Pesquisar

Tudo que você precisa saber sobre a área de Estética Facial

Estética facial é uma das áreas de trabalho do Técnico em Estética ou do Esteticista e Cosmetologista focada em procedimentos para o rosto. Tratamento de rugas, rejuvenescimento facial e depilação estão entre as operações mais comuns dessa área.

A pessoa que deseja trabalhar com estética facial, obedecendo à regulamentação da profissão, pode fazer um curso técnico, profissionalizante ou superior na área, que são os reconhecidos pelo governo. Você conhecerá e entenderá melhor a lei no artigo mais abaixo.

Entrar para a carreira de estética facial, então, é uma questão de especialização de profissional do setor. Ela possui seus próprios métodos de trabalho, ferramentas, benefícios específicos e objetivos. Todas essas informações também podem ser conferidas no artigo a seguir.

O que é Estética Facial e como ela é diferente dos procedimentos cosméticos?

A estética facial é uma área de tratamentos voltada para melhorar a aparência do rosto, utilizando técnicas e procedimentos específicos para cada caso. Diferente dos procedimentos cosméticos, que geralmente buscam apenas mascarar imperfeições na pele, a estética facial procura realçar a beleza natural do rosto, corrigindo assimetrias, harmonizando as proporções e até mesmo prevenindo o envelhecimento precoce.

Cabe notar que nem todos os procedimentos da estética facial podem ser realizados por esteticistas. Alguns deles caem na área da estética médica e devem ser realizados por profissionais como dermatologistas.

Em 2024, inclusive, uma esteticista que fez curso de peeling químico de fenol pela internet levou um cliente a óbito e está respondendo por homicídio com dolo eventual. Por isso, foque apenas no que pode ser realizado pelo profissional da estética e não se aventure no campo da medicina.

Da mesma forma, os especialistas na área não se limitam a aplicação de tratamento, mas aprendem a avaliar adequadamente cada paciente para propor as melhores práticas e métodos de acordo com cada caso. Com a estética facial, é possível alcançar resultados incríveis e realçar ainda mais a beleza de cada indivíduo.

Entendendo o conceito de estética e beleza

A estética é, na verdade, a parte da filosofia que estuda a natureza, a beleza e os fundamentos da arte. Quando falamos do trabalho do esteticista, estamos falando da aplicação desses conceitos na aparência do ser humano, mas a estética aborda até mesmo palavras e como são ditas.

O trabalho do esteticista será muitas vezes categorizado, na verdade, como cosmetologista, que se trata de profissional da cosmetologia, área da ciência farmacêutica e das ciências químicas e bioquímicas.

Dessa forma, estética e beleza se referem a tratamentos de embelezamento com três funções possíveis:

  • Decorativa: quando o trabalho estético visa aperfeiçoar a aparência do local onde o procedimento é efetuado. Esse aperfeiçoar não significa, necessariamente, mais bonito, já que beleza é subjetiva e muda culturalmente. Ao mesmo tempo, queremos dizer que aperfeiçoar pode ser no sentido de alcançar uma expressão desejada naquela pessoa, que pode ser artística ou um reforço de características suas (visagismo);
  • Conservadora: aqui, estamos falando de proteção da pele e outras partes superficiais, como unhas e cabelo, contra radiação, umidade, calor, frio intenso e outros de caráter físico;
  • Corretiva: a estética e cosmetologia corretiva age com finalidade de corrigir pequenas imperfeições, como manchas, cicatrizes, celulite e marcas corporais diversas.

O que uma esteticista pode fazer e o que não pode?

Uma esteticista tem limitações no que pode fazer na estética facial em comparação com médicos que atuem nessa área. A resposta para essa diferença está na Lei Nº 13.643, de 3 de Abril de 2018, que regulamenta as profissões de Técnico em Estética e de Esteticista e Cosmetologista.

O Técnico em Estética é o profissional habilitado por meio de curso técnico com concentração em Estética oferecido por instituição regular de ensino no Brasil ou por escola estrangeira, com revalidação de certificado ou diploma pelo Brasil, ambas devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação.

Já o Esteticista e Cosmetologista é o profissional graduado em curso de nível superior com concentração em Estética e Cosmética, ou equivalente, oferecido por instituição regular de ensino no Brasil, devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação, ou por escola estrangeira, com diploma revalidado no Brasil, por instituição de ensino também reconhecida pelo MEC.

Veja abaixo o que a regulamentação fala sobre a profissão:

A regulamentação da profissão

A lei que regulamenta a categoria é a Lei Nº 13.643, de 3 de Abril de 2018, que compreende tanto o Técnico em Estética quanto o Esteticista e Cosmetólogo. A definição das profissões você pode conferir no tópico anterior, quanto às atividades, confira abaixo:

Atividades do escopo do Técnico em Estética:

I – executar procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares, utilizando como recursos de trabalho produtos cosméticos, técnicas e equipamentos com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);

II – solicitar, quando julgar necessário, parecer de outro profissional que complemente a avaliação estética;

III – observar a prescrição médica ou fisioterápica apresentada pelo cliente, ou solicitar, após exame da situação, avaliação médica ou fisioterápica.

Atividades do escopo do Esteticista e Cosmetólogo, que compreende todas aquelas que o Técnico em Estética pode realizar, mais:

I – a responsabilidade técnica pelos centros de estética que executam e aplicam recursos estéticos, observado o disposto nesta Lei;

II – a direção, a coordenação, a supervisão e o ensino de disciplinas relativas a cursos que compreendam estudos com concentração em Estética ou Cosmetologia, desde que observadas as leis e as normas regulamentadoras da atividade docente;

III – a auditoria, a consultoria e a assessoria sobre cosméticos e equipamentos específicos de estética com registro na Anvisa;

IV – a elaboração de informes, pareceres técnico-científicos , estudos, trabalhos e pesquisas mercadológicas ou experimentais relativos à Estética e à Cosmetologia, em sua área de atuação;

V – a elaboração do programa de atendimento, com base no quadro do cliente, estabelecendo as técnicas a serem empregadas e a quantidade de aplicações necessárias;

VI – observar a prescrição médica apresentada pelo cliente, ou solicitar, após avaliação da situação, prévia prescrição médica ou fisioterápica.

No entanto, os profissionais esteticistas só podem trabalhar com atividades estéticas que não estejam dentro do escopo da estética médica, definidos no art. 4º da Lei nº 12.842, de 10 de julho de 2013

Ou seja, esteticista não pode:

II – indicação e execução da intervenção cirúrgica e prescrição dos cuidados médicos pré e pós-operatórios;

III – indicação da execução e execução de procedimentos invasivos, sejam diagnósticos, terapêuticos ou estéticos, incluindo os acessos vasculares profundos, as biópsias e as endoscopias;

IV – intubação traqueal;

V – coordenação da estratégia ventilatória inicial para a ventilação mecânica invasiva, bem como das mudanças necessárias diante das intercorrências clínicas, e do programa de interrupção da ventilação mecânica invasiva, incluindo a desintubação traqueal;

VI – execução de sedação profunda, bloqueios anestésicos e anestesia geral;

VII – emissão de laudo dos exames endoscópicos e de imagem, dos procedimentos diagnósticos invasivos e dos exames anatomopatológicos;

X – determinação do prognóstico relativo ao diagnóstico nosológico;

XI – indicação de internação e alta médica nos serviços de atenção à saúde;

XII – realização de perícia médica e exames médico-legais, excetuados os exames laboratoriais de análises clínicas, toxicológicas, genéticas e de biologia molecular;

XIII – atestação médica de condições de saúde, doenças e possíveis sequelas;

XIV – atestação do óbito, exceto em casos de morte natural em localidade em que não haja médico.

§ 4º Procedimentos invasivos, para os efeitos desta Lei, são os caracterizados por quaisquer das seguintes situações:

III – invasão dos orifícios naturais do corpo, atingindo órgãos internos.

Logo, salvo os casos acima, o trabalho do esteticista facial é realizar todo procedimento estético aplicado à face. Pode ser, no entanto, que algumas especializações ou cursos profissionalizantes apareçam habilitando apenas esteticistas que fizeram esses cursos a realizar tais atividades.

A esteticista operará com atividades de melhoria da pele através de procedimentos faciais. Nada impede, no entanto, que você se torne uma profissional de estética avançada.

Você pode acompanhar a evolução da categoria pelo Conselho Federal de Estética e Cosmetologia (CONFEF) ou pela ABRAESC (Associação Brasileira de Estética e Cosmetologia).

Quais os benefícios da Estética Facial para os seus clientes?

Se especializar em estética facial permitirá você oferecer procedimentos estéticos que trarão muitos benefícios para o rosto dos seus clientes. Você ajudará-los a encontrarem mais saúde e autoconfiança através de aprimoramentos de sua beleza e expressão interior. 

Confira uma lista de benefícios de passar por procedimentos estéticos faciais:

  • Aprimoramento da autoconfiança;
  • Correção de imperfeições;
  • Higiene e prevenção de infecções;
  • Melhora da aparência facial;
  • Prevenção do envelhecimento precoce;
  • Cuidados anti-idade para reverter o envelhecimento já ocorrido;
  • Proteção e cuidados com a pele do rosto e arredores;
  • Realce da beleza natural;
  • Tratamento de rugas e rejuvenescimento;
  • Valorização da expressão pessoal e da beleza facial individual.

Quais são os principais procedimentos da Estética Facial?

Os procedimentos de tratamento estético facial são variados, mesmo que estejamos falando apenas da face de uma pessoa. No entanto, não esqueça de prestar atenção ao tópico de regulamentação da profissão, pois há diferentes procedimentos para diferentes habilitações profissionais.

Confira:

  • Limpeza de Pele profunda
  • Esfoliação
  • Peeling Químico (liberado para esteticista a depender da quantidade de ácido utilizada)
  • Peeling de Diamante
  • Hidratação Facial Profunda
  • Drenagem Linfática Facial
  • Microagulhamento
  • Máscaras Faciais
  • Tratamento de Acne
  • Tratamento de Manchas do Rosto
  • Radiofrequência
  • LEDterapia
  • Crioterapia Facial
  • Dermaplaning
  • Massagem Facial
  • Terapia com Ozônio
  • Revitalização Facial
  • Lifting Facial sem Cirurgia
  • Clareamento de Manchas
  • Microdermoabrasão
  • Micropigmentação

Esteticista pode fazer harmonização facial?

Não. O esteticista não pode oferecer o serviço de harmonização facial, pois se trata de um procedimento para profissionais da saúde. Além de realizar um curso de grau superior, o profissional que deseja operar com harmonização facial, deve fazer residência e especializações na área.

Como explica a Revista Vogue Brasil:

“O procedimento estético reúne um conjunto de técnicas: a aplicação de preenchedores (como o ácido hialurônico, com o qual é possível remodelar partes do rosto), da toxina botulínica (que ameniza rugas de expressão ao bloquear o movimento do músculo), os bioestimuladores (substâncias que estimulam a produção de colágeno nos tecidos aplicados), além dos fios de tração facial.”

Esteticista pode receitar creme facial?

Sim, o esteticista pode receitar creme facial e quaisquer outros cosméticos. No entanto, é necessário observar as suas limitações de prescrição, pois ele não poderá receitar medicamentos.

A prescrição de remédios, diagnósticos clínicos e trabalhos similares só podem ser realizados por médicos. Fique atento à lista de procedimentos que podem ou não ser realizados por esteticistas no tópico mais acima sobre regulamentação da profissão.

Quais são os principais aparelhos para Estética facial?

Confira abaixo uma lista com os principais aparelhos para Estética Facial

  • Aparelho de Carboxiterapia
  • Aparelho de Criolipólise Facial
  • Aparelho de LED Terapia
  • Aparelho de Microdermoabrasão
  • Aparelho de Radiofrequência
  • Dermógrafo para Micropigmentação
  • Hidrodermoabrasão
  • Laser de Diodo
  • Peeling Ultrassônico
  • Ultrassom Facial

Onde uma esteticista facial pode trabalhar?

Um profissional esteticista facial pode operar em diversos locais e em diversas modalidades. Vamos conferir algumas delas.

O local mais comum é em clínicas estéticas, onde a profissional pode trabalhar de forma contratada, autônoma ou sendo dona do próprio negócio. Você provavelmente operará em unidades de bairro e de shopping, atendendo a transeuntes ou sob agendamento.

Também é possível trabalhar em hospitais e clínicas médicas. Dessa forma, você contribui até mesmo na reabilitação de pacientes que tenham passado por procedimentos como cirurgias. 

Há a oportunidade ainda de trabalhar em clínicas de repouso, tratando idosos ou pessoas que precisam de atendimento especial no geral. O trabalho de auxílio na manutenção de auto estima é muito importante nesses locais.

A lista de lugares ainda compreende:

  • spas;
  • academias;
  • hotéis;
  • termas (estância hidromineral);
  • entre outros.

Qual o salário médio de uma esteticista facial?

O salário de uma esteticista facial é extremamente variável conforme seu nível de especialização, onde você opera, se é contratada ou possui o próprio negócio. No entanto, a título de exemplo, podemos considerar a média salarial de R$1.824,45.

Qual o perfil da profissional?

A profissional de estética facial deve ser extremamente dedicada, detalhista, acolhedora e cortês. Ela está lidando com o rosto das pessoas, um ponto hiper delicado, e para conquistá-las e também alcançar bons resultados, precisa ter todo cuidado possível.

Rosto é uma parte do corpo muito sensível e o trabalho sem foco pode comprometer não apenas o dia da cliente, mas a vida toda. Imagina errar no tratamento no dia do casamento da cliente, uma das celebrações mais alegres pela qual ela passará? Isso quando não correr o risco de levar clientes a óbito, como já aconteceu em 2024, no caso do peeling de fenol

Por isso, é importante ser empática, dedicada, cuidadosa e investir também em educação contínua. Quanto mais você aperfeiçoar seus conhecimentos e técnicas de tratamento facial, mais resultados entregará e mais clientes chegarão.

Como investir na carreira de Estética Facial?

A entrada na carreira da Estética Facial pode ser realizada de diversas formas. Há cursos livres, profissionalizantes, técnicos e graduações, ambas opções válidas, cada uma com as suas vantagens. Você pode inclusive começar com estudos gerais de estética e depois se especializar na face.

Se você deseja ter um estudo longo, aprofundado e conhecer outras áreas da estética, recomendamos uma faculdade de estética e cosmética. O profissional que realizar um tecnólogo no setor descobrirá também outras áreas.

No entanto, se você já for um profissional de estética e cosmética querendo se especializar ou quer começar direto com estética facial, o conselho é outro. Realizar um curso de estética facial, especializado na área, diminuirá seu tempo e investimento no alcance desse objetivo.

É possível encontrar essa capacitação em diferentes instituições educacionais, mas procure aquelas mais adequadas. Isso é, cursos reconhecidos pelo MEC, garantindo qualidade do seu aprendizado e do seu trabalho, e que ainda caibam no seu investimento de tempo e dinheiro.

Por exemplo, o Curso Profissionalizante de Estética Facial da Anhanguera, que possui nota máxima no MEC, funciona na modalidade EAD e deixa você pronta para atuar na área. Do básico ao avançado, com base teórica a habilidades práticas.

Curso de Estética Facial da Anhanguera Educação

O Curso Profissionalizante de Estética Facial da Anhanguera possui nota máxima no MEC e oferece Certificação EAD, ou seja, funciona 100% online e flexível. Você poderá aprender no seu tempo e no seu ritmo sobre estética facial do básico ao avançado.

Mesmo sem saber nada ao entrar, sairá podendo atuar e corresponder às demandas do mercado, com conhecimento prático e confiança. Tudo isso acontece sob aprendizado dinâmico (conteúdo dividido em leituras, videoaulas, testes e exercícios práticos).

No final, ao receber seu Certificado Anhanguera, além de poder usá-lo no currículo ou como horas complementares na universidade, escalará seu conhecimento e subirá de nível na carreira.

Qual a duração?

A duração do curso de estética facial da Anhanguera é de 190 horas. Tempo completo para você realizar a formação sem nenhuma falha e no seu ritmo. As aulas em EAD e assíncronas permitem seu estudo nos seus horários.

Quanto custa? 

O custo do curso de estética facial é de apenas R$542,64. Porém fique ligado no site, pois, esporadicamente, há grandes ofertas de descontos que chegam até em 30% do valor do curso. 

O que se estuda?

As matérias do Curso Livre de Estética Facial da Anhanguera compreendem 190 horas divididas em 4 módulos e listar tudo neste artigo seria muita informação. Apresentaremos a você alguns destaques, mas aconselhamos conferir a lista completa aqui (clique em “Ver Todas as Matérias”).

Algumas das principais matérias do Curso Livre de Estética Facial da Anhanguera:

  • Hipercromia: entenda os efeitos da produção de melanina na pele das suas clientes;
  • Etiopatogenia: se torne o braço direito e a principal indicação de dermatologistas ao entender como um problema ou doença no rosto se forma e as possíveis soluções;
  • Manifestações clínicas do envelhecimento: obtenha classificações clínicas para entender o envelhecimento do rosto, o que determina isso e como tratar;
  • Graus e tratamento da acne: torna-se a melhor amiga de adolescentes ao aprender a reconhecer a gravidade de uma acne e os processos que livram o rosto de qualquer pessoa desse problema sem agredir as regiões da face.

Comece AGORA o Curso Livre de Estética Facial da Anhanguera e se torne uma grande profissional da área.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Banner Emprega.Ai
Banner Pod Universitário