Passo a passo: saiba como estudar à distância

mulher vendo como estudar a distância

Muitas pessoas se veem diante de um dilema: trabalhar ou estudar? De fato, essa questão era bastante complicada há algumas décadas — principalmente levando em consideração o deslocamento, que dificultava ainda mais a gestão de tempo dos estudantes.

Mas, com os avanços da tecnologia e o crescimento de acesso das famílias à internet, a educação à distância (EAD) ganhou espaço nas faculdades brasileiras — tanto que 44% dos entrevistados do Censo da ABMES preferem essa modalidade em vez da presencial.

As vantagens dessa modalidade vão desde a economia até a flexibilidade para se dedicar à graduação quando e de onde quiser. Com isso, dá para trabalhar, estudar e ter vida social sem problemas!

Quer saber como estudar à distância? Neste post, vamos conferir dicas como:

  • encontrar uma faculdade de qualidade;
  • certificar-se da estrutura oferecida pela instituição;
  • entender a dinâmica do curso;
  • criar uma rotina de estudos;
  • usar métodos de organização específicos;
  • encontrar um espaço que vai facilitar a concentração.

Boa leitura!

Encontre uma faculdade de qualidade

Antes de tudo, vale ressaltar que não basta simplesmente escolher qualquer instituição de ensino e esperar uma boa formação. É preciso escolher aquela faculdade que vai proporcionar uma infraestrutura de qualidade, apoio pedagógico e possibilidade de contatar a secretaria ou tutores por meio do portal de estudos.

Mesmo não sendo ensino presencial, os cursos de EAD passam por uma avaliação do Ministério da Educação (MEC) para que tenham autorização de funcionamento. Inclusive, você pode conversar com alguns ex-alunos para entender como foi a experiência deles e se é uma boa opção para o que você deseja com a faculdade.

Sabe onde você encontra tudo isso e muito mais? Aqui na Anhanguera! Temos duas modalidades EAD para atender às demandas dos nossos estudantes. São elas:

  • semipresencial: o aluno comparece ao campus uma vez por semana, em que pode aproveitar para utilizar os benefícios da infraestrutura física;
  • 100% EAD: todas as aulas são feitas digitalmente. Só é preciso ir ao polo duas vezes por semestre, para realizar as provas. Da mesma forma, os estudantes podem comparecer ao campus sempre que quiserem.

Certifique-se da estrutura oferecida pela instituição

Vimos um pouco que uma faculdade de qualidade é aquela que investe na infraestrutura — seja ela presencial, seja de EAD. É preciso ter em mente que, no ensino à distância, as salas de aula são os portais do aluno. Além disso, o acesso rápido e descomplicado aos professores é essencial.

A Anhanguera destaca-se nesse quesito! Por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e do Portal do Aluno, há toda uma infraestrutura online para os estudantes. Eles podem ter acesso a livros da biblioteca, suporte de tutores e o melhor de tudo: um conteúdo interativo e atualizado, ideal para complementar o seu aprendizado. Isso significa que eles saem mais que prontos para enfrentar os desafios do mercado e da profissão escolhida!

Entenda a dinâmica do curso

A faculdade EAD vai fazer o possível para facilitar a vida de seus estudantes. Para isso, disponibiliza as aulas e os materiais complementares para que tenham contato no momento em que bem entenderem. Ainda assim, as instituições costumam ter algumas diferenças: algumas trabalham com semestres, enquanto outras vão liberando matérias por bimestres ou trimestres.

De toda forma, quando você dedica um momento do seu dia, mesmo que pequeno, aos estudos, não fica atrasado ou perde o ritmo. Assim que descobrir como funciona essa dinâmica do curso, basta montar um cronograma bem simples para direcionar seu foco e gerir melhor seu tempo — o que nos leva ao próximo tópico.

Crie uma rotina de estudos

Algo que muitos formados em EAD vão aconselhar é sobre a rotina de estudos durante a graduação. Tenha em mente que, no presencial, indiretamente terão professores e colegas cobrando a sua participação nas aulas e o envolvimento nos trabalhos. Nas plataformas digitais, essa não será a sua realidade — mas, na verdade, isso é uma excelente oportunidade para desenvolver autonomia e responsabilidade.

Com a flexibilidade que terá, pode encaixar os seus estudos no seu tempo, em vez de seguir o cronograma estipulado pela faculdade. Dessa forma, é possível investir mais no aprendizado das disciplinas com as quais tem mais dificuldade, por exemplo, em detrimentos das que considera mais fáceis.

Para fazer um plano de estudo para faculdade EAD, a rotina surge como seu norte. Ela vai abrir a sua mente para que você veja os espaços que tem para cada função (dedicação à faculdade, trabalho, descanso etc.) e poder aproveitá-los melhor. Nesse sentido, a sensação de que as 24 horas do dia são pouco para todos seus afazeres é minimizada. O controle é todo seu!

Use métodos de organização específicos

Agora que você sabe como se organizar para estudar à distância, vale também conhecer alguns métodos de organização para potencializar seus planos. Nesse sentido, dois deles podem ajudar bastante, de formas diferentes:

  • mapas mentais: para entender melhor os conteúdos, fazer uma ligação lógica entre eles é essencial. Nessa técnica, você escolhe a palavra-chave do assunto e elenca termos relacionados e que os justificam. É possível usar destaques visuais, como cores e formas, para favorecer o aprendizado;
  • método Pomodoro: se o seu problema é foco, essa técnica é ideal. Com ela, você se dedica aos estudos por 25 minutos ininterruptamente, tirando uma folga de 5 minutos em seguida. Após 4 “pomodoros”, tenha um descanso maior, de meia hora.

Encontre um espaço que vai facilitar a concentração

Ainda que você possa acessar a plataforma de aprendizado no celular enquanto volta de ônibus do trabalho, sabemos que esse não é o melhor cenário. Por isso, sempre que possível, recorra a um local de estudos especialmente equipado. Certifique-se de que será silencioso, com os materiais de que precisa ao seu alcance e sem interrupções.

Como é uma faculdade digital, e todas as suas interações serão pela internet, verifique também se a conexão está boa. Ninguém merece começar aquela videoaula com um professor incrível e ela travar na metade, não é mesmo?

Também é interessante deixar um caderno de anotações de lado, para que você escreva os pontos mais importantes dos conteúdos. Essa prática facilita bastante quando chegar o momento de revisar o que foi estudado, uma vez que você terá resumido tudo em suas palavras e com seu entendimento.

Com os passos listados neste post, você aprendeu como é estudar à distância e que, na verdade, é bem tranquilo, certo? Lembre-se de que esse será o momento oportuno para investir na sua educação, sem deixar de lado outras prioridades, como o trabalho e os momentos com a família. Conte também com o apoio de uma faculdade de excelência e compromissada com sua formação!

Se é isso que você deseja para potencializar seu sucesso profissional, venha conhecer as ofertas de cursos de EAD da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.