Atualmente, é possível encontrar 10 áreas da estética no mercado brasileiro, mas esse número pode mudar. A quantidade e os tipos de área são gerados e divididos conforme a evolução do setor, dos tratamentos estéticos e dos profissionais, assim como a oferta e a demanda do mercado.
Nem sempre é necessário entrar na estética como prestador de serviços. Por exemplo, é possível se tornar também pesquisador de produtos e técnicas. Além disso, apesar do termo “estética”, várias dessas áreas têm grande relação com a saúde dos clientes também.
Há muitas oportunidades nesse setor, assim como a porta de entrada é vasta. Se você quiser ter sucesso na carreira das terapias de beleza, precisa se dedicar bastante. O estudo e a experiência é o que divide um profissional de estética avançada dos outros.
Descubra abaixo quais são as áreas da estética e como funcionam.
Como são divididas as áreas da estética?
A divisão das áreas da estética é feita conforme o objetivo, a região do corpo e a similaridade entre os tipos de procedimentos cosméticos, estéticos etc. Por exemplo, um profissional de estética e cosmética pode se especializar em tricologia e defini-la como uma área por si só ou como uma sub-área de cuidados capilares.
Por agora, vamos conhecer as áreas da estética:
Estética Corporal
A estética corporal é uma área da beleza e bem estar que foca na saúde e na aparência do corpo humano de forma holística. Os procedimentos, técnicas e práticas variam, com os objetivos de melhorar a textura da pele, a proporção corporal e outros aspectos.
Entre as terapias corporais é possível encontrar carboxiterapia, preenchimento corporal, fios de polidioxanona (PDO) e mesoterapia corporal. Com um curso de estética corporal, você aprenderá sobre cuidados com a pele, rejuvenescimento, estética preventiva, entre outros.
A entrada para esse setor também pode ser feita através de um curso de estética e cosmética. Essa formação de tecnólogo traz o básico de estética corporal e outras áreas da estética aliadas que ajudarão você a se tornar um profissional completo.
Estética Facial
A estética facial é uma área que, como o nome diz, trata de cuidados faciais. Entre as técnicas de tratamento facial, estão os peelings químicos, a limpeza de pele, o microagulhamento e a micropigmentação. No entanto, esses procedimentos de cuidado e rejuvenescimento facial só podem ser realizados por profissionais qualificados.
Até mesmo procedimentos não invasivos da estética facial podem trazer muitos danos aos clientes, às vezes irreversíveis. Por isso, se quiser entrar nessa ou em qualquer área de procedimentos cosméticos e estéticos, tenha responsabilidade.
Procure por cursos de estética facial ou outra área apenas em instituições reconhecidas, que passarão o conhecimento da forma adequada. Pessoas amadoras ou de “cursos rápidos de Youtube” não podem operar com esse tipo de tratamento.
Podologia
A podologia é a área da estética e da saúde que permite cuidar dos pés, os responsáveis por sustentar ocorpo e permitir que as pessoas fiquem de pé. Bons profissionais da saúde dos pés são requisitados para cuidar dos efeitos da tensão e do desgaste que eles sofrem.
O tecnólogo de podologia está centrado em estudar e cuidar de pés, prevenindo e tratando calos, rachaduras, unhas encravadas, doenças na pele etc. Entre suas tarefas estarão diagnosticar, investigar e tratar essas e outras patologias.
Por isso, se você está interessado na área de podologia, invista em uma boa formação. Além da podologia clínica, poderá trabalhar com áreas específicas, entre elas a confecção de palmilhas e a podoposturologia.
Estética pré e pós-cirúrgica
A estética das áreas pré e pós cirúrgicas podem atuar nos cuidados referentes a cirurgias de saúde e estéticas. Trabalhar no tratamento da cirurgia plástica garantirá que o que se busca na operação realmente será alcançado no seu maior resultado.
Ao mesmo tempo, auxiliar pessoas que passaram por recuperação de queimaduras, cesárea e outros procedimentos estéticos é um grande feito na manutenção e recuperação de vidas.
O profissional que se dedica a essa área pode contar com ganhos financeiros proporcionais à especialização. Também é uma oportunidade de investimento de marca pessoal, pois ajudar pessoas em recuperação é uma atitude nobre e humana com reconhecimento no mercado.
Visagismo
O estudo de imagem pessoal e visagismo serve tanto como ampliação de técnicas de um profissional como também uma oportunidade de especialização. Profissionais visagistas são aqueles responsáveis por ajudar pessoas em suas caracterizações buscando o que realmente é compatível com seus aspectos físicos e de personalidade.
Uma pessoa que trabalha com maquiagem, por exemplo, pode estudar visagismo para trazer esse aspecto ao seu serviço. Ao mesmo tempo, a carreira centralizada no visagismo utiliza áreas da estética, da moda, dentre outras, para oferecer consulta ou serviço prático de como os clientes podem investir na imagem pessoal.
Dessa forma, o visagismo pode trazer mais valor ao seu trabalho em qualquer área da estética ou de fato ser sua carreira principal. Ambas oportunidades podem ser altamente rentáveis se houver estudo, dedicação e busca por experiência.
Massagem Corporal
O profissional de massagem corporal pode seguir por várias carreiras da massoterapia. Isso é, além da possibilidade de trabalhar com massagem estética, pode-se buscar a terapêutica, a desportiva, a drenagem linfática, entre outras. Os conhecimentos básicos, no entanto, serão os mesmos.
Enquanto a massagem estética ajuda a remodelar o corpo, a terapêutica permite tratar nódulos e a desportiva a aquecer ou recuperar atletas. O profissional que sabe um pouco de cada e se especializa em uma das carreiras, consegue ampliar sua gama de clientes.
Considere que você tenha seguido de fato na carreira de massagem corporal da área da estética. Durante a sessão, identifica algum nódulo ou dor. Pode oferecer uma massagem terapêutica a seguir ou incluir no pacote. É uma área com muita possibilidade.
Maquiagem profissional
A maquiagem profissional é um ramo da estética que também possui vertentes. É possível ter uma ampla variedade de clientes, como noivas e formandas. No entanto, sua formação pode expandir para maquiagem artística, cinematográfica e até mesmo necromaquiagem.
O curso de maquiagem costuma ser mais curto e rápido. Os conhecimentos, além de técnicas, abrangem senso estético, visagismo, higiene, biossegurança, tipos de pele etc. No entanto, a carreira de maquiagem profissional se foca no aperfeiçoamento constante.
Por ter uma ampla porta de entrada, inclusive em comparação com outras áreas da estética, é importantíssimo buscar diferenciais. Depois do conhecimento, experiência e esse diferencial, sua arma mais poderosa nessa carreira será o portfólio. Não esqueça de registrar seus trabalhos.
Estética Capilar
A estética capilar é uma área da estética focada na saúde do cabelo e couro cabeludo. Se você entrar nessa área, aprenderá a atuar em toda anatomia e fisiologia do couro cabeludo.
Você saberá sobre coloração capilar e penteados ideais para cada tipo de rosto, conhecerá diferentes características dos cabelos e descobrirá sobre protocolos capilares.
O profissional de estética capilar ainda pode se especializar em alguma terapia capilar como, por exemplo, a tricologia. O tricologista é o profissional responsável por buscar soluções para problemas capilares como queda de cabelo, dermatite e cabelo oleoso.
No entanto, nem todos os tratamentos podem ser feitos por profissionais da estética, pois muitos são de responsabilidade da medicina – mais especificamente, da dermatologia.
O profissional que quiser trabalhar com estética capilar e suas técnicas, como tricologia, micropigmentação e etc, dispõe de duas opções. São elas o curso livre de estética capilar, mais curto, ou a pós-graduação na área, com conhecimentos mais avançados.
Depilação
A depilação é uma das áreas mais procuradas por clientes e profissionais da estética. Trata-se de uma operação relativamente simples, mas que há uma grande distância entre as formas caseiras e as profissionais.
Técnicas profissionais de depilação trarão mais eficiência, conforto, higiene e resultados para o procedimento. Se você aliá-las aos conhecimentos básicos e avançados de um técnico em estética, verá um desempenho ainda melhor.
Não basta raspar a lâmina ou arrancar a cera. Há formas de fazer essas depilações sem agredir a pele e com efeitos mais duradouros. O profissional da estética é quem será capaz de descobrir e realizar, além de poder desenvolver técnicas próprias.
Cosmetologia
A cosmetologia é a área da estética e da ciência farmacêutica que foca na pesquisa, desenvolvimento, análise e produção de cosméticos. O profissional nessa área não necessariamente trabalhará com a aplicação, exceto em testes, mas é possível sim realizar essa tarefa.
Como cosmetologia, você estudará bastante química, biologia, medicina e outras ciências afins para garantir eficiência e segurança sanitária na aplicação dos produtos, além de criar soluções inovadoras se for do seu interesse.
Normalmente estuda-se a cosmetologia aliada à estética em cursos de graduação (tecnólogo), pós-graduação ou até profissionalizantes. A opção de cursar nessa área de forma híbrida traz a experiência laboratorial junto ao conforto do estudo teórico em casa.
Como começar uma carreira na área de Estética?
O ideal é buscar uma boa faculdade de estética e cosmética. Ela trará diversos conhecimentos que você pode aliar e inclusive transformar você em profissional de mão cheia ou desenvolver suas especialidades.
Ao mesmo tempo, para quem quer se especializar ou iniciar o quanto antes, pode escolher cursos focados nesta ou naquela área da estética. Por exemplo, um curso de estética facial do tipo livre ou profissionalizante é um ótimo primeiro passo.
A melhor forma de começar uma carreira na área de estética é estudando em instituições de ensino com reconhecimento do MEC e entidades da educação. Fazer cursos em lugares de baixo reconhecimento deixa você sob o risco de não aprender corretamente e causar danos aos seus clientes.
Não é à toa que em 2024 houve um acidente infeliz onde uma pessoa faleceu após a aplicação de peeling de fenol. O procedimento foi realizado por uma influencer e dona de clínica que “aprendeu” a técnica em um curso rápido online. No entanto, trata-se de um procedimento que apenas profissionais especializados podem aplicar.
Convidamos você a iniciar ou avançar na carreira profissional de estética e saúde da forma correta e responsável. Conheça os cursos de estética e saúde da Anhanguera, instituição com reconhecimento do MEC e nacional.
Conheça alguns dos Cursos de Estética da Anhanguera:
- Curso Livre: Estética Facial
- Tecnólogo: Estética E Cosmética
- Curso Livre: Estética Aplicadas Intervenções Médicas Corporais
- Curso Livre: Técnicas Aplicadas A Estética Capilar
- Curso Técnico: Técnico Em Estética
Acima, você viu apenas alguns dos cursos oferecidos, mas a lista não acaba aí. A Anhanguera possui um grande catálogo de formações e aprendizados para todos os níveis.
De cursos livres a pós-graduações, de iniciantes a avançados, bons profissionais estudam na Anhanguera.
Conheça o nosso catálogo de cursos e inicie já sua jornada!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 8
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?