de estudos de acordo com os temas descritos no edital da prova. Portanto, além de se dedicar aos temas da avaliação, busque uma boa fonte de informação para se manter por dentro do que tem acontecido no Brasil e no mundo.

História

O caderno de História é composto de questões sobre História Geral e História do Brasil. Dentro desta última, o período colonial e imperial, a república oligárquica, a era Vargas e a ditadura militar são temas que geralmente aparecem bastante no vestibular.

Já em História Geral, são abordados aspectos da história africana, das revoluções industriais, da primeira e segunda guerra mundial, guerra fria, além de questões sobre cultura e civilização medieval.

As questões de História do Brasil costumam cair mais do que História Geral no Enem — neste exame, você encontrará o tema em Ciências Humanas e suas Tecnologias. Por isso, na hora dos estudos, é importante focar conteúdos que aprofundem os principais aspectos do processo de estrutura política e social do Brasil.

Física

Física é outra matéria bastante temida pelos candidatos. No entanto, com uma boa técnica de estudos, é possível superar as dificuldades e compreender os temas que mais caem no caderno de Física, ou de Ciências da Natureza, como ele é chamado no Enem.

Geralmente, o edital conta com conteúdos programáticos para cada disciplina e campo de estudo. Para Física, cobram-se conhecimentos básicos e fundamentais, como movimento, equilíbrio, as principais leis físicas, energia, mecânica, radiação, ondas, calor, entre outros temas.

O Enem também costuma ter uma abordagem ampla, em que uma questão pode abordar assuntos de diversas áreas. Por isso, no momento de responder à prova, é fundamental saber interpretar a questão, dialogando com os saberes físicos básicos e específicos da matéria.

Química

Já o caderno de Química corresponde a 36,3% da prova de Ciências da Natureza do Enem, sendo uma das mais cobradas no Exame. Dessa forma, é essencial se empenhar e se preparar da melhor forma na reta final dos estudos.

Em Química, tanto no Enem quanto nos vestibulares tradicionais, é importante ter atenção aos temas referentes aos compostos orgânicos, às equações termoquímicas e aos conceitos de radioatividade. As questões geralmente são associadas a situações da atualidade e de como os conceitos químicos são aplicados no dia a dia.

Como a matéria envolve assuntos, por vezes, complexos, busque questões anteriores do vestibular e aprofunde-se nas questões com as quais sente mais dificuldade.

Atualidades

Um campo de estudo que costuma ser ignorado pelos candidatos, mas que pode custar a aprovação nos vestibulares tradicionais e no Enem é o de Atualidades. Isso porque os exames têm, a cada ano, exigido um olhar cada vez mais multidisciplinar dos estudantes.

As questões favorecem o pensamento crítico e uma formação mais reflexiva dos jovens. No caso da Nutrição, temas como o de Nutrição Funcional, Digestão, Nutrição Esportiva, dentre outros, tem possibilidade de aparecer.

Por isso, é fundamental prestar atenção aos assuntos de maior veiculação nos meios informativos e pensar de forma mais prática, aplicando os conteúdos à situações do cotidiano.

Redação

A Redação é outra matéria que pode custar a eliminação do candidato. No Enem, bem como na maioria dos vestibulares, o aluno precisa redigir uma dissertação-argumentativa como gênero de texto, demonstrando argumentos que conectem suas ideias sobre o tema proposto pela prova.

Isso é importante para os avaliadores compreenderem a capacidade de expressão do estudante. Geralmente, o tema da Redação explora igualmente os assuntos atuais, exigindo senso crítico e formação de opinião do candidato.

Onde prestar vestibular para Nutrição

Se você está considerando ingressar no ensino superior, mas ainda tem receio em relação ao valor da faculdade de Nutrição, saiba que existem algumas alternativas para facilitar a sua entrada na graduação.

Aqui na Anhanguera, temos total compromisso com a formação de nossos graduandos, dando apoio pedagógico em todas as etapas do processo de aprendizagem. Por isso, você encontrar diferentes tipos de bolsas, descontos e convênios, bem como o curso de Nutrição EAD, no formato semipresencial, que deixa a mensalidade mais acessível sem perder em qualidade de ensino.

Sem falar nas diversas formas de ingresso: além do vestibular tradicional, também temos o vestibular online, bem como uso da nota do Enem e transferência externa.

Além disso, para a sua preparação, conte com o Trilha do Enem, que consiste em aulas preparatórias e simulados gratuitos para o exame, sendo muito útil também para vestibulares. Basicamente, você realiza o seu cadastro, faz uma avaliação de nível e recebe o seu plano de estudo personalizado, que serve como apoio para trabalhar seus pontos fracos.

Hora de ser aprovado no vestibular de Nutrição!

Agora que você já sabe quais são as matérias que caem no vestibular de Nutrição, aproveite e comece quanto antes seus estudos. Até porque os conhecimentos são necessários para atingir a nota de corte de Nutrição no Enem. Com isso, certamente você fará uma boa avaliação e alcançará uma vaga na faculdade!

Gostou do conteúdo? Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e inicie a sua trajetória acadêmica agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content