Engenharia Química: você conhece o curso?

Engenharia Química

Você sempre gostou de estudar os processos químicos na escola, curte a área de Ciências Exatas e tem o sonho de se tornar um engenheiro de sucesso? Saiba, então, que o curso de Engenharia Química é uma excelente alternativa, na qual é possível unir as paixões e ainda ter boa perspectiva para o mercado de trabalho.

Além de trabalhar com processos industriais, o profissional cria técnicas de obtenção ou extração de matérias-primas para transformá-las em produtos petroquímicos e químicos. Assim, a sua atuação é vasta, além de contar com excelentes salários.

E aí, ficou interessado e quer saber como é a faculdade de Engenharia Química? Então, continue a leitura!

O que é Engenharia Química?

A Engenharia Química é a Engenharia responsável pela aplicação, melhoramento, análise e estudo de processos e de substâncias químicas para operar, construir e projetar matérias-primas usadas em vários tipos de indústrias.

Os profissionais da área desenvolvem equipamentos e produtos, além de atuar na busca por tecnologias mais eficientes. Dirige e projeta a montagem e a construção de estações, usinas e fábricas de tratamento de rejeitos industriais.

Por englobar conhecimentos de diversas áreas, como Matemática, Biologia, Física e Química, esse campo também é conhecido como Engenharia Universal.

Como é o curso?

O curso de Engenharia Química está disponível na opção Bacharelado, sendo uma faculdade de Ciências Exatas que pode ser cursado na modalidade de ensino presencial. Assim, é importante que você compareça ao polo de ensino durante os 5 dias na semana para cumprir carga horária, fazer trabalhos acadêmicos e realizar provas.

Essa é uma excelente alternativa para quem tem uma rotina mais flexível, com horários disponíveis para frequentar a faculdade. Todas as aulas presenciais acontecem em ótimos polos, e você terá diversas vantagens, como a troca de experiências com amigos, o contato com o corpo docente e a possibilidade de fazer aulas práticas em bons laboratórios.

Sabia que essa é uma das Engenharias mais bem-pagas? Pois é! Por ser uma área de atuação ampla, os salários dos profissionais são atrativos: a média é de R$ 8.618,22* para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais — maravilha, concorda?

Qual é o objetivo do curso?

Se você gosta da área das Ciências Biológicas e de lidar com cálculos, já deve ter ficado em dúvida entre Farmácia ou Engenharia Química, certo? Apesar de apresentarem características bem parecidas, já que algumas funções podem ser exercidas pelos dois profissionais, as áreas contam com diferenças.

A faculdade de Engenharia Química tem o objetivo de formar engenheiros aptos a realizar a operação, os projetos e a construção de plantas químicas em escala industrial. Eles também podem desenvolver equipamentos e produtos de transformação, que causam menor impacto ao meio ambiente.

Outras funções exercidas pelo profissional são:

  • assistência técnica;
  • pesquisa de tecnologias;
  • planejamento físico;
  • controle de produção.

O que se aprende em Engenharia Química?

Obteve a tão sonhada aprovação no vestibular e está ansioso para iniciar os estudos? Então, saiba que precisa estar preparado para aprender conteúdos de Exatas, principalmente Química, Física e Matemática.

Assim como em outras Engenharias, os primeiros semestres têm como foco as disciplinas teóricas, garantindo uma boa base de conhecimento para que os estudantes compreendam os conceitos dessa profissão. A partir do terceiro período, o aluno inicia o estudo em matérias mais específicas e com atividades práticas em laboratórios.

Por ser uma área que se relaciona com a produção nas indústrias, a graduação na Anhanguera ainda aborda conteúdos voltados para gestão, marketing e empreendedorismo.

Quais são as principais matérias de Engenharia Química?

Como já mencionamos, o curso conta com muitos assuntos teóricos, mas as aulas de laboratórios também são fundamentais para que sejam feitos os experimentos e as práticas relacionadas. Além disso, é importante fazer estágios durante os semestres e elaborar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) na área de interesse.

Confira, abaixo, as principais disciplinas que fazem parte da grade curricular de Engenharia Química:

  • Transferência de Calor e Massa;
  • Termodinâmica Química Avançada;
  • Simulação e Otimização de Processos Químicos;
  • Química Orgânica Avançada;
  • Química e Ciência dos Materiais;
  • Química Analítica;
  • Processos Industriais Inorgânicos;
  • Métodos Matemáticos;
  • Máquinas de Fluxo;
  • Fundamentos de Termodinâmica Química;
  • Física Geral e Experimental;
  • Controle de Processos e Instrumentação Industrial;
  • Bioquímica Geral;
  • Algoritmos e Lógica de Programação.

Qual é a duração desse curso?

Para obter o título de engenheiro químico, saiba que você deverá estudar durante 5 anos, ou seja, 10 períodos. No entanto, é bom entender que isso não quer dizer que é necessário passar por essa quantidade de semestres letivos.

Isso porque, quando você é transferido de uma faculdade para outra, ou mesmo se já fez um curso superior, é possível solicitar o aproveitamento de disciplinas — dependendo, é claro, das matérias cursadas de cada uma. Ou seja, nesse caso, é possível diminuir o tempo da graduação.

Quanto custa para estudar Engenharia Química?

O valor das mensalidades para estudar Engenharia Química na Anhanguera é a partir de R$ 689,04* por mês, mas lembre-se de que o preço muda de acordo com o polo de ensino escolhido. De fato, é um excelente custo-benefício, não é mesmo? Isso porque um dos objetivos da nossa instituição é fazer com que cada vez mais pessoas tenham acesso a um ensino superior de qualidade.

Contudo, apesar disso, nem todos conseguem arcar com esses custos. Pensando nisso, nós da Anhanguera oferecemos várias opções de bolsas, benefícios e convênios, garantindo vantagens nas mensalidades. As principais são:

  • Bolsa Transferência;
  • Bolsa Enem (Exame Nacional do Ensino Médio);
  • Bolsa Incentivo;
  • Bolsa Servidores Públicos e Militares;
  • Desconto Pontualidade;
  • Matrícula Antecipada;
  • Convênio Empresa;
  • Amigo Vale-Prêmio.

Além disso, a Anhanguera oferece diferenciais que estimulam a participação dos estudantes em atividades de capacitação profissional. É por isso que o curso é desenvolvido com metodologia ativa, fazendo com que cada aluno tenha um papel autocondutor e decisivo no ritmo de estudo.

E tem mais! A nossa instituição de ensino mantém uma parceria exclusiva com o Canal Conecta. Nesse portal, você fica por dentro de diversos processos seletivos de emprego e de estágio que estão abertos no ramo da Engenharia Química.

Estude na Anhanguera!

Agora que já sabe como é o curso de Engenharia Química, saiba que essa graduação oferece excelentes oportunidades aos estudantes, além de bons salários. Por isso, lembre-se de investir em sua formação, estudando em uma faculdade de qualidade!

Que tal dar o primeiro passo rumo ao sucesso? Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.