Como ganhar dinheiro com a Odontologia? Veja 5 formas

como ganhar dinheiro com a odontologia

O curso de Odontologia atrai tantos estudantes porque oferece muitas oportunidades de trabalho, já que os cuidados com a saúde bucal são um serviço essencial à vida das pessoas. Para você ter uma ideia, odontologistas recém-formados costumam ganhar R$ 4.388,32*, mas esse valor pode superar os R$ 10 mil*, conforme a experiência profissional, a especialidade e o nicho de mercado.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=4d7dca4f-1a8c-45c3-9fb7-b201bd877963]

Pensando nisso, ainda na faculdade você deve descobrir como ganhar dinheiro com a Odontologia, a partir do conhecimento das áreas de atuação mais rentáveis, a fim de planejar sua carreira.

Para isso, nós criamos uma lista com 5 maneiras de explorar sua carreira em Odontologia, para que você comece a planejar desde já quais são os passos rumo ao sucesso profissional. Anote aí!

Como empreender na área de Odontologia?

Sabia que a Odontologia conta com 23 especialidades? São muitas oportunidades para se destacar no mercado, não é mesmo? Veja as nossas sugestões para aproveitar a demanda por dentistas no país!

Abra seu próprio consultório

Abrir um consultório odontológico é uma prática clássica entre os dentistas, mas no momento atual é um modelo de negócio que está se reinventando. Por isso, ao descobrir a área de atuação, você deve encontrar os diferenciais que farão do seu consultório uma referência em atendimento.

Quando o assunto é inovação, você pode fazer muito mais do que simplesmente atender seus pacientes, e sim criar um verdadeiro modelo de negócio em Odontologia. As ideias são inúmeras e, por esse motivo, você terá de aprender sobre gestão de empresas. Veja a seguir duas estratégias que estão funcionando bastante.

Clínica de Odontologia compartilhada

Assim como em um espaço de coworking, você pode se reunir com profissionais de diferentes especialidades e, juntos, abrirem uma clínica em que ocorrem vários tipos de atendimentos. Além de ser ótimo para quem está começando e não tem muita grana, dá até para diminuir um pouco o valor das consultas e conseguir mais pacientes.

Clube de assinaturas odontológico

Você já viu aqueles clubes de leitura em que as pessoas recebem um livro surpresa de tempos em tempos? O clube de assinaturas odontológico é uma estratégia de relacionamento com pacientes que segue a mesma ideia e pode ser usado até pelos consultórios tradicionais.

Consiste em enviar periodicamente uma caixa com produtos odontológicos aos pacientes, de maneira personalizada, mediante uma assinatura. Nesse caso, a dica é ter ótimas parcerias e produtos criativos.

Essa é uma forma de fidelização e serve também como um lembrete de quando eles devem retornar para uma consulta ou tratamento.

Trabalhe em uma empresa privada

Principalmente empresas de maior porte, como é o caso das indústrias, costumam contratar odontologistas para atender exclusivamente seus colaboradores. Nesse caso, elas montam um consultório odontológico no local e contratam um profissional para cumprir uma carga horária de atendimentos.

Essa é uma ótima solução, pois o funcionário não precisa perder um dia de trabalho para ir ao dentista. No máximo, ele interromperá suas atividades por uma ou duas horas, ou conseguirá ser atendido depois do expediente.

Para você, como profissional, essa também pode ser uma boa ideia, pois, te dá um salário fixo, benefícios mensais e até registro em carteira. Ainda, a carga horária máxima de um dentista no setor privado é de 20 horas semanais, ou 4 horas diárias (Lei 3999/61). Isso permite que você também atenda em seu próprio consultório no período livre.

Faça concurso público

O concurso público em Odontologia é outra forma de conseguir estabilidade na carreira. Anualmente, são abertas vagas para profissionais concursados em todo o país e, se você tiver disponibilidade para realizar viagens ou se mudar para outra região, as chances de aprovação aumentam ainda mais. Isso, porque cidades em desenvolvimento muitas vezes enfrentam carência de profissionais com estabilidade financeira.

Além das prefeituras, do Estado e do Governo Federal, entidades paraestatais, como SESC e SESI, também costumam abrir vagas em concursos. No caso dessas entidades, o principal serviço é o atendimento à comunidade e a associados.

No caso dos serviços públicos, o Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos setores que mais costumam receber dentistas para atendimento clínico em unidades básicas de saúde ou na área de Odontologia Hospitalar.

Ministre aulas

A carreira acadêmica também é uma grande oportunidade, e você pode se envolver com um pouco de tudo sobre Odontologia, já que pode ministrar diferentes matérias. Porém, para atuar como docente universitário, é preciso conseguir títulos importantes de pós-graduação, como especialização lato sensu, mestrado e doutorado.

Outra possibilidade que está em alta é a criação de cursos online. Basicamente, funciona assim: você é especialista em alguma técnica da Odontologia ou desenvolveu algum diferencial em sua prática profissional e decide compartilhar isso com outros profissionais.

Então, você cria um curso livre completo, dividido em alguns módulos, e vende esse material na internet. Seu curso pode ser inteiramente pré-gravado ― o que faz você ganhar dinheiro quando as pessoas comprarem seu curso ― ou pode ser mesclado de conteúdos prontos com aulas ao vivo.

Tenha uma franquia odontológica

Quem quer empreender na área de Odontologia tem uma excelente oportunidade no mercado de franquias. Esse é um modelo de negócio que movimenta bilhões de reais todos os anos no país.

A principal vantagem é que você já começa a trabalhar associando-se a uma rede de clínicas conhecida no mercado. Vai garantir atendimento padronizado e ter orientação de negócio para saber como, quando e onde investir.

Além disso, a franquia pode ser um diferencial em sua região, especialmente se for uma unidade única da cidade. Franquias que unem Odontologia e Estética, por exemplo, estão em alta no mercado, já que as pessoas estão investindo muito na beleza dos seus sorrisos.

Qual é a importância do perfil profissional na carreira?

Para saber como trabalhar com Odontologia e investir direito na sua carreira, em primeiro lugar, é preciso conhecer seu perfil profissional. Para isso, vá somando as experiências na faculdade e veja com qual área você realmente se encanta.

Ter essa noção evita que você aceite qualquer trabalho, sem considerar sua autorrealização profissional. Então, uma boa dica é fazer um processo de autoconhecimento, que pode ser uma reflexão por conta própria ou com a ajuda de profissionais de Recursos Humanos ou Psicologia do Trabalho.

Além disso, verifique como a faculdade auxilia seus alunos nessa descoberta. Na Anhanguera, por exemplo, a parceria que com o Canal Conecta permite não apenas que os alunos reconheçam seu perfil profissional, como também os aproxima das vagas do mercado de trabalho que mais têm a ver com eles. Afinal, trabalhar com o que gosta e onde se sente bem é essencial para ter sucesso na carreira, não é mesmo?

Aproveite essas oportunidades!

Viu como é possível ganhar dinheiro com a Odontologia? Essa área é bastante valorizada e há muito bem-consolidada no país. Embora algumas ênfases estejam saturadas, existem muitas outras com alta demanda de profissionais especializados. Com as dicas que trouxemos aqui, você pode aproveitar as oportunidades que o mercado de trabalho oferece!

Então, agora é com você! Inscreva-se já no vestibular da Anhanguera e mude sua trajetória de vida em poucos cliques!

*Fonte: site Salário

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.4 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados