7 livros para estudantes de Direito que você vai conhecer

livros para estudantes de direito

Se você sonha em fazer o curso de Direito deve saber que a leitura é uma das habilidades mais praticadas nessa área. Desde a faculdade, a carga de conteúdo é alta, e muitos livros para estudantes de Direito acabam se tornando grandes companheiros dessa jornada.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=de1fe06d-b96c-4b3b-b5d4-e4b04211a1dd]

Ou seja, mesmo quem não cultiva o hábito de ler por prazer precisa incluir a atividade na rotina. Além de aprender temas específicos, essa é uma ótima oportunidade de melhorar as capacidades de compreensão, argumentação e escrita.

Você sabe quais são os títulos que não podem passar despercebidos pelos advogados e seus colegas de profissão? A gente conta para você! Confira a seguir.

Vade Mecum

Essa é considerada a “Bíblia” dos estudantes e profissionais formados em Direito. Não por acaso, a tradução do latim de “vade mecum” é “vai comigo”. Basta observar a entrada de uma faculdade para perceber que esse é realmente o livro mais carregado pelos alunos da área.

Isso acontece porque o seu conteúdo são as leis brasileiras, o que significa o principal objeto de estudo de quem pretende seguir essa carreira. Na realidade, existem diferentes versões de Vade Mecum, principalmente aquelas especializadas em vertentes específicas — como Direito Penal ou Administrativo.

Por isso, esse é um livro que não pode faltar de jeito nenhum no cronograma de estudos na área de Direito. Vale a pena investir na versão completa, mas pode ser que, no futuro, seja mais prático ter opções menores referentes às suas principais áreas de atuação.

Teoria da Norma Jurídica

A obra de Norberto Bobbio é um grande clássico e está entre os principais livros do Direito. Seu objetivo é explicar como as normas jurídicas são fundamentadas e como funcionam na organização da sociedade. O autor traz uma filosofia positiva, que defende o conhecimento científico e a aplicação da ética.

Essa é uma indicação bastante comum no início do curso, pois ajuda a criar uma base de conceitos para as matérias de Direito que vão ser estudadas durante toda a formação. A estrutura pragmática contribui para a informação do leitor como uma verdadeira ferramenta de estudo.

Dos Delitos e das Penas

Mais um título de origem italiana, assim como a indicação anterior. “Dos Delitos e das Penas” foi escrito por Cesare Beccaria, revolucionando as ideias da época (ainda no século XVIII) de que as penas serviam como vingança.

A grande contribuição do estudioso foi trazer razão e sentimento para o mundo jurídico, principalmente para evitar a prática de crimes secretos e de outras ocorrências que eram comuns — como a tortura. Cesare procurava maior equilíbrio ou justiça para os delitos que tinham sanções desproporcionais.

O livro influenciou a legislação de muitos países, especialmente no sentido de reformular as penas para que elas servissem apenas como uma sanção e não como um castigo para o resto da vida. Além disso, defendia que a prevenção dos crimes deveria ser um objetivo muito maior do que a punição.

Esse é de fato um conteúdo cheio de referências relevantes para os estudantes de Direito e pessoas que se interessam pelo universo histórico, social e jurídico.

O que é uma Constituição?

Ferdinand Lassalle foi um político e escritor alemão, que inclusive conviveu com Karl Marx na Revolução Prussiana. Sua grande causa era defender a democracia, sendo um dos precursores do pensamento social-democrata.

As principais publicações de Lassalle foram focadas na definição do conceito de Constituição. Suas obras “O que é uma Constituição?” e “A Essência da Constituição” serviram como base para o desenvolvimento do Direito Constitucional, que é uma das vertentes da área e matéria que compõe a graduação.

Vigiar e Punir

Michel Foucault foi um dos ilustres filósofos franceses, além de historiador e teórico social. Suas ideias influenciaram acadêmicos e também os movimentos sociais, perpetuando até os dias de hoje.

“Vigiar e Punir” talvez seja a sua obra de maior relevância e chama atenção por fazer uma análise dos sistemas penais reproduzidos no mundo ocidental, considerando a prisão como principal tipo de sanção para os crimes.

Como o título indica, o foco está nos processos de vigilância e de punição em diferentes contextos (prisões, instituições de ensino, hospitais etc.).

É um ótimo livro para ler ao iniciar os estudos sobre Direito Penal, pois tem muita relação com essa área e vai oferecer um embasamento diferenciado para o estudante.

O Processo

Nem só de livros estritamente jurídicos precisam viver os estudantes de Direito. A temática faz parte de outras obras literárias e muito interessantes, que conciliam o aprendizado sobre o assunto com entretenimento.

Franz Kafka escreveu um bom exemplo disso. “O Processo” conta a história de um personagem que é preso sem saber o real motivo. Josef é processado por um crime sem grandes especificações, e sua jornada é descrita pelo autor ao longo das páginas.

Apesar de ter aproximadamente 100 anos da sua publicação, podemos dizer que o livro ainda pode ser considerado atual pelos questionamentos que apresenta. Mesmo sendo uma ficção, conseguimos refletir sobre o ordenamento jurídico e os aspectos da nossa sociedade.

Cartas a um Jovem Advogado

Imagine receber correspondências com os pensamentos de um profissional que tem na bagagem muitos anos de experiência na sua área de atuação. Esse é o intuito de Francisco Müssnich para os seus leitores.

A publicação é bastante recente e pode ajudar muitos jovens interessados em exercer a advocacia, mas ainda têm dúvidas sobre a carreira. Temas como os desafios e as possibilidades da profissão são apresentados pelo autor, que é um advogado de sucesso e muito renomado no Brasil.

Pronto para iniciar sua graduação em Direito?

Enfim, agora você já conhece vários livros para estudantes de Direito, certo? Se pretende seguir mesmo essa carreira, não deixe de dedicar um pouco do seu tempo à leitura. Além disso, valorize as faculdades que se preocupam com o acesso desses materiais! Aqui na Anhanguera, temos a parceria com a Saraiva para beneficiar todos os nossos alunos.

Que tal conhecer o nosso curso? Aproveite a oportunidade de fazer uma formação de qualidade e de construir uma trajetória bem-sucedida como advogado ou qualquer outro segmento jurídico. Faça sua inscrição no nosso vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados