Saiba como funciona o desenho técnico em Engenharia Civil

desenho técnico engenharia civil

É muito importante que você tenha uma noção de como funciona uma profissão e o seu mercado de trabalho antes de ingressar na graduação. Uma dica interessante é entender como as disciplinas da grade curricular refletem a realidade da sua futura atuação. Entender a importância do desenho técnico em Engenharia Civil é um bom exemplo.

Esse tipo de desenho é frequentemente aplicado por arquitetos e engenheiros quando precisam fazer projetos de imóveis e sistemas de infraestrutura, por exemplo. Portanto, é uma ferramenta muito presente na rotina de quem se forma no curso de Engenharia Civil. Durante a graduação, o aluno aprende a utilizá-la em projetos de trabalho.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=dc680216-a5bc-4549-9cfc-dfb043f67202]

Se você quer saber mais sobre desenho técnico no curso superior, não vá embora sem ver o que separamos neste post. Vamos explicar mais detalhes de como essa ferramenta aparece na Engenharia Civil.

O que é um desenho técnico?

O desenho técnico é uma forma de expressão gráfica capaz de usar formas, dimensões e símbolos para atender a diferentes necessidades de um profissional. No caso de um engenheiro civil, o desenho técnico é indispensável para representar um projeto e se comunicar com um fabricante. É uma ferramenta tão importante quanto as operações numéricas.

Para entender melhor o conceito de desenho técnico, basta pensar na função das palavras para a compreensão de um texto. Elas apresentam um conjunto de regras para gerar significados. Da mesma forma acontece com o desenho técnico. Essa é a linguagem ideal para um engenheiro, arquiteto ou designer colocar no papel um projeto.

Quais são as normas para fazer um desenho técnico?

Há regras para que os desenhos de construção civil sejam feitos e interpretados corretamente. É a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) responsável por definir as normas para essa modalidade de desenho no país.

No emprego de escalas, por exemplo, a ABNT permite que exista uma proporcionalidade na representação do tamanho real dos objetos. Quando um é muito grande, a ponto de não caber em uma folha de papel, as escalas ajudam a representá-lo sem que haja perdas de suas particularidades, o que também acontece com objetos muito pequenos.

A escala é apenas um exemplo. As determinações da ABNT tratam os tipos e as larguras das linhas, folha de desenho, leiaute, dimensões etc. Todos os profissionais envolvidos no planejamento de um projeto devem usar a ABNT para validar o desenho técnico.

Como o desenho técnico aparece na rotina de um engenheiro civil?

O engenheiro é o responsável por fazer os cálculos para garantir a viabilidade de um projeto arquitetônico, o que envolve a adoção de softwares para Engenharia Civil e a apresentação gráfica de tal projeto. Trata-se de uma tarefa que, geralmente, é acompanhada por um arquiteto, responsável por toda a parte estética de uma obra.

É comum que os profissionais discutam para determinar os espaços, as dimensões e até mesmo a posição de vigas. Tudo isso é feito com base no desenho técnico de um projeto. Tanto os arquitetos quanto os engenheiros devem acompanhar o desenvolvimento da obra para saber se ela está correspondendo ao plano inicial.

A adoção do desenho técnico permite que os profissionais tenham um modelo para constatar a qualidade do projeto de Engenharia Civil. Em caso de falhas, eles podem recorrer ao desenho para pensar em ações capazes de eliminá-las o mais rápido possível.

Como o desenho técnico é visto na faculdade de Engenharia Civil?

O desenho técnico em Engenharia Civil é, sem dúvidas, uma das ferramentas mais importantes para os profissionais da área. Agora que você já sabe como funciona essa modalidade de desenho, vamos ver como ela aparece durante o curso superior.

Matéria do curso

Desenho Técnico é uma das matérias da grade curricular em Engenharia Civil aqui na Anhanguera. Nela, os estudantes têm aulas sobre escalas, projeções ortogonais e outras estratégias para elaborar essa modalidade de desenho, além de terem contato com os instrumentos necessários, como esquadros, régua paralela, compassos, prancheta e grafite.

Estágios supervisionados

Os alunos de Engenharia Civil podem colocar em prática o que aprendem na matéria de Desenho Técnico durante os estágios supervisionados, que são disciplinas obrigatórias para a obtenção do diploma.

Os estágios profissionais são oportunidades de ter o primeiro contato com a rotina de trabalho da profissão que você desempenhará. Ao final, o aluno precisa elaborar um relatório de estágio para descrever o impacto dessa experiência na sua formação.

Qual é a importância de escolher uma boa faculdade de Engenharia Civil?

Se você chegou até aqui, é porque talvez tenha um grande interesse de fazer Engenharia Civil na graduação. Então, não deixe de conhecer os critérios para avaliar uma boa faculdade.

As iniciativas, a grade curricular e as metodologias de ensino de uma instituição impactam diretamente o seu futuro profissional. A seguir, separamos três pontos que mostram a importância de escolher uma boa faculdade de Engenharia Civil.

Grade curricular atualizada

Uma boa faculdade oferece uma grade curricular atualizada, com matérias que realmente refletem as demandas do mercado de trabalho e são capazes de ajudar os alunos nas principais obrigações do engenheiro. Além disso, é na graduação que os profissionais constroem uma base sólida para investirem em uma especialização em Engenharia Civil.

Nível de preparação para o mercado de trabalho

Durante a graduação, a preparação para o mercado de trabalho envolve, além das matérias da grade curricular, cursos extracurriculares de Engenharia Civil grátis, entre outras iniciativas oferecidas pela faculdade.

Aqui na Anhanguera, os futuros engenheiros contam com acesso exclusivo ao Trilhas de Carreira, um programa exclusivo que oferece uma série de certificações para enriquecer a formação dos alunos.

Busca por vagas no mercado

Sabemos a importância de iniciativas que estimulam o ingresso dos graduandos no mercado de trabalho desde cedo. Por isso, os calouros e veteranos da Anhanguera têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, um portal online com dezenas de vagas de estágio e de emprego.

Inscreva-se no vestibular!

É preciso muita dedicação para adquirir uma formação sólida em Engenharia e oferecer bons serviços no setor de construção civil. Isso exige, principalmente, saber escolher uma boa instituição de ensino para aprender desenho técnico em Engenharia Civil e se preparar para os desafios do mercado de trabalho.

Então, se você ainda não prestou vestibular, aproveite para fazer agora mesmo sua inscrição online no vestibular da Anhanguera. Venha estudar Engenharia Civil com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados