Qual é a nota da Anhanguera no Enade? Confira

enade anhanguera

Na escola, recebemos boletins cheios de notas que nos dizem como nos saímos naquelas matérias em um bimestre. Na faculdade, também. E se nós disséssemos que as próprias instituições têm igualmente o seu próprio boletim?

É isso mesmo! O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é uma espécie de pontuação dada às faculdades com base na nota obtida pelos alunos da graduação. Assim, é observado como o curso se sai quando o assunto é ensinar.

Quer saber mais sobre o assunto e descobrir como você pode ficar por dentro das notas do Enade na Anhanguera? Continue a leitura e saiba tudo sobre esse tema importantíssimo para a sua educação!

O que é o Enade?

Enade é a sigla para Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Ele é uma espécie de Enem, mas dedicado exclusivamente à avaliação do aprendizado de alunos matriculados em cursos de nível superior.

Esse é um exame obrigatório para estudantes do último ano de suas faculdades, sejam eles Tecnólogos, Bacharelados ou Licenciaturas.

O objetivo, aqui, é verificar se os alunos estão realmente aprendendo o que está programado em seus cursos.

Como os cursos são avaliados pelo Enade?

A avaliação do Enade é dividida em duas etapas. A primeira é a Formação Geral, que avalia critérios como a leitura e a escrita dos alunos. Sim, é isso mesmo: há questões objetivas e dissertativas nesse exame. Por isso, prepare-se! Outro ponto avaliado é o conhecimento dos estudantes sobre temas da atualidade e muito mais.

A segunda etapa é conhecida como Componente Específico. Aqui, o aluno será avaliado a partir dos temas que estuda na faculdade. São 30 questões ao todo, sendo apenas 3 delas dissertativas.

A partir do desempenho dos alunos, é feito uma média que categoriza os cursos em números de 1 a 5, sendo 3 a média entre todas as instituições. Esse conceito será utilizado pelo MEC (Ministério da Educação) para a elaboração de uma outra nota, o CPC (Conceito Preliminar de Curso).

Quais são os principais critérios avaliativos para o Enade?

A nota do Enade é obtida a partir da avaliação de alguns critérios. Eles são:

  • a realização da prova por estudantes ingressantes (ou seja, calouros);
  • a realização do exame por estudantes concluintes (que estejam em seu último ano de curso);
  • a aplicação da prova nas duas etapas mencionadas;
  • a realização da prova pelas instituições com o intervalo máximo de 3 anos.

Para que servem as notas do Enade?

Como mencionado, o Enade tem como objetivo principal a avaliação do desempenho de estudantes em seus cursos de graduação. Assim, é verificado se a faculdade realmente está “dando conta” de ensinar aquilo proposto.

No entanto, não é só isso! A nota do Enade também tem grande importância para:

  • fazer com que as instituições se dediquem mais à educação de seus alunos;
  • ajudar o Ministério da Educação a verificar quais são as principais fraquezas e pontos fortes do ensino;
  • possibilitar o desenvolvimento de estratégias que visem melhorar o ensino superior no Brasil, seja ele público ou privado.

A nota do Enade é mesclada a outros tipos de avaliações para o desenvolvimento de uma nova pontuação, o Conceito do MEC. Alguns dos outros critérios são a infraestrutura do curso, a valorização da pesquisa nas faculdades e muito mais.

Como a Anhanguera se saiu no exame Enade?

O desempenho da Anhanguera no Enade foi superpositivo! Por isso, os Conceitos Institucionais de nossa faculdade variam entre 3, 4 e 5 pontos.

Mas por que essas diferenças?

Bem, como vimos, as notas do Enade (e também os outros critérios que levam à construção da pontuação geral do MEC) são individuais. Ou seja: cada unidade da faculdade é avaliada de uma forma diferente, assim como os cursos de graduação também o são.

Em outras palavras, vamos imaginar a unidade X da Anhanguera. Nela, temos os cursos A, B e C, que também são oferecidos na unidade Y.

O curso A da unidade X terá uma pontuação enquanto o mesmo curso, mas na unidade Y, terá outra.

Deu para entender?

Por isso, o recomendado é sempre buscar a nota específica do curso na unidade em que você deseja fazer a sua graduação!

Como consultar as médias das faculdades?

Legal, já entendemos que as notas do Enade e de Conceito Institucional do MEC podem mudar de acordo com a unidade ou o curso pesquisado. Mas como fazer essa pesquisa?

É muito simples. Basta você acessar o portal chamado e-MEC. Lá, você pode fazer a busca por instituição, por curso e escolher um montão de filtros, como estado, cidade, categoria (faculdade pública ou privada), modalidade de ensino e muito mais.

É um site fácil de ser utilizado e muito intuitivo. Mas, claro, caso você tenha algum questionamento, fique à vontade para entrar em contato com a gente e fazer suas perguntas, beleza?

Como escolher a melhor faculdade para estudar?

Por fim, uma dica: não leve apenas a nota do MEC como critério para escolha de sua faculdade. Ainda que ela seja importante, não é definitiva. Leve em consideração também outros fatores, como:

  • infraestrutura da unidade;
  • tradição da instituição;
  • corpo docente;
  • grade curricular;
  • preocupação com a empregabilidade;
  • formas de ingresso variadas;
  • uso da tecnologia no ensino;
  • presença de metodologias diversas no aprendizado;
  • reconhecimento no mercado de trabalho.

E muito mais!

Todos esses campos são devidamente preenchidos em nossa instituição, o que mostra que a Anhanguera é uma boa faculdade. Caso você queira conhecer mais sobre a gente, dê uma conferida nos nossos diferenciais!

O que você está esperando?

Agora que você já sabe toda a importância dessa pontuação e aprendeu a descobrir a nota Enade da Anhanguera e de outras instituições, não perca tempo: leve esse critério em consideração na hora de escolher a sua faculdade, no entanto não deixe de buscar outros diferenciais que enriqueçam o seu currículo, tá bom?

Aproveite e já se inscreva agora mesmo no vestibular Anhanguera para o curso de seus sonhos! Oferecemos uma grande variedade de graduações e certamente a sua estará entre elas. Comece o seu futuro agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados