People first: entenda essa tendência em Administração

People first: entenda essa tendência em Administração

A área da Administração e dos negócios muda constantemente, e uma dos conceitos em alta do momento é o People First, que busca valorizar cada vez mais os colaboradores de uma empresa.

Quem se interessa pela área da Administração precisa conhecer essas novas abordagens de trabalho, pois são cobradas pelas empresas e são um grande diferencial para quem quer crescer em sua carreira administrativa e de gestão de pessoas. Confira!🚀

O que é people first?

“People first”, ou pessoas em primeiro lugar, é uma abordagem de gestão centrada no ser humano, que enfatiza a importância de colocar as pessoas em primeiro lugar em todas as decisões e práticas. Essa abordagem reconhece que os funcionários são fundamentais para o sucesso do negócio e, portanto, é essencial investir em seu crescimento e satisfação.🔝

Trata-se de uma ideia relacionada a tudo o que você precisa saber sobre Administração. Ela se concentra em colocar as necessidades, interesses e bem-estar das pessoas no centro de todas as políticas e estratégias, em vez de colocar o lucro ou a eficiência em primeiro lugar.

Essa abordagem é frequentemente aplicada em contextos organizacionais e empresariais, sendo vista como uma maneira de criar uma cultura de responsabilidade em relação aos funcionários, clientes e comunidades. 😉

Para atingir esse objetivo, algumas ações da empresa são necessárias, como incluir a implementação de políticas voltadas à diversidade e inclusão, por exemplo, além da oferta de benefícios e salários justos.

Também entram nessas necessidades a criação de um ambiente de trabalho seguro e saudável, entre outras ações que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Por que se tornou uma tendência em Administração?

Essa abordagem de colocar os colaboradores como uma das prioridades do negócio traz inúmeros benefícios às empresas. Por isso, é visto como uma tendência para a gestão do futuro.

Os principais benefícios que uma gestão people first pode trazer para uma empresa são: 

  • melhorar a satisfação e o engajamento dos funcionários: colocando os colaboradores em primeiro lugar, cria-se um ambiente de trabalho mais positivo e motivador; 
  • melhorar a imagem da empresa: as empresas que adotam a abordagem “people first” melhoram sua imagem e reputação entre os consumidores e a comunidade em geral, incluindo seus próprios colaboradores;
  • atrair e reter talentos: ninguém quer trabalhar em uma empresa em que não é valorizado. Por isso, empresas mais positivas com relação aos seus funcionários atraem mais talentos no mercado de trabalho e também conseguem retê-los; 
  • aumentar a produtividade e a rentabilidade: ao colocar as pessoas em primeiro lugar e criar um ambiente de trabalho positivo, as empresas aumentar a produtividade e a rentabilidade. 

E esses benefícios foram comprovados na pesquisa Projeto Empresas Humanizadas no Brasil. Segundo os resultados apresentados em reportagem da Metropoles, nas empresas que aplicam essa gestão mais humanizada:

(…) há uma satisfação 240% superior por parte dos clientes, e níveis 225% maiores de bem-estar entre os colaboradores. Além disso, em um período de pouco mais de 15 anos, as corporações que adotaram o modelo alcançaram mais que o dobro de rentabilidade financeira.

O que esperar do futuro desse mercado considerando esse cenário?

Ao adotar a abordagem “people first”, as empresas podem colher vários benefícios. Por isso, é vista como uma grande tendência para o futuro. 

Os profissionais da administração podem se preparar para essa tendência adotando uma abordagem mais humanizada e centrada nas pessoas em suas práticas de gestão. Além disso, é recomendado utilizar ferramentas avançadas para analisar dados sobre o bem-estar e engajamento dos funcionários, permitindo melhorias e ajustes nas políticas e práticas da empresa.

Por fim, é importante ter lideranças mais empáticas, criar um ambiente que promova a diversidade e a inclusão e aprender como criar uma cultura empresarial mais positiva para todos. 

Assim, o futuro dessa abordagem inclui avanços tecnológicos, modelos de trabalho mais flexíveis e um foco contínuo na diversidade e inclusão.

Que tal ser um profissional de Administração antenado nas tendências?

O conceito de people first é cada vez mais importante para as empresas, e vale a pena considerar esses conceitos ao estudar Administração — seja no curso EAD, seja no curso presencial. 👨🏽‍🎓

Quer cursar Administração e aplicar os conceitos de People First em seu trabalho? Inscreva-se para o vestibular online da Anhanguera hoje mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados