Faculdade de Gastronomia em SP: por que investir?

faculdade de gastronomia em sp

A opção pela faculdade de Gastronomia SP é uma excelente opção para quem deseja se realocar rapidamente no mercado de trabalho. Isso porque a área oferece uma série de oportunidades de profissionalização, demonstrando ser um setor diversificado e reconhecido em todo o mundo.

Nos últimos anos, inúmeros restaurantes brasileiros começaram a se destacar devido à qualidade dos pratos e criatividade dos chefs de cozinha. A graduação, nesse sentido, é o caminho inicial indicado para quem quer conhecer mais sobre as particularidades que envolvem a produção de comidas e bebidas e conquistar as melhores vagas da região.

Continue a leitura e entenda por que investir em Gastronomia em São Paulo é uma alternativa interessante para o seu futuro. Confira a seguir!

Afinal, por que fazer faculdade de Gastronomia em SP?

Atualmente, São Paulo se destaca por conta da grande procura por culinária diversificada, não só devido à quantidade de turistas que a cidade recebe anualmente, mas principalmente devido aos aspectos multiculturais da população local. Nesse sentido, um dos melhores caminhos para aproveitar as oportunidades do mercado é optar por um curso de Gastronomia em SP.

Para muito além de apenas criar e executar cardápios, o profissional pode atuar coordenando equipes de trabalho e também oferecendo serviços para a gestão de restaurantes, hotéis, bares, hospitais e indústrias.

É importante ter em mente, portanto, que a atividade não se restringe apenas à cozinha. Por outro lado, o indivíduo deve desenvolver determinadas habilidades e entender, por exemplo, sobre as etapas da administração de um estabelecimento ou qualquer outro empreendimento similar.

Hoje em dia, as melhores faculdades do Brasil oferecem a formação de nível superior na área. Para iniciar a carreira, o primeiro passo é optar por uma instituição de ensino de qualidade que ofereça o curso — que pode ser na habilitação Bacharelado, com duração média de 4 anos, ou Tecnólogo, com duração de 2 anos.

Aqui na Anhanguera, o estudante pode escolher a graduação em Gastronomia, contando com o suporte de um corpo docente especializado e experiente. Também oferecemos uma grade curricular com disciplinas interativas, que são fundamentais para preparar os alunos para o mercado de trabalho.

Com essa habilitação da Anhanguera, é possível atuar em qualquer estabelecimento comercial voltado para a culinária, bebidas e tudo referente a alimentação humana. Ou seja, você já finaliza o curso e sai pronto para o mercado de trabalho!

Quais são os maiores benefícios de cursar Gastronomia?

Independentemente da área de atuação, contar com uma formação de ensino superior é, de fato, um diferencial e tanto para a vida profissional, não é mesmo? Com isso, você se tornará diferenciado e aumentará as chances de passar na frente da concorrência.

Até porque, apesar de ser considerado uma arte, o setor de alimentos também envolve conhecimento técnico e se relaciona com diversos fatores culturais de cada região. Desse modo, o mercado de Gastronomia é exigente, demandando pessoas cada vez mais capacitadas para atuar no ramo — principalmente devido ao fato de a saúde dos consumidores estar em jogo.

Assim, se o seu desejo é fazer Gastronomia em 2020 e aproveitar as oportunidades de emprego no estado de São Paulo, conheça a seguir os principais motivos para fazer a sua inscrição na faculdade.

Conhecimento teórico a ser explorado pelos restaurantes

De forma geral, o conhecimento teórico repassado pelos professores na graduação pode contribuir significativamente para a experiência e formação profissional do aluno. Isso porque, é possível ter uma visão mais ampla dos aspectos que envolvem o trabalho na cozinha, possibilitando que o indivíduo aprenda, inclusive, sobre gestão de negócios.

Isso é interessante sobretudo para os restaurantes, que geralmente necessitam ter em suas equipes colaboradores com experiência multidisciplinar na área.

Domínio de técnicas que agregam valor aos pratos

Outro ponto que pode diferenciar quem opta pela carreira em Gastronomia é, justamente, oferecer técnicas diferenciadas que agregam valor e tornam os pratos mais bem apresentados perante os consumidores. Tais estratégias podem contribuir para captar um número maior de clientes e fazer com que retornem ao estabelecimento.

Assim, por meio de ações planejadas para conquistar a freguesia o restaurante pode promover uma imagem mais atrativa dos alimentos, despertando a curiosidade e o paladar do público. Então, apostar na divulgação e comunicação do negócio é bastante rentável e ainda pode trazer muitos retornos ao restaurante.

Capacidade de realizar os mais diversos pratos

Quem se forma em Gastronomia aprende a realizar os mais diversos pratos e bebidas que, para muito além do gosto, também deve ser bem apresentável para chamar a atenção das pessoas. Do mesmo modo, atender ao público vegetariano ou com restrições alimentares também é um diferencial e tanto.

Até porque, para manter a clientela sempre interessada, é fundamental apostar no lançamento de novos produtos e alimentos. O profissional pode, por exemplo, optar por utilizar apenas ingredientes sazonais em algumas épocas do ano, agregando mais valor ao negócio.

Capacidade de ir do simples ao mais sofisticado

Um bom chef de cozinha é aquele que, apesar da simplicidade de um prato, não deixa de encantar os olhos e o paladar dos consumidores. Nesse sentido, ter criatividade para misturar condimentos, temperos e diferentes sabores é um diferencial e tanto para o estabelecimento — que conseguirá atender desde pedidos mais sofisticados até os mais simples.

Ao se formar na graduação, o indivíduo aprende uma série de técnicas de marketing gastronômico para tornar as receitas ainda mais atrativas. Os mais beneficiados são os donos de restaurantes, food trucks, padarias ou bares, que podem contar com um profissional atento em relação à diversidade e às particularidades do público.

Olhar crítico diante do cardápio do restaurante

A Gastronomia oferece diversas possibilidades para a criação dos cardápios em estabelecimentos comerciais. No entanto, é imprescindível saber como escolher cada ingrediente e elemento que deve compor o menu, até mesmo para conseguir atender às necessidades da clientela.

O profissional, dessa forma, pode auxiliar significativamente a composição do cardápio para que esteja, por exemplo, alinhado à proposta do negócio. Além de que, no dia a dia de trabalho, será mais simples preparar e entregar em tempo hábil os pratos para os clientes, aumentando sobretudo a capacidade de venda e lucro do restaurante.

Viu só como cursar uma faculdade de Gastronomia em SP pode ser uma excelente opção para o seu futuro? Antes de se matricular, lembre-se de optar por uma instituição de ensino de qualidade e que tenha referência no mercado, pois assim você terá mais chances de se destacar na carreira!

Gostou do conteúdo? Se você ainda tem dúvidas sobre a graduação em Gastronomia e deseja entender mais sobre como se destacar na profissão, entre em contato agora mesmo com a Anhanguera! Temos uma equipe educacional pronta para atendê-lo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados