O que um técnico de Enfermagem faz no hospital? Descubra 7 funções!

técnica em enfermagem

A área da saúde é bastante ampla e, por conta da quantidade de serviços prestados, é importante contar com o auxílio de vários profissionais. Nesse contexto, passa a ser muito pertinente saber o que um técnico de Enfermagem faz no hospital.

Isso porque esse tipo de profissional exerce um papel fundamental, que inclui desde a primeira assistência aos pacientes até ajudar em sua recuperação, tendo funções especiais e bem delineadas no campo da saúde. Assim, se quer seguir carreira nesse ramo, saiba que o mercado de trabalho é amplo e com diversas oportunidades de trabalho em hospitais.

Se deseja conhecer as principais funções do técnico de Enfermagem no hospital, não perca o post. Boa leitura!

O que um técnico de Enfermagem faz no hospital?

Abaixo, você vai conhecer as principais atribuições do técnico de Enfermagem no hospital. Confira!

1. Fornece assistência aos médicos de plantão

No hospital, o técnico de Enfermagem pode atuar prestando assistência aos médicos que estão de plantão. Nesse caso, o profissional realiza a triagem do paciente, para definir o grau de urgência de cada caso e a ordem de prioridade do atendimento médico.

O técnico de Enfermagem também pesa os pacientes, faz a medição da altura e afere a pressão arterial. Logo, quando eles forem ser atendidos pelo médico, as informações já estarão prontas para o plantonista.

2. Administra medicamentos

O técnico de Enfermagem também está apto para orientar e controlar os pacientes sobre os medicamentos que foram receitados pelo médico. Além dos remédios de via oral, é possível realizar a aplicação de injetáveis, caso seja solicitado pelo profissional de saúde.

Aqui, é fundamental prestar atenção em tudo e controlar as dosagens. Qualquer erro cometido na administração de medicamentos pode causar danos graves à saúde dos pacientes.

3. Coleta materiais para exames

Se está em dúvida sobre o que faz um técnico de Enfermagem no hospital, saiba que ele também pode ficar responsável por coletar materiais para exames, como saliva, urina e sangue de pacientes, por exemplo.

Além da coleta, ele armazena corretamente, identifica e encaminha os materiais para os profissionais do laboratório, que são responsáveis por realizar todas as análises.

4. Prepara equipamentos hospitalares

Uma função muito importante realizada pelo técnico de Enfermagem é a preparação de equipamentos hospitalares, como bisturis, seringas, entre outros. Dessa maneira, ele realiza a esterilização e a desinfecção desses itens, para que possam ser utilizados pelos pacientes com segurança.

5. Realiza cuidados de pós e pré-operatório

No caso de pessoas que precisam fazer algum tipo de cirurgia, o técnico de Enfermagem fica responsável por prestar suporte nos cuidados de pré e pós-operatório.

Assim, ele faz a limpeza de áreas onde a cirurgia foi feita, troca curativos, ajuda os pacientes em atividades básicas etc.

6. Presta primeiros socorros

O técnico de Enfermagem também fica apto para prestar os primeiros socorros ao paciente, em casos de mal súbito ou acidentes, por exemplo.

7. Aplica vacinas

Aplicar vacinas também é uma das principais atribuições de um técnico de Enfermagem no hospital, que é responsável por administrar os imunizantes nos pacientes.

Quais são as diferenças entre as atribuições e a formação entre o técnico e outros profissionais da Enfermagem?

Se o seu sonho é seguir carreira na área da Enfermagem, saiba que é importante conhecer as diferenças entre o técnico e outros profissionais que atuam no ramo. Para trabalhar como técnico em Enfermagem, é importante fazer um curso técnico, que tem duração média de 2 anos.

O ingresso é permitido para pessoas com mais de 17 anos e que já tenham concluído o ensino médio. Também existe o auxiliar de Enfermagem, que pode atuar tendo completado apenas o ensino fundamental. Nesse caso, algumas funções não são permitidas e o curso é bem mais rápido. Além disso, a remuneração média costuma ser baixa.

Já os enfermeiros são os profissionais que concluíram a graduação em Enfermagem. Aqui, você será responsável por desempenhar outras competências e funções, como chefiar e gerenciar equipes.

Qual a importância da graduação em Enfermagem?

Muita gente escolhe o curso técnico de Enfermagem por ter uma curta duração. No entanto, nada impede que, após a conclusão, os profissionais também façam uma faculdade de Enfermagem.

Nesse caso, a graduação amplia a possibilidade de reinserção no mercado de trabalho. Logo, poderá progredir na carreira e, até mesmo, receber salários mais altos — maravilha, não é mesmo?

Para isso, nada melhor do que investir na formação superior estudando em uma instituição de ensino qualificada, renomada e apta para oferecer a melhor formação aos estudantes.

Na Anhanguera, a duração do curso de Enfermagem é de 5 anos e, durante os 10 semestres, você estudará vários conteúdos fundamentais para a boa formação dos estudantes. Algumas disciplinas são:

  • Enfermagem e Trabalho;
  • Fundamentos Semiológicos de Enfermagem;
  • Fundamentos técnicos de Enfermagem;
  • Sistematização de Assistência;
  • Estratégia da Saúde e da Família;
  • Enfermagem para Saúde da Criança e do Adolescente.

Além disso, a graduação pode ser cursada em duas modalidades de ensino: presencial e semipresencial. Essa última é ideal para quem não tem tempo de comparecer ao campus todos os dias e precisa conciliar os estudos com outros afazeres diários.

Nesse caso, você só precisa ir presencialmente à faculdade de uma a três vezes por semana para assistir às aulas práticas, fazer provas e apresentar trabalhos. Pensa que acabou por aí? Ainda oferecemos vantagens exclusivas aos alunos. Veja:

  • possibilidade de concorrer a uma bolsa de estudos para Enfermagem que ajuda a diminuir o preço das mensalidades;
  • infraestrutura completa, com laboratórios de ponta;
  • formas de ingresso facilitadas.
YouTube video

Agora é com você!

Agora que já sabe o que faz um técnico de Enfermagem no hospital, chegou a hora de investir na sua formação. Faça a graduação na Anhanguera e conquiste as melhores oportunidades de emprego!

Não perca mais tempo e invista em um curso superior. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.