7 artistas visuais brasileiros para você se inspirar

Artistas visuais brasileiros

A vida e seus detalhes sempre foram capturados por meio de belas pinturas, fotografias, desenhos e demais técnicas. Se você curte explorar os detalhes dessas obras e até pensa em trabalhar com isso, nada melhor que se inspirar com o trabalho de alguns artistas visuais brasileiros.

Nosso país tem vários nomes de destaque para obter referências e ideias criativas. Vale lembrar que a produção de belos materiais se baseia muito na observação do que já existe. A intenção não consiste em reproduzir certas características, mas compor um repertório que aproveite o melhor de cada universo.

Você pode se profissionalizar na área com o curso de Artes Visuais e construir uma carreira a partir das habilidades desenvolvidas na graduação. Na Anhanguera, essa formação oferece diploma de Licenciatura e está disponível na modalidade a distância.

Enquanto não inicia os seus estudos, que tal dar uma conferida na trajetória percorrida pelos principais artistas do Brasil? Veja a lista que preparamos!

Tarsila do Amaral

Quem nunca viu e ouviu falar de quadros como Abaporu, A Negra e Operários? Essa pintora e desenhista recebeu muita influência das vanguardas europeias, como o Cubismo. Ao explorar formas, cores e texturas à sua maneira, conseguiu desenvolver um estilo próprio e uma estética tipicamente brasileira.

Tarsila do Amaral foi, também, uma das protagonistas do movimento antropofágico — ocorrido na primeira fase do Modernismo Brasileiro. Seu comportamento inovador e experimental fez com que ficasse famosa no exterior, tanto que, até hoje, é considerada um ícone para quem estuda Artes Visuais.

Anita Malfatti

É mais uma representante de peso da primeira fase do Modernismo e, inclusive, foi uma das responsáveis pela famosa Semana de Arte Moderna de 1922. Ela tem quadros bastante conhecidos, como A Boba e O Farol, mas transitou por muitos campos além da pintura.

Anita Malfatti merece aparecer entre os principais artistas visuais brasileiros por ter levado suas criações a vários lugares do mundo. Seu estilo foi marcado pela diversificação e tal característica também fica clara na variedade de trabalhos desenvolvidos, seja na forma de gravuras, seja nas inovadoras ilustrações.

Beatriz Milhazes

Está entre os artistas de artes visuais brasileiros mais renomados da atualidade. Suas habilidades são tão incríveis que ela consegue agradar pessoas de diferentes lugares. Só para ter uma ideia, um de seus quadros mais caros foi vendido por 2,1 milhões de dólares — obra intitulada Meu Limão.

Beatriz Milhazes já foi convidada a criar produtos e acessórios em empresas das áreas de Design de Moda. Ela faz pinturas, gravuras, colagens, instalações e até cenários. Suas criações têm muita mistura de cores e formas geométricas, que incluem desenhos de flores e arabescos. Ela sabe harmonizar elementos da Pop Art e do artesanato com uma pitada de surrealismo.

Inácio da Costa Ferreira

Conhecido pelo pseudônimo de Ferrignac, representa o grupo de melhores artistas visuais brasileiros da primeira metade do século XX. Além de construir uma carreira com foco em caricaturas, desenhos e escrita, ele se formou em Direito e atuou como advogado por um bom período.

Inácio da Costa Ferreira também participou da Semana de Arte Moderna e gostava de incluir muito humor em suas obras. Uma das mais famosas é Colombina, feita com nanquim, aquarela e colagem sobre papel. Enquanto artista, teve muita influência do Art Déco. Curioso é saber que seus últimos anos de vida foram dedicados ao trabalho na polícia.

Victor Brecheret

Mais um nome interessante para quem pretende apostar na graduação em Artes Visuais, já que foi considerado o principal introdutor da arte moderna na escultura brasileira. Victor Brecheret está por trás da popular obra Monumento às Bandeiras, situado no Parque Ibirapuera da capital paulista.

Não é à toa que ganhou seu espaço na história como um dos principais artistas do Brasil. O escultor tem seu estilo marcado pela busca incessante em combinar diferentes técnicas e métodos.

Ele procurava abordar e aplicar temas relevantes da cultura nacional em cada trabalho. As criações podiam envolver a manipulação de materiais brutos ou suaves/delicados, a exemplo do mármore e da terracota.

Hélio Oiticica

Como muitos artistas visuais brasileiros, começou a se interessar pelo universo da pintura e da fotografia ainda criança. Hélio Oiticica contou com a ajuda de seu pai para receber as primeiras lições de Artes Plásticas. Já adulto, ele acreditava que as pessoas faziam parte das obras e, portanto, deveriam ter condições de sentir as peças — ao tocar, usar e, em alguns casos, cheirar.

Essa forma de atuar fez com que seu nome ficasse fortemente associado à Arte Concreta. Uma de suas criações mais relevantes foi Parangolé, que tinha a proposta de disponibilizar várias capas coloridas para o público vestir. Ao provarem as peças, as pessoas eram incentivadas a dançar para produzir movimentos libertadores com os tecidos.

Lygia Clark

Também representa o grupo de artistas visuais do Brasil que investiam em instalações sensoriais e inclusivas. Seu principal objetivo era construir espaços atrativos, que chamassem a atenção das pessoas e aguçassem a curiosidade delas.

Lygia Clark produzia muitas peças com formas interessantes, que podiam ser combinadas e montadas de maneiras diferentes. Sua famosa obra Bichos é um exemplo disso e envolvia esculturas geométricas com material metálico.

Ela e muitos outros artistas visuais brasileiros continuam encantando pessoas do mundo todo. A boa notícia é que existem vários caminhos para quem deseja fazer parte desse time. O primeiro passo, claro, é pesquisar sobre os tipos de graduação para se especializar cada vez mais.

Venha construir a sua própria história nas artes visuais!

Toda pessoa tem potencial para colaborar com o repertório artístico de uma comunidade, região ou país. Atingir esse objetivo fica ainda mais fácil com uma formação de qualidade. Se pesquisar nas principais instituições, verá que ela está disponível nas mais diversas modalidades de ensino.

No curso da Anhanguera você vai estudar Artes tendo como exemplo as criações de vários artistas visuais brasileiros. É a escolha ideal para quem quer dominar os principais conceitos da área e aprender formas de passar todo esse conhecimento adiante.

Que tal aproveitar a facilidade de se inscrever e fazer a prova de vestibular pela internet? Inscreva-se para o vestibular online da Anhanguera agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados