Como é a prova do Vestibular? Leia e entenda

como é a prova do vestibular

Se o seu sonho é começar uma faculdade, é importante entender como é a prova do vestibular. Saber como funciona o exame e como ele é aplicado vai evitar a tensão na hora de resolver as questões.

Sem contar que, ao saber o que você vai encontrar na hora da prova, dá para se preparar melhor e conseguir os primeiros lugares.

Então, se está em busca dessa informação, veio ao lugar certo. Nós, da Anhanguera, preparamos um post que explica os principais aspectos dos diferentes tipos de prova de vestibular. Confira!

Depende do vestibular

A prova do vestibular não é igual em todas as instituições de ensino. Enquanto algumas adotam a prova presencial, outras aproveitam os benefícios da tecnologia para aplicar o vestibular online.

Vestibular presencial

No exame presencial, o aluno precisa comparecer em dias e locais específicos determinados e faz a prova em uma sala com outros candidatos. Nesse formato, é essencial não se atrasar, pois as organizadoras são rígidas e fecham o portão no horário que foi estipulado no edital.

Desse modo, caso você vá fazer a prova em um bairro mais distante, a dica é checar quanto tempo leva para chegar de carro ou de transporte público. Com isso, não corre o risco de perder a prova por conta de algum atraso.

Vestibular online

Tem ainda um jeito que oferece mais comodidade ao aluno e até mais seguro por conta da pandemia da Covid-19: a prova online. Você faz o vestibular do seu notebook ou tablet, basta ter uma conexão de internet.

Aqui na Anhanguera, adotamos o modelo digital para o vestibular: assim, você só precisa agendar o melhor dia e horário para fazer a prova. Com o vestibular agendado, você tem mais flexibilidade e não precisa se deslocar até o local do exame.

Varia de acordo com o formato da prova

Quer saber como é a prova do vestibular? Bem, independentemente de ser presencial ou online, saiba que os formatos de exame podem ser diferentes. Então, o que o candidato pode encontrar? Veja abaixo.

Múltipla escolha

A maioria das organizadoras e instituições de ensino utiliza a prova de múltipla escolha, que são as questões em forma de teste. Com isso, você se depara com uma pergunta e precisa assinalar uma resposta entre 4 ou 5 alternativas.

Perguntas discursivas

Há alguns vestibulares, que além das questões objetivas, trazem ainda as perguntas discursivas. Nesse caso, não há alternativas: o candidato precisa responder escrevendo o que foi perguntado.

Geralmente, esse tipo de prova aparece como uma segunda etapa e é aplicado àqueles que conseguiram um bom aproveitamento na primeira etapa, que são as questões de múltipla escolha.

Redação

Temos que comentar também sobre a prova de redação, que aparece em grande parte dos vestibulares. Saiba que não é um bicho de sete cabeças. Basta se preparar bem e se concentrar para entender o que está sendo pedido.

Você terá textos de apoio e vai desenvolver uma dissertação argumentativa, ou seja, que defenda um ponto de vista e apresente alguma solução para um determinado problema.

Então, é só controlar o nervosismo e botar suas ideias no papel, fazendo um rascunho. Coloque tudo o que você sabe e pensa sobre aquele assunto, estruturando a redação do vestibular em introdução, desenvolvimento e conclusão.

É importante ser conciso, quer dizer, não ficar enchendo linguiça e revisar direitinho o que escreveu antes de entregar. Assim, você evita erros ortográficos e de português.

Muda de acordo com a instituição de ensino

Se você tem dúvidas sobre o vestibular, tenha em mente que essa prova também muda de acordo com cada instituição de ensino.

Por isso, é tão importante ler o edital do exame com atenção: o documento vai trazer em detalhes como é a prova, o que estudar para o vestibular, dia e horário do exame, número e estilo das questões.

Para que você não fique muito perdido, procure na internet por provas anteriores para que fique mais familiarizado.

Independentemente de como é o vestibular, priorize faculdades com boa infraestrutura, como a Anhanguera: você terá professores com vivência acadêmica e profissional, além de uma grade curricular completa e atualizada.

Temos ainda diferentes opções de cursos em várias modalidades de ensino para que você encontre a que mais se encaixe com seu perfil e rotina.

Demanda preparação de qualquer forma

As provas do vestibular podem variar, com diferentes formatos de questões e maneiras de aplicação. Contudo todas exigem que você se prepare bem. Afinal, você vai ingressar no ensino superior, dando o primeiro passo para sua carreira.

Acompanhe a seguir algumas dicas para se dar bem no exame.

Tenha foco em atualidades

Muitos alunos ficam concentrados apenas nas matérias dos livros e das apostilas, mas é preciso estudar também atualidades. Como? Basta ficar por dentro do noticiário nacional e internacional.

Com isso, você fica mais preparado para resolver as questões, que podem trazer temas atuais, e para fazer a redação.

Faça um cronograma de estudos

O tempo é curto para dar conta de tanto conteúdo, não é? A estratégia é criar uma rotina de estudos com um cronograma. Você separa, em cada dia, as matérias que você precisa estudar. Deixe ainda um período para treinar a redação e para revisar os assuntos.

Aproveite os cursos pré-vestibulares gratuitos

Sabemos como o orçamento é apertado para conseguir estudar para o vestibular. Mas você pode aproveitar as opções de curso pré-vestibular gratuito, que são online. São plataformas que trazem o conteúdo cobrado no vestibular de um jeito interativo.

Tem ainda diversos canais do YouTube que trazem videoaulas dinâmicas, voltadas especialmente para quem precisa estudar as matérias cobradas nessa prova.

Comece a se preparar para o ensino superior!

Agora você já viu como é a prova do vestibular e que precisa se planejar para estudar bastante. A dica é sempre optar por faculdades de referência, a Anhanguera, para que você receba uma formação voltada para os desafios do mercado.

Fica complicado estudar porque você tem um emprego e a rotina é agitada? Descubra como conciliar trabalho e estudo com 6 dicas que preparamos para você. Não perca!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content