Pesquisar

Adquirir as habilidades de um bom gerente administrativo, seja para alcançar esse cargo ou se aprimorar dentro dele, exige planejamento de carreira com investimento em conhecimento e experiência. A capacitação do gestor administrativo é multidisciplinar, envolvendo áreas como finanças corporativas, recursos humanos, entre outras.

Os passos para atingir tanto as habilidades de administração avançadas em comum entre os setores quanto as específicas são semelhantes. O que muda é a aplicação e a fonte da sua capacitação. No texto a seguir, mostraremos como funciona para dar o próximo passo em ambos os casos.

Se quiser elaborar um planejamento estratégico inteligente para sua carreira e atingir o cargo de diretor de administração, confira o artigo abaixo. Nele, apresentamos as principais habilidades de um gerente administrativo bem sucedido e quais os passos para alcançá-las.

Carreira em gestão: Afinal, como ser um bom gerente administrativo?

como ser um bom gerente administrativo

Avançar como profissional administrador de empresas depende do seu investimento em quatro campos de desenvolvimento. Ambos funcionam, como você verá, em todos os setores da administração.

Por exemplo, é verdade que há diferenças fundamentais entre as tarefas de gestão de pessoas e as de um gestor de negócios. No entanto, ambos precisam ter habilidades como tomada de decisão, análise de dados, comunicação clara e assertiva, liderança e atualização constante do uso da tecnologia.

Um gerente administrativo não necessariamente vai lidar diretamente com o planejamento da produção. Só que em ambos os casos, os profissionais responsáveis precisam conhecer ferramentas de gestão de processos, que muitas vezes são as mesmas.

É por isso que, independente da sua área de atuação na administração de empresas, os quatro campos de desenvolvimento profissional servem para você:

1. Networking e Relacionamentos Profissionais

Criar bons relacionamentos profissionais traz diversos benefícios para a carreira de um gerente administrativo. Conversar, trocar experiências e conhecimentos, ouvir, criar vínculos, etc são ações que abrem muitas portas.

Entenda melhor nos tópicos abaixo:

Relacionamento direto

Uma boa forma de adquirir habilidades e oportunidades no mercado de trabalho em administração é se relacionar com quem trabalha nesse mercado. Por exemplo, vamos considerar que você esteja querendo aprender mais sobre gestão de processos

Durante uma tarde no LinkedIn, pode-se visualizar uma postagem de um gestor contando como solucionou um problema de processos. Você vê que o problema que ele superou é o mesmo que enfrenta em sua atividade atual. Se tiver um bom relacionamento com ele, poderá conversar e pedir mais alguns detalhes sobre essa solução.

Em outros momentos, o bate-papo durante um evento ou até mesmo em um ambiente de descontração com profissionais, pode gerar insights valiosos ou até mesmo parcerias de negócio. Pessoas bem sucedidas ou interessadas em avançar gostam de compartilhar e ouvir experiências. Muita coisa se aprende em uma mesa de pub.

Participação em eventos

Estar presente em eventos como Expo Gestão, Congresso Brasileiro de Administração etc. traz inúmeras oportunidades para quem quer crescimento na administração. Palestras, materiais de divulgação e conversas com outros profissionais trarão muitas lições de gestão empresarial.

Você também ficará sabendo do que está em voga entre as tendências administrativas. Estar à frente do seu tempo pode ser a diferença entre um analista e um coordenador administrativo.

Além disso, você tem a possibilidade de adicionar bons profissionais ao seu network e aplicar a lição do tópico anterior. Somando relações de trocas de valor e demonstração do seu próprio trabalho, ainda pode-se alcançar oportunidades de contratações e promoções na administração.

Contar com um mentor

Estar sob a mentoria de um profissional da administração ajudará você a cortar vários caminhos da sua carreira. Com o conhecimento técnico e a experiência que possuem, profissionais de administração com capacidade de mentoração ajudarão você a desenvolver as hard e soft skills necessárias para avançar na carreira. Porém, escolha bem seu mentor, investigue se ele realmente sabe o que é e como se tornar um bom gerente administrativo.

2. Experiência Prática

A experiência prática é o que muitas vezes distancia um profissional pleno de um profissional sênior ou master. O acúmulo de conhecimento técnico por si só tem bastante valor, mas ele sozinho não ajudará a aumentar o salário de um administrador.

O que é mais importante? Conhecimento ou experiência?

Não há uma relação de superioridade entre conhecimento e experiência. Ambos pontos são fundamentais para a capacitação e formação de um bom gerente administrativo. O conhecimento mostra que tomate é fruta, a experiência mostra que não se coloca tomate em salada de frutas. Um dá ferramentas, o outro ensina a como e quando realmente usá-las.

Como obter experiências de gerenciamento administrativo?

A única forma de obter experiência com administração é trabalhar executando tarefas administrativas. Se você está em início de carreira, busque oportunidades de estágio ou trainee. Do contrário, absorva mais tarefas para si aos poucos, para ir treinando.

Também é possível obter essas experiências em projetos paralelos. Fazer trabalho voluntário, abrir ou participar de ONGs e outras entidades sem fins lucrativos, integrar grupos culturais etc oferecerá oportunidades de treinar suas habilidades de gestão administrativa.

3. Estratégias de Carreira

Essa lição serve para qualquer carreira, não apenas de gerente administrativo. Se quiser alcançar novos patamares, cargos e salários, planejar sua jornada profissional é a melhor forma. Com estratégia, seus passos serão mais eficientes e assertivos.

Promoções e oportunidades na empresa atual

Se você já estiver atuando em cargo administrativo de uma empresa, uma forma de se tornar um bom gerente é estudando a oportunidade presente. Entenda o plano de cargos e salários da corporação e quais são as habilidades solicitadas nos processos seletivos internos, escute bem as orientações e feedbacks dos seus líderes e invista nesses conhecimentos.

como ser um bom gerente administrativo

Estabelecendo metas profissionais e pessoais

Alcançar o patamar de gerente administrativo passa por ter experiências bem aproveitadas como analista ou assistente administrativo. Por isso, veja quais são os degraus que precisam ser subidos para alcançar o topo dessa escada.

Essas metas profissionais deverão conversar com as suas pessoais. Que tipo de pessoa você quer ser daqui a um, cinco e dez anos? Seu trabalho tem influência direta nesse resultado. E como você vai alcançá-las? Estabeleça estratégias para isso, como buscar certificações complementares, MBAs ou outras pós-graduações.

Planejamento de carreira a longo prazo

Uma vez que você tem metas realistas bem definidas para seu avanço profissional, poderá sonhar mais alto no seu plano a longo prazo. Na verdade, esses dois pontos conversam, um alimenta o outro. O ponto principal: você precisa saber onde quer chegar no futuro.

Não há nada de errado em sonhar com sua carreira. Pensar longe manterá você de cabeça erguida. Apenas não esqueça das metas e ações realistas, possíveis, e de não tirar os pés do chão.

4. Atualização e Adaptação às Novas Tendências

Um bom gerente administrativo está sempre atento a tendências e tecnologia na administração. Todos os setores específicos desse mercado possuem soluções também específicas e você precisa conhecê-las e se preparar para as mudanças.

Atualize-se constantemente sobre as transformações do setor administrativo. Conceitos como people first, automação de processos, business intelligence e inteligência artificial aplicada à administração devem estar na ponta da sua língua.

As formas indicadas para manter-se atualizado são leituras de jornais e revistas do setor, participações em webinars e workshops, e realização de cursos online curtos e efetivos.

5. Soft Skills e Liderança

As chamadas soft skills são habilidades interpessoais e psicoemocionais que precisam ser desenvolvidas para a superação de obstáculos apresentados na carreira do gerente administrativo. E isso é válido para todos os setores.

Confira alguns deles:

Liderança

O gerente administrativo, mesmo de setores financeiros e outros mais matemáticos, precisa muito bem saber liderar pessoas. O dinheiro não pode e não vai seguir suas orientações, agora seus colaboradores, que geram e mexem com esse dinheiro, sim.

Gestão de equipes

Parecida com a soft skill de liderança, gestão de equipes envolve também lidar com decisões que afetam mais de uma pessoa ao mesmo tempo e atuar nas relações profissionais entre elas.

Comunicação

O gerente administrativo precisa ser capaz de se comunicar com seus liderados, líderes, colegas e toda a empresa. É assim que ele conseguirá delegar atividades, informar dados importantes, apresentar relatórios e orientar tomadas de decisões para soluções de problemas.

Resolução de conflitos

Eventualmente os colaboradores e colegas entrarão em conflito. Você, como gerente administrativo, muitas vezes será a pessoa com responsabilidade ou ao menos possibilidade de intervir e solucionar o problema antes que ele escale.

Inteligência emocional

Nem sempre será fácil encontrar soluções para os diversos obstáculos e conflitos que aparecem durante o seu trabalho como gestor financeiro, na verdade, é justamente o contrário. 

Você, como gerente administrativo, terá que ter inteligência emocional para lidar com esses impasses. Terá vezes que o conflito é com você mesmo e será sua responsabilidade ser a parte racional, organizada e madura da situação. 

Outras soft skills importantes

  • Ser antenado às novas tecnologias
  • Adaptação a mudanças
  • Pró atividade 
  • Inteligência de negócios
  • Tomada de decisões
  • Boa formação de networking e relacionamentos profissionais
  • Busca contínua por aperfeiçoamento profissional 

6. Desenvolvimento de Habilidades

Existe uma seleção de habilidades que um gerente administrativo precisa desenvolver para avançar na sua carreira. Só que elas sozinhas talvez não sejam o suficiente para conquistar o olhar de recrutadores, clientes e superiores. Você deve também investir em certificações que comprovam as suas habilidades.

Habilidades a serem desenvolvidas

  • Análise de dados;
  • Business Intelligence;
  • Uso de instrumentos eficientes para definir metas a curto, médio e longo prazo e de traçar planos para atingi-las;
  • Conhecimento de metodologias administrativas e seus usos;
  • Finanças corporativas;
  • Gestão de pessoas;
  • Gestão de processos;
  • Gestão de projetos;
  • Implantação e acompanhamento de automação de processos;
  • Uso de ferramentas digitais como planilhas avançadas, ERPs etc.

7. Educação Continuada

A educação continuada é uma prática que deve ser buscada por um gerente administrativo de qualquer setor. Na verdade, todo profissional, de qualquer carreira, deveria permanecer se capacitando. 

A educação continuada permite você melhorar seus conhecimentos estruturais, descobrir e elaborar estratégias e ferramentas, acessar novidades do seu setor e se tornar um profissional avançado. Quanto mais você aprende, menos precisa ser um solucionador de problemas e mais se torna um criador de oportunidades.

Por isso, é fundamental investir nos seus estudos. Você pode fazer isso de forma aprofundada, como MBAs e Pós-Graduação em administração, ou obtendo conhecimentos mais rápidos e específicos, com cursos livres, profissionalizantes e workshops.

Também lembre-se que o setor administrativo é multidisciplinar. É preciso estudar áreas como economia, direito empresarial, gestão de processos, recursos humanos e o que mais se relacionar aos cargos e organizações com que você almeja trabalhar.

Torne-se um especialista com a Anhanguera Educação!

como ser um bom gerente administrativo

Uma vez que você entende a necessidade e a importância da educação continuada para avançar como profissional gerente administrativo, podemos ir para o próximo nível. Abaixo, você confere uma lista de formações de diferentes especialidades, modalidades e durações para se aperfeiçoar como profissional.

Veja agora qual mais faz sentido para você e clique no nome para saber mais:

  • Processos De Gestão Administrativa: Opção de curso profissionalizante de modalidade EAD, baixo custo e rápida duração. Você adquire habilidades com ferramentas e tecnologia de gestão, gestão de qualidade, fundamentos da administração, capital de giro, análise financeira e outros, ideal para qualquer setor administrativo;
  • Processos Gerenciais: Tecnólogo presencial e de apenas 4 semestres para quem está disposto a investir seu tempo na busca por uma carreira de média salarial a partir de R$4.200. Você aprende a planejar, abrir e gerenciar seu próprio negócio, assim como projetos e processos em empresas de qualquer porte. Também aprenderá a analisar e diagnosticar problemas gerenciais, assim como propor soluções. Outras habilidades desenvolvidas também incluem prestação de consultoria e assessoria, gerenciamento de equipes de trabalho, e definição e controle orçamentários.
  • Negociação E Gestão De Conflitos: Esse curso livre é ideal para profissionais de administração que queiram aprender de forma hiper rápida, facilitada e econômica uma habilidade super importante, que é a de mapear, resolver e prevenir conflitos na empresa.
  • Tendências E Estratégias Em Gestão: O curso livre de Tendências e Estratégias em Gestão da Anhanguera possui currículo constantemente atualizado para que o profissional do setor aprenda sobre o que realmente é importante no momento e que terá impactos no seu trabalho, evitando conhecimento defasado. Modalidade EAD, baixíssimo custo e duração suficiente e curta para que você conclua com lições à frente e não ultrapassadas pelo mercado.
  • Metodologias Ágeis: As Metodologias Ágeis são ferramentas indispensáveis para qualquer setor ou nível profissional da área administrativa. Este curso de curta duração, modalidade EAD e baixo custo é ideal para profissionais que querem aprender e aplicar novos conhecimentos que trazem resultados o quanto antes.

Existem ainda muitos outros cursos e oportunidades de avanço na carreira profissional de gerente administrativo. Para cada disponibilidade de recursos (financeiro, tempo e mobilidade), interesses e necessidades específicos de aprendizado e objetivos profissionais, há um curso que ajudará a alcançar essa meta.

Decida agora sua próxima etapa na carreira profissional em nosso amplo catálogo de cursos: basta clicar aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Banner Emprega.Ai
Banner Pod Universitário