Cirurgia Odontológica: o que é preciso para atuar na área?

cirurgia odontológica

Quem faz o curso de Odontologia na faculdade sai pronto para se especializar em alguma área dentro da carreira. Um dos setores que mais têm demandado profissionais atualmente é o de Cirurgia Odontológica.

Antes de optar pela profissão, é muito importante saber quais são as habilidades necessárias para atuar em cada cargo no mercado de trabalho. A graduação tem uma abordagem humanista, mas, ao mesmo tempo, o dentista deve ser analítico e sempre se manter atualizado das inovações de sua área de atuação.

Quer saber o que é Cirurgia Odontológica e o que é preciso para atuar nesse setor? Acompanhe a seguir e confira!

O que é Cirurgia Odontológica?

A Cirurgia Odontológica é uma especialidade dentro da Odontologia que aborda o estudo das diferentes intervenções manuais feitas com o auxílio de equipamentos cirúrgicos. Existem diversos tipos de cirurgias que podem ser realizadas na cavidade bucal, e muitas delas são diagnosticadas com o intuito de reabilitar a saúde bucal ou prevenir pioras no quadro dos pacientes.

Em geral, grande parte das cirurgias são feitas no próprio consultório odontológico e podem ser manipuladas de forma cotidiana e sem risco. A recuperação também tende a ser mais rápida e sem grandes complicações. No entanto, não é todo dentista que pode realizar cirurgias odontológicas, tendo em vista que o trabalho requer especialização e bastante conhecimento.

Antes de tomar a decisão pela carreira, é imprescindível conhecer as variadas áreas que o dentista pode exercer para descobrir a área de atuação ideal para o seu perfil profissional. Quem se especializa em Cirurgia Odontológica deve estudar de maneira mais aprofundada as técnicas de tratamento e de reabilitação em pacientes.

Como cirurgião-dentista, você pode trabalhar em clínicas e em hospitais particulares ou públicos, ou ainda abrir o seu próprio consultório. Além das atividades clínicas, é possível se dedicar à pesquisa e contribuir com estudos relacionados ao setor cirúrgico.

Como é a rotina do cirurgião-dentista?

A rotina em um consultório odontológico costuma ser recheada de atividades. Isso se intensifica ainda mais quando o dentista é especializado em Cirurgia Odontológica. Além da administração, é preciso se preocupar, por exemplo, com a conservação e a manutenção dos equipamentos utilizados nos tratamentos bucais.

As equipes, sobretudo em hospitais e em grandes clínicas, são de caráter multidisciplinar e atuam em conjunto no ambiente profissional. Por isso, saber trabalhar bem com outras pessoas é um diferencial importante para a carreira.

Os tratamentos nem sempre são complexos, uma vez que muitos pacientes procuram os serviços odontológicos visando a prevenção. Também é comum no dia a dia a realização de exames e de diagnósticos em pacientes.

O fundamental é ter um bom relacionamento com a equipe, saber conversar e participar das reuniões clínicas para estar sempre aprendendo com os colegas de profissão. Para entender tudo sobre Odontologia, o dentista deve buscar o networking e também se dedicar no aprofundamento de assuntos e de estudos relacionados à sua área.

É preciso fazer especialização para atuar como dentista cirurgião?

Para se tornar um profissional de Cirurgia Odontológica, é preciso cursar Odontologia em uma faculdade autorizada pelo Ministério da Educação (MEC). Em uma graduação de excelência, o aluno pode contar com boa metodologia, corpo docente qualificado e uma infraestrutura que contemple os objetivos do curso.

É importante que a instituição de ensino ofereça um ambiente completo para as atividades práticas, disponibilizando laboratórios de qualidade. As matérias de Odontologia geralmente são específicas, abordando os campos de estudo possíveis para o dentista seguir carreira.

Veja a seguir quais são as principais disciplinas da grade curricular de Odontologia:

  • Cirurgia e Traumatologia;
  • Anatomia Humana;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Imune e Hematológico;
  • Psicologia Aplicada à Saúde;
  • Odontologia Morfofuncional do Ecossistema Bucal;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar, Locomotor e Reprodutor;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Digestório, Endócrino e Renal.

Após obter o diploma de nível superior, o dentista pode seguir os estudos e se especializar na área de Cirurgia Odontológica para se tornar um cirurgião qualificado. Quem deseja aumentar as chances de empregabilidade após a formação acadêmica deve buscar por uma faculdade de renome para fazer a graduação.

Aqui na Anhanguera, o currículo do curso é voltado para o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais, em que os estudantes alcançam uma formação integral para ingressar no mercado de trabalho de Odontologia. Ao menos 20% da grade curricular é reservada para a realização de estágio obrigatório, permitindo o aprofundamento nas atividades práticas que são tão comuns no dia a dia do profissional.

Além de tudo isso, ofereceremos apoio personalizado em todas as etapas do processo de aprendizagem e contamos com um sistema de ensino que prepara o estudante para a profissão, de um jeito dinâmico e interativo. Com os diferenciais Anhanguera, você tem a garantia de estar investindo em uma faculdade completa e de qualidade!

Qual é a média salarial do profissional cirurgião-dentista?

Um cirurgião-dentista ganha hoje uma média de R$ 3.782,59* para uma jornada de trabalho de 33 horas semanais. Os rendimentos podem se elevar a depender de especializações, tempo de experiência e qualificação apresentada pelo dentista.

O profissional conta com uma série de funções na rotina de trabalho, devendo:

  • estabelecer diagnóstico e prognóstico;
  • acompanhar adequadamente os pacientes nas intervenções cirúrgicas;
  • planejar tratamentos clínicos e cirúrgicos;
  • realizar diferentes procedimentos odontológicos;
  • administrar o local e as condições de trabalho;
  • aplicar métodos de prevenção e promoção de saúde;
  • desenvolver estudos e pesquisas na área de atuação.

Os cargos em Cirurgia Odontológica estão em alta no mercado de trabalho, oferecendo bons salários e planos de progressão de carreira. Os setores que melhor pagam os cirurgiões-dentistas são clínicas de apoio à gestão de saúde, hospitais com atividades de atendimento em pronto-socorro, unidades hospitalares de urgência e instituições públicas em geral.

Para se diferenciar e conseguir ganhar dinheiro com a Odontologia, é fundamental continuar se atualizando e buscar sempre por mais conhecimento. Investir em uma especialização e capacitação após o diploma é um passo essencial para continuar crescendo enquanto profissional.

Prepare-se para alcançar o sucesso como dentista!

Agora que você já sabe como atuar em Cirurgia Odontológica e o que é preciso para se tornar um dentista de qualidade, tenha em mente que a escolha da faculdade deve ser feita de forma cautelosa. Pense que é o seu futuro que está em jogo, e contar com uma instituição de ensino de excelência no currículo faz toda a diferença na sua história!

Não vai ficar de fora dessa, não é? Aproveite e inscreva-se agora mesmo no vestibular da Anhanguera para garantir a sua vaga em Odontologia!

* Sujeito a alterações.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content