5 dicas para escolher a pós-graduação ideal para você

estudante conferindo vestibulares abertos

Desde 1965, quando a modalidade foi oficialmente regulamentada pelo Ministério da Educação, a pós-graduação têm adaptado constantemente para acompanhar as transformações do mercado e as inovações tecnológicas. Ao fazer uma pós-graduação, você se torna especialista em uma determinada área de atuação. Ter conhecimento avançado em um determinado assunto é mais importante do que um entendimento generalista e superficial. Essa habilidade é muito bem vista pelo mercado e faz parte das 5 características mais buscadas pelos recrutadores.

A pós-graduação lato sensu também proporciona um conhecimento mais prático, voltado para as necessidades do mercado. Diante de um universo de áreas de conhecimento com infinitas possibilidades, é importante analisar com cuidado e para saber qual é a pós que servirá de impulso para alcançar seus sonhos e construir a carreira de sucesso que tanto deseja.

Confira abaixo 4 dicas para você escolher a pós-graduação ideal:

Afinidades e interesses

Pensando em todas as possibilidades de atuação dentro e fora da sua área, como você se imagina em 10 anos?  Para escolher a pós-graduação certa, é necessário praticar a autorreflexão e fazer as perguntas certas para entender os pontos que você precisa desenvolver, suas habilidades e projetar uma carreira que englobe todos os pontos.

Agenda

Não basta praticar todo o exercício da dica anterior e não ter tempo hábil para se dedicar aos estudos. É necessário analisar a sua rotina e encaixar todas as atividades que envolvem a pós-graduação, como horas dedicadas ao estudo, trabalhos, provas, aulas. Em alguns momentos você pode precisar priorizar os estudos e deixar o lazer um pouco de lado. O sacrifício é importante e pode te ajudar a conquistar a trajetória de sucesso profissional.  Se a sua rotina pede maior flexibilidade, considere uma pós-graduação EAD que ofereça a opção de assistir a aula em qualquer horário.

As modalidades

O curso de pós-graduação permite aprofundar os conhecimentos em um determinado assunto por ter um direcionamento mais objetivo. É indicado para todos os profissionais, seja você experiente ou recém-formado.

Já o MBA (Master Business Administration) é voltado para profissionais que já possuem experiência no mercado de trabalho em cargos de liderança, por exemplo, diretor ou presidente. Nessa modalidade, você tem a oportunidade de aprofundar o conhecimento nos aspectos mais técnicos da área de gestão.

Pesquise com afinco

Ao encontrar um curso do seu interesse, dedique seu tempo e atenção para analisar todos os aspectos e detalhes do curso, como grade curricular, professores e coordenador e o histórico da universidade.  Pergunte se algum amigo ou conhecido conhece a universidade ou o curso em questão, a opinião de já teve a experiência da sala é crucial.

Alcançar o sucesso com uma pós-graduação depende totalmente de você, ao analisar as opções do mercado e entender exatamente qual é a melhor opção e ao se dedicar às aulas, buscando extrair o máximo de conhecimento com os professores e colegas.

Na Pós Anhanguera você encontra mais de 100 cursos de pós-graduação e MBA nas modalidades presencial e EAD 6 e 10 meses. Conte com a Anhanguera para se aprimorar e potencializar ainda mais as suas oportunidades!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados