Faculdade de Eventos: vale a pena fazer?

Faculdade de Evento

“Será que faculdade de Eventos vale a pena?” — essa é uma curiosidade que muita gente tem quanto ao curso de tecnologia em Eventos. Afinal, essa é uma área que chama a atenção por ter uma rotina de atuação flexível, facilitar uma rede de contato com diferentes personalidades, ter uma ligação estreita com a mídia e ainda permitir que você conheça vários cantos do país e do mundo enquanto trabalha.

Não é para menos que os vestibulandos que se consideram comunicativos, antenados, versáteis e cheios de ideias comecem logo a cogitar se formar nesse ramo.

Portanto, se você também está na mesma situação, aproveite para conferir com atenção o nosso post, ok? Isso porque vamos mostrar como é a graduação em Eventos e tudo o que você pode esperar dessa profissão. Acompanhe!

O que é o curso superior em Eventos?

Para entender o porquê de a faculdade de Eventos valer a pena, é preciso entender do que se trata o ramo em questão. Essa é uma formação que ensina não apenas a concepção de palestras, convenções, simpósios, festivais, feiras, shows, workshops, congressos e afins, mas também acerca do impacto econômico, cultural, turístico e político dessas produções em níveis nacional e internacional.

Afinal, o setor de eventos é um dos poucos que interagem diretamente com todas as áreas do mercado, desde o industrial e varejo até o de saúde e moda, promovendo desenvolvimento social e novas oportunidades para o empreendedorismo brasileiro.

Como funciona a faculdade de Eventos?

A faculdade de Eventos nada mais é do que um curso de curta duração disponibilizado a distância. São apenas três semestres para você se formar e receber o seu diploma. Isso é possível porque ela se trata de uma habilitação tecnológica na qual a sua capacitação profissional é voltada para a realização de um eixo de atividades predeterminadas.

Quais são as principais matérias apresentadas no curso de Eventos?

A grade curricular da formação em Eventos traz disciplinas como Empreendedorismo e Inovação, Eventos Técnicos e Científicos, Patrimônio Histórico e Cultural, Turismo de Eventos, Logística e Gestão da Qualidade. Isto é, conteúdos que aprofundam os passos operacionais para o planejamento financeiro, a estruturação e a divulgação de um evento.

Abaixo, você confere a abordagem de cada uma dessas matérias e como elas contribuem para a sua capacitação profissional. Veja!

Empreendedorismo e Inovação

Apresenta as etapas de desenvolvimento de um negócio, os fundamentos da administração de uma empresa, os segmentos com mais abertura para empreendedores, os índices atuais do setor de eventos, as estratégias de captação de clientes e muito mais.

Eventos Técnicos e Científicos

Aborda os diferenciais de eventos técnicos e científicos, destacando aspectos como público, período de duração, locação, objetivos e aporte financeiro. Além disso, a disciplina traz ações que os profissionais do ramo podem adotar para explorar esse nicho de mercado e ter uma clientela mais diversificada.

Patrimônio Histórico e Cultural

Apresenta quais são os patrimônios brasileiros, a relação deles com a história e a cultura do país, as principais leis e resoluções de manutenção e preservação desses espaços e como a identidade deles pode ser aproveitada na concepção de eventos privados e públicos.

Turismo de Eventos

Aborda os eventos realizados em uma localidade específica, mas que o público-consumidor, geralmente, é de cidades, estados ou mesmo países diferentes.

A partir daí, destaca as questões relacionadas à sazonalidade de preços na hotelaria e nos meios de transporte, ao impacto dos eventos no turismo da região e as estratégias de divulgação e captação de clientes externos.

Logística e Gestão da Qualidade

Apresenta os programas de qualidade de eventos para mensurar vendas, consumo, satisfação dos presentes, presença na mídia etc. Outro ponto marcante da matéria são os processos de logística de transporte de equipamento, materiais e participantes e os custos que eles trazem para a produção do evento.

Quais são as habilidades desenvolvidas nessa graduação?

Entre as principais habilidades do futuro desenvolvidas no curso de Eventos, podemos citar a capacidade de captar patrocinadores e de gerenciar recursos internos e relatórios de investimentos. Além disso, destacamos a flexibilidade de atuar em projetos multiculturais, a compreensão sobre legislação relacionada a eventos e uso de marcas, a noção de estratégias de marketing etc.

Como é o mercado de trabalho para a faculdade de Eventos?

Saber como entrar no mercado de trabalho de eventos não é nenhum mistério. Ao se formar, você pode ser contratado por diversas companhias, como as dos ramos do entretenimento, da cultura, do esporte e do turismo. Um bom exemplo são as redes de hotelaria, parques de diversão, centros de convenções, associações de arte, clubes esportivos etc.

Em cada um desses setores, você ficará responsável por planejar, executar e administrar as mais diferentes celebrações internas — para funcionários, fornecedores e parceiros comerciais — e externas — para clientes e potenciais consumidores.

Lembrando que, como se trata de um emprego CLT, sempre há a possibilidade de crescer na empresa e assumir, mais à frente, cargos de supervisão e de gestão de eventos.

Além disso, você pode investir na criação de um negócio próprio para prestar serviços terceirizados — que incluem desde reuniões de negócios e palestras até comícios e comemorações de datas festivas — a empresas privadas, pessoas físicas e órgãos públicos.

Outra possibilidade é investir na carreira acadêmica, atuando como professor em faculdades que ofertam o curso de Eventos. Por fim, vale mencionar que a renda média do profissional graduado nessa área é de R$ 2.233,24*, embora possa chegar até R$ 4.196,55* ao longo da carreira, como mostra o levantamento da plataforma Salário.

Dê o primeiro passo rumo à sua carreira em Eventos!

Ao longo do post, mostramos que a faculdade de Eventos vale a pena não só pelo retorno financeiro e as possibilidades de emprego, mas principalmente por ser uma área muito dinâmica, criativa e que requer constante atualização dos profissionais que a escolhem.

Por isso, conte com a faculdade Anhanguera para ter a melhor formação. Afinal, além de contar com múltiplas formas de ingresso, esse curso dispõe de metodologia ativa para engajá-lo em atividades práticas e de um corpo docente que é referência no mercado de trabalho, deixando você a par do panorama atual dessa carreira.

Portanto, chega de enrolar ou perder tempo: faça sua inscrição no vestibular online Anhanguera!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados