6 motivos para fazer um curso de Filosofia a distância

estudante de filosofia ead

Uma das graduações mais tradicionais é a Filosofia. Trata-se da ciência que estuda o saber e o conhecimento. A Filosofia existe desde a Grécia Antiga, e é responsável por mover os principais questionamentos do ser humano, sua relação com o outro e sua própria existência. Interessante, não é?

Essa ciência tão antiga pode se unir a tecnologias modernas para te propiciar o contato com as teorias filosóficas mais famosas e seus principais autores, e ainda facilitar com que você assimile esse conhecimento de forma simples e rápida. Está se perguntando como? É só estudar Filosofia a distância!

Se você tem interesse na área e quer saber quais são as vantagens de fazer o curso de Filosofia na modalidade EAD, prossiga com a leitura e descubra 6 motivos para investir nessa graduação!

Oferece mais flexibilidade

Quem vai ingressar no ensino superior ou está em busca de uma segunda graduação geralmente não pode ficar apenas por conta dos estudos, não é? Muitos estudantes têm que cumprir uma jornada dupla, que envolve aliar o trabalho com as atividades acadêmicas.

Fazer uma faculdade de Filosofia a distância ajuda a organizar o seu tempo, pois você poderá estudar nos períodos em que achar que é mais produtivo, sem ter que, necessariamente, deslocar-se para a faculdade todos os dias para assistir às aulas.

Desenvolve a autonomia do estudante

Estudantes de Ciências Humanas costumam ser vistos como menos práticos ou objetivos do que os de outras áreas. Porém isso é um mito, que cai por terra quando colocamos a Filosofia como a mãe de todas as outras ciências.

Por isso, o estudante online de Filosofia deve desenvolver o autoconhecimento e a autonomia, tanto no que diz respeito à execução de atividades acadêmicas, quanto às formas de pensamento. Como profissional de Filosofia, licenciado ou bacharel, você deverá ser uma pessoa observadora, que tende a analisar o mundo com criticidade. Essa habilidade vem através do desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo ao longo do curso.

Tem custo mais baixo

Os cursos de Licenciatura já são mais baratos que outros que exigem laboratórios, como os da área da saúde e as engenharias. Como a base do curso de Filosofia é o texto — você precisa gostar de ler — porém os custos com a formação são menores. Isso porque não existem gastos com materiais específicos, uniformes ou equipamentos de proteção.

Além disso, o preço dos cursos EAD costuma ser bem mais baixo do que o mesmo curso na modalidade presencial. Sem a presença do professor diariamente na instituição, o valor da mensalidade é reduzido.

Na Anhanguera, a matrícula do curso de Filosofia na unidade de Erechim, por exemplo, é R$ 59*. As parcelas começam em R$ 149*.

Portanto, fazer um curso de Filosofia à distância pode ser muito mais vantajoso do que você imaginava!

Mantém a qualidade do curso presencial

Seja na modalidade semipresencial, seja na 100% online, o curso EAD tem o mesmo nível de qualidade de uma graduação tradicional. Inclusive, o diploma apresenta a mesma validade, não havendo nenhuma diferenciação por ter sido resultado de um curso online.

O curso à distância prevê o cumprimento das disciplinas de História da Filosofia, que revelam o pensamento filosófico nas Idades Antiga, Média, Moderna e Contemporânea.

Você também irá se preparar com matérias específicas do curso, como Teoria do Conhecimento, Filosofia da Linguagem e das Ciências, Metafísica e outras.

Para que possa transmitir o conhecimento a seus futuros alunos, você também irá contar com disciplinas e práticas pedagógicas, além do estágio supervisionado.

Apresenta metodologia inovadora

Entre os diferenciais da Faculdade Anhanguera, destacam-se a metodologia inovadora, dinâmica e interativa. Por meio de aulas online, chats, fórum de discussão, prova digital e tutoria, você terá acesso a todo o material do curso e apoio permanente de professores e tutores. O ambiente virtual de aprendizagem ainda permite acesso à biblioteca.

Na Anhanguera, o sistema de ensino é baseado na resolução de situações-problema, e todas as atividades desenvolvidas no semestre são valorizadas por meio da Avaliação Continuada.

A formação em Licenciatura prepara o futuro professor para lidar com as novas tecnologias na sala de aula. Então, se você decidir seguir carreira na área da educação não poderá deixar de levar na bagagem o conhecimento tecnológico.

Insere o uso de tecnologia no processo de ensino-aprendizagem

O mercado de trabalho absorve os profissionais mais capacitados, isso é fato. Como mencionamos no tópico anterior, as novas tecnologias, como a inteligência artificial e a internet das coisas são fatores importantes no processo de ensino-aprendizagem atualmente. Mas como professor de filosofia, também será sua responsabilidade questionar a ética no uso dessas ferramentas. E isso vale para a sala de aula e para a vida do aluno.

As Habilidades Digitais desenvolvidas na Anhanguera capacitam o estudante a lidar com a alfabetização e com culturas digitais, o que envolve a gestão de pessoas, de projetos e da sala de aula, no caso da Licenciatura. Em outras palavras, aprende a lidar com alunos nativos do ambiente digital.

Por outro lado, como aluno você irá desenvolver senso de liderança e criatividade para solucionar problemas complexos. Tudo isso por meio de estudos dirigidos ao longo do curso.

Veja as possibilidades da área

Ser professor de Filosofia é uma carreira recompensadora. Com a inclusão da disciplina na educação básica, o número de aulas disponíveis aumentou. Também é possível se destacar em outros ambientes de trabalho, como empresas, ONGs (Organizações Não Governamentais) e faculdades. Nesse caso, a docência e a pesquisa seguem juntas, e você vai poder fazer mestrado e doutorado em uma linha de estudo mais específica.

A graduação em Filosofia a distância é uma opção a ser considerada por aqueles estudantes que têm aptidão para a área. Como você pôde perceber ao longo deste post, as vantagens de estudar a distância são várias e beneficiam a pessoa tanto enquanto ela ainda está na graduação quanto depois de formada, ampliando a empregabilidade.

Que tal começar agora a estudar os grandes pensadores e as questões mais existencialistas da humanidade? Faça sua inscrição no vestibular da Anhanguera e se torne professor de Filosofia!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.