Quais são as disciplinas de um curso de Logística?

profissional de logística

Você sabe o que faz um profissional de Logística? Essa pessoa é responsável por organizar processos e buscar soluções para um trabalho mais efetivo e de qualidade dentro de uma empresa.

O mercado de trabalho para a área de Logística vem crescendo cada vez mais e criando uma grande demanda por profissionais da área. Afinal, eficiência e organização são valores buscados em todos os setores da economia, desde pequenas até grandes empresas.

Existem muitos tipos de serviços de Logística e, por isso, as disciplinas de um curso de Logística buscam atender a todas as necessidades da rotina de trabalho desse profissional! Conheça um pouco mais sobre a faculdade de Logística a seguir.

As disciplinas do curso de Logística

O curso de Logística pode ser encontrado em diferentes titulações: técnico, tecnólogo e bacharel. As duas últimas são cursos de nível superior e, por isso, os dois têm o mesmo valor no mercado de trabalho.

A grande diferença está no tempo. O curso Tecnólogo dura de dois a três anos, enquanto o bacharel dura quatro anos, em média. Além disso, o primeiro tende a ser mais prático e voltado ao mercado de trabalho.

Para quem quer estudar Logística, há cursos 100% online (a distância), semipresenciais e presenciais, sendo os dois primeiros indicados para quem precisa conciliar estudos, trabalho e, muitas vezes, família. 

Mesmo com algumas diferenças, ambos os cursos apresentam grade curricular muito semelhante.

Algumas disciplinas do curso de Logística são:

  • estrutura e processos organizacionais;
  • matemática financeira;
  • probabilidade e estatística;
  • operadores logísticos;
  • sistemas integrados de gestão;
  • teoria das organizações;
  • cadeia de suprimentos;
  • distribuição, estoques e movimentação de materiais;
  • logística reversa.

Quer saber mais detalhes sobre o que se aprende em cada uma delas?

Estrutura e Processos Organizacionais

Como o próprio nome sugere, esta disciplina de Logística apresenta as diferentes estruturas organizacionais existentes, quais são as funcionalidades de cada uma delas e como aplicá-las em uma empresa. 

O aluno aprende organogramas, como montá-los para garantir eficiência, e como solucionar problemas referentes ao ambiente de trabalho.

Além disso, o aluno também terá conhecimento relacionado aos processos organizacionais possíveis dentro de cada tipo de empresa e seus setores.

Matemática Financeira

Esta é uma das disciplinas do curso de Logística que dão uma base de conhecimento tanto para que o aluno desenvolva raciocínio lógico quanto para que ele esteja apto a coordenar a área financeira de uma empresa — uma das mais importantes para o futuro de um empreendimento.

Com esses conhecimentos, o profissional de Logística desenvolve processos administrativos da parte de finanças, assim como cuida ele mesmo desse setor em uma empresa.

Probabilidade e Estatística

Outra matéria base da grade curricular de Logística. Aprender esses dois fundamentos da matemática é de extrema importância para que o profissional saiba calcular possibilidades e entender dados — sem isso, é impossível que o trabalho seja feito da forma ideal.

Nesta disciplina, o estudante consegue aprender maneiras de organizar dados e, assim, prever possíveis problemas financeiros ou de eficiência dentro de uma empresa. A partir disso, consegue pensar em soluções para resolver esses problemas.

Operadores Logísticos

Operadores logísticos são empresas que prestam serviços de Logística a outros negócios. Podem oferecer serviços de transporte, de distribuição, de armazenamento e muitos outros. São procurados para tornar processos mais baratos quando há limite de orçamento ou para tornar algum processo mais eficiente.

Nesta disciplina, o futuro profissional de Logística aprende como funciona uma empresa de operação logística, como montar seus processos e quais tipos de serviços pode oferecer. Assim, está apto a trabalhar em uma empresa especializada no setor.

Além disso, entender o trabalho dessas empresas é essencial para quem quer trabalhar com Logística Empresarial. Nesse caso, o aluno aprende quais tipos de operadores logísticos existem, quais são indicados para cada tipo de empresa e quando são necessários.

Sistemas Integrados de Gestão

Saber entender, montar e aplicar sistemas de controles de dados e de informação é muito importante para qualquer profissional de Logística, especialmente aqueles que desejam trabalhar em grandes empresas.

Nesta disciplina, o aluno aprende os diferentes sistemas de gestão, as formas de acompanhar a produtividade de um negócio e as maneiras de trabalhar com todas essas informações em algo integrado.

Dessa forma, o profissional também entende o que precisa ser mudado e o que está funcionando dentro de cada processo.

Teoria das Organizações

Nesta disciplina, o aluno tem contato com um lado mais teórico da Logística. Aprende como ocorreram, desde a Revolução Industrial, a organização e o crescimento de setores da economia, de indústrias e de empresas.

A partir disso, o estudante consegue entender a evolução dos processos organizacionais e por que cada tipo de empresa apresenta uma estrutura diferente. 

Ainda é possível entender quais são os processos mais indicados em cada caso e o que deve ser levado em consideração na hora de montá-los (valores e cultura de trabalho em um determinado setor, por exemplo).

Cadeia de Suprimentos

Entre as disciplinas do curso de Logística, essa é uma das mais conhecidas e complexas. A cadeia de suprimentos, também chamada de supply chain, nada mais é do que a esquematização de todos os processos em torno de um produto, desde a compra de material até a entrega final. 

Para ser apto a trabalhar com isso, o aluno aprende como montar a sequência de etapas de forma barata e eficiente e alinhá-la aos objetivos da empresa.

Também aprende a coordenar e a liderar esses processos, assim como controlar estoque, demanda e venda. Além disso, também precisa entender de dados e de métricas, para saber analisar se o sistema está sustentável para o negócio.

Distribuição, Estoques e Movimentação de Materiais

Conhecer tipos de armazenamento, processos de distribuição mais eficazes, quais cuidados são necessários para colocá-los em prática e como torná-los mais seguros e sustentáveis são algumas das informações aprendidas nessa disciplina.

Empresas que trabalham com produtos físicos precisam ter um bom funcionamento de armazenagem e uma distribuição eficaz.

Por isso, o profissional de Logística precisa entender de organização de armazenamento, canais de distribuição, transporte, estocagem e até das máquinas utilizadas para que consiga gerenciar todos esses processos da melhor forma possível.

Logística Reversa

A Logística Reversa nada mais é do que o processo que faz com que o resíduo de um produto retorne ao fabricante. Por exemplo, uma embalagem vazia de maquiagem pode ser reciclada e servir de matéria-prima para outra.

Dessa forma, não há o abandono da embalagem na natureza, e a empresa consegue utilizar aquilo de alguma forma ou descartá-lo da maneira correta. Para conseguir isso, é preciso implementar processos diferenciados. É aí que entra o trabalho do profissional de Logística.

Nesta disciplina da faculdade de Logística, o aluno aprende como implementar esses processos e tornar esse recolhimento ágil e barato, além de estudar sustentabilidade e a importância da Logística Reversa para as empresas produtoras de bens de consumo.

Logística na Anhanguera

O curso de Logística aqui na Anhanguera oferece essas e outras disciplinas muito importantes para a formação profissional e a atuação no mercado de trabalho. Além disso, a graduação é oferecida nas modalidades de ensino presencial, semipresencial e a distância (verifique a disponibilidade na sua unidade de interesse), garantindo mais flexibilidade ao dia a dia. Acompanhe no vídeo abaixo!

Além das disciplinas do curso de Logística serem sempre atualizadas, a Anhanguera ainda oferece outros benefícios, como vestibular próprio online, diversas bolsas de estudo, opções de financiamento e convênios com grandes empresas, por meio da plataforma exclusiva Canal Conecta, facilitando a entrada dos alunos no mercado de trabalho.

Ou seja, muito além de oferecer disciplinas de Logística alinhadas com o mercado, a instituição está preparada para atender às necessidades de quem quer conquistar o diploma de nível superior e começar uma carreira de sucesso na área!

Acha que o setor de Logística é o ideal para você? Inscreva-se já no Vestibular Online de Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.