Como é a faculdade de Direito, na prática? Descubra aqui!

como é a faculdade de direito

Saber como é a faculdade de Direito é uma dúvida bastante comum entre as pessoas que se interessam por essa graduação. Mas, afinal, como é a rotina de estudos? Será que o Direito é uma faculdade difícil? Como são as aulas?

Podemos ir atrás das respostas, conhecendo um pouco mais sobre o curso de Direito. Mesmo em diferentes instituições de ensino, a graduação tem pontos em comum, que ajudam a entender as características e a dinâmica da formação.

Neste conteúdo, explicamos como funciona o dia a dia do aluno de Direito. Continue a leitura para saber se você se identifica com a rotina de estudos e escolha a faculdade certa para o seu perfil.

Como é a rotina de estudos de Direito?

A faculdade de Direito é composta por aulas presenciais, em que o aluno comparece à instituição de ensino durante a semana. A rotina da faculdade de Direito inclui leituras, exercícios com questões de prova e atividades práticas, como assistir a audiências judiciais e redigir os documentos jurídicos. Veja detalhes a seguir.

O primeiro ano de faculdade

Como vemos no conteúdo completo com tudo sobre Direito, o curso prioriza os assuntos de Ciências Sociais e introdução no começo da graduação. Fundamentos Históricos e Introdução ao Estudo do Direito, Filosofia e Sociologia do Direito e Psicologia Aplicada ao Direito são exemplos de disciplinas dessa fase.

Nesse comecinho de faculdade, você terá uma rotina de estudos um pouco diferente do restante da graduação. As revisões e as atividades práticas estarão mais voltadas para leituras, redação sobre os temas em debate e diálogos em sala de aula. Com isso, desenvolve-se a capacidade reflexiva e crítica que será útil durante toda a graduação.

A rotina de estudos ao longo da graduação

Nos períodos seguintes, quando são inseridas as principais matérias de Direito, como Direito Civil, Direito Penal e Direito Tributário, a rotina muda bastante. O estudo passa a ter uma divisão mais clara entre tarefas que você usará para entender a matéria (aulas, leituras, grupos de estudos e autoexplicação) e tarefas para memorizar e reconhecer padrões (questões de provas, resumos, mapas mentais etc.).

Em livros como “Aprendendo Inteligência: Manual de instruções do cérebro para estudantes em geral” de Pierluigi Piazzi, vemos que, quanto maior for a sua dedicação de estudar um pouco todos os dias, melhor será o seu desempenho nas provas e demais avaliações. Por isso, montar o cronograma de estudos para Direito é um passo importante.

Aulas práticas

Nos últimos anos, você terá aulas práticas, que podem acontecer em sala de aula ou nos laboratórios de informática. Nelas, simulamos atividades dos escritórios de advocacia, redigindo medidas legais, aprendendo a acompanhar processos pela internet, pesquisando decisões judiciais consolidadas etc.

Estágio curricular

Já o estágio de Direito obrigatório é realizado no núcleo de prática jurídica da faculdade. Essa estrutura é como um escritório real e frequentemente trabalha com o atendimento para a comunidade. Nela, você vai cumprir as horas de estágio — que fazem parte da grade curricular do curso de Direito, em áreas como Direito do Trabalho, Direito Civil e Direito Criminal.

É uma atividade que acontece cerca de uma vez por semana e não toma muitas horas. Lá você realiza os atendimentos e redige medidas legais. Além disso, obtém o reconhecimento das audiências judiciais — que precisam ser observadas durante essa fase da graduação.

Trabalho de conclusão de curso (TCC)

Você também precisa escolher um tema para realizar uma pesquisa acadêmica. Mas não se preocupe, porque você receberá a orientação de um professor da disciplina escolhida, que vai acompanhar todo o processo até a apresentação.

Estágio facultativo

Alguns alunos buscam os estágios facultativos. Esses se aproximam mais dos empregos tradicionais, sendo realizados em escritórios, repartições públicas e empresas, com jornada de trabalho e remuneração. Aqui na Anhanguera, você pode pesquisar oportunidades no portal exclusivo: o Canal Conecta.

Atividades complementares

Outra exigência são as horas de atividades complementares, como palestras, estágios facultativos, eventos e cursos livres. Boa parte delas pode ser realizada online, e não é difícil atingir o total exigido para se formar.

Exame da OAB

No último ano, os alunos já podem realizar o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A prova é uma condição para fazer a inscrição de advogado e poder exercer a profissão depois de formado, embora não faça parte da grade curricular do curso.

Devido a tantas atividades, o curso de Direito é um dos mais completos e tem duração de 5 anos. É um investimento que vale a pena, porque você terá uma preparação teórica e prática de alto nível para diversas carreiras, como advogado, gerente de departamento jurídico, juiz, promotor e analista.

Como é a relação dos estudantes com os professores de Direito?

Muito de como é a faculdade de Direito depende dos professores que você encontrará durante a graduação. Na prática, eles não se limitam às aulas expositivas, mas realizam inúmeras atividades:

  • tirar dúvidas;
  • indicar os principais livros para estudantes de Direito;
  • orientar sobre as formas de estudar um conteúdo;
  • abordar questões e casos práticos;
  • propor discussões em sala de aula.

Você terá contato com professores nas aulas na faculdade de Direito, nos estágios curriculares, nas aulas práticas e na orientação do TCC. Logo, haverá diversos momentos de interação, com objetivos diferentes ao longo do curso.

Como são as provas na faculdade de Direito?

As provas da faculdade variam bastante entre as disciplinas. Um modelo bastante adotado é você responder a questões de múltipla escolha ou discursivas com a possibilidade de consultar o Vade Mecum — que é um livro com as principais leis.

No entanto, a metodologia varia de uma instituição de ensino para outra. Na prática, várias tarefas podem ser pontuadas, como peças jurídicas, trabalhos acadêmicos, atividades de grupo e apresentações em aula. Igualmente, a consulta à legislação não é obrigatória, e algumas provas podem dispensar o Vade Mecum.

Em comparação com o ensino médio, os modelos adotados se assemelham mais às avaliações de Ciências Humanas. É muito comum também que você tenha que resolver casos jurídicos durante a prova, propondo as medidas legais cabíveis conforme a situação apresentada pela questão.

A faculdade de Direito é muito difícil?

O jeito como é a faculdade de Direito não a torna difícil, mas favorece alunos que gostam de leitura, argumentação e reflexão sobre questões jurídicas e sociais. Quem é organizado consegue reduzir a quantidade de trabalho, estudando um pouco por dia, em vez de deixar a matéria acumular para as provas.

Essas características podem ser desenvolvidas ao longo da graduação, e você terá diversas oportunidades de fazer isso. Aqui na Anhanguera, por exemplo, temos a Aula Destaque, em que você aprende com profissionais que já trilharam um caminho de sucesso e pode se inspirar para desenvolver o perfil para área jurídica.

Outra vantagem exclusiva dos nossos alunos são as Trilhas de carreira. Nelas, você desenvolve características para o mercado de trabalho de hoje, como Tecnologia, Direito Digital e Propriedade Intelectual, Coaching e Liderança e Gestão de Projetos.

Além disso, durante a faculdade, você contará com o apoio dos nossos professores. Entre eles, temos mestres, doutores, especialistas, advogados e servidores públicos, que apresentam diferentes perspectivas sobre o mercado jurídico, orientação e inspiração para escolher a profissão que mais se encaixe com as suas características.

Faça Direito na Anhanguera!

Por isso, agora que já sabe como é a faculdade de Direito, você pode contar com a gente para ter acesso a um curso de qualidade e superar todas as etapas para conquistar o seu diploma. Logo, é a hora de se graduar e mudar de vida.

Gostou da rotina da faculdade de Direito? Inscreva-se agora mesmo no vestibular online e inicie os seus estudos na Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 65

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados