Como está o mercado de trabalho de Odontologia hoje?

odontologia mercado de trabalho

Tem vontade de atuar como dentista, mas não sabe como está o mercado de trabalho da Odontologia? Trabalhar focado nos cuidados de saúde bucal oferece diversas oportunidades no setor público e privado. Sem contar ser possível direcionar a carreira para diferentes especializações e encontrar uma área que tem tudo a ver com seu perfil.

O curso de Odontologia vai garantir seu sucesso profissional. Quer saber como? Não perca o post que, nós, da Anhanguera, preparamos para você e entenda melhor por que optar pela formação de dentista é a melhor escolha para o seu futuro!

Como anda o mercado de trabalho da Odontologia?

Considerada uma das melhores profissões na área da saúde, a Odontologia tem bastante destaque, e isso é reflexo de diversos fatores, como:

  • conscientização maior da população acerca da importância dos cuidados preventivos de saúde bucal. Assim, muita gente passa a se preocupar com a prevenção, realizando as consultas regulares com o dentista;
  • desenvolvimento tecnológico na área, o que aumentou a variedade de tratamentos, propiciando procedimentos rápidos, mais confortáveis para o paciente e com resultados melhores;
  • aumento da procura, por homens e mulheres, por tratamentos estéticos para ter um sorriso bonito e um rosto mais harmônico. Com isso, os dentistas que trabalham com aparelhos ortodônticos, implantes dentários, facetas de porcelana e lentes de contato dental conseguem uma boa demanda de pacientes.

É importante saber que, além da atuação em consultório ou em clínicas próprias, ideal para quem tem o perfil empreendedor, é possível trabalhar também em:

  • empresas, realizando atendimento dos funcionários e programas de prevenção de saúde bucal;
  • escolas, com a coordenação de campanhas preventivas para crianças e adolescentes;
  • setor público, em postos de saúde, unidades de pronto atendimento, hospitais e até secretarias, atuando com o planejamento de políticas públicas de saúde;
  • indústrias de equipamentos e materiais odontológicos, participando de pesquisas, acompanhamento de testes ou prestando consultoria.

Assim, quando o dentista procura vagas nos melhores portais, como o nosso Canal Conecta, encontra diferentes opções de emprego. Quem preferir pode se dedicar à área pública, estudando firme nos concursos para obter as primeiras colocações e conquistar uma carreira com estabilidade.

Quais são as áreas da Odontologia?

Quando se fala em Odontologia e mercado de trabalho, é interessante notar que, além da possibilidade de trabalhar em diferentes locais, dá para escolher a especialidade que mais combina com você.

Quando terminar a graduação, já pode trabalhar na Odontologia Clínica. Só que, caso queira expandir sua atuação, há diversas opções de áreas:

  • Odontopediatria — atendimento de bebês, crianças e adolescentes;
  • Odontogeriatria — atendimento de idosos;
  • Ortodontia — tratamentos com os aparelhos ortodônticos;
  • Implantodontia — área voltada para os procedimentos com implantes dentários;
  • Endodontia — trabalha com as estruturas mais internas dos dentes, como o tratamento de canal;
  • Odontologia Estética — segmento voltado para procedimentos como clareamento dental, colocação de facetas de porcelana e outros;
  • Periodontia — trabalha com as gengivas e outras estruturas de sustentação do dente;
  • Cirurgia e Traumatologia — área que faz cirurgias mais complexas, realizadas em ambiente hospitalar, para situações de traumas na face e nos ossos do crânio.

Afinal, o que faz um dentista?

Se você busca saber tudo sobre Odontologia, entenda que o dentista é o profissional responsável por diferentes atividades que envolvem a saúde e a estética da boca. Dessa maneira, entre suas atribuições, que podem variar de acordo com a especialidade, estão:

  • avaliação bucal para fazer o diagnóstico;
  • realização de exames de imagem, como radiografias;
  • limpeza dos dentes (a chamada profilaxia);
  • aplicação de flúor;
  • raspagem para a retirada de placa bacteriana e tártaro;
  • planejamento dos tratamentos;
  • realização de cirurgias;
  • extração de dentes;
  • restauração e obturação dentária;
  • instalação de próteses e de implantes;
  • orientação quanto às medidas de prevenção de saúde bucal, como de que maneira realizar a escovação correta.

Qual é a média de remuneração na carreira?

Animado para fazer o vestibular de Odontologia? Então, apostamos que tem curiosidade para saber os ganhos dessa carreira. É importante entender que pode haver uma variação grande dependendo da região de atuação, público atendido, experiência do profissional e especialidade escolhida.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=0055e4f0-01a4-440b-a0c6-9fde3c04b404]

Mas, para ter uma ideia, segundo o site Salário, que traz informações atualizadas do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e do eSocial, a média salarial do dentista recém-formado é de R$ 4.201,95* para uma jornada de trabalho de 34 horas semanais.

Como se destacar no mercado de Odontologia?

Gostou de saber como o mercado de Odontologia é promissor? Mas, então, como se destacar e conseguir brilhar ainda mais na carreira? Confira as nossas dicas!

Escolha uma faculdade de qualidade

O primeiro e mais importante passo para quem tem o sonho de ser dentista é escolher uma faculdade de referência. Aqui na Anhanguera, nosso curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e conta com uma estrutura completa para que você saia preparado para os desafios da carreira.

Contamos com professores qualificados, com vivência acadêmica e experiência de mercado, laboratórios e clínicas modernos, grade curricular que une teoria, prática e as últimas tendências do setor.

E se sua dúvida é quanto custa a faculdade de Odontologia, saiba que, na Anhanguera, aceitamos financiamentos estudantis e oferecemos bolsas para que você possa estudar sem ficar preocupado com as mensalidades. Além disso, temos parceria com o Creditas, que oferece taxas baixas de juros e até 20 anos para pagar.

Desenvolva as soft skills

Além das habilidades técnicas, é importante desenvolver competências ligadas ao comportamento, como:

  • empatia para oferecer um tratamento humanizado aos pacientes;
  • boa comunicação;
  • trabalho em equipe;
  • capacidade de concentração para trabalhar com estruturas e materiais de dimensões pequenas;
  • flexibilidade para atender diferentes casos clínicos.

Mantenha-se atualizado

Por fim, para construir uma carreira ascendente na área, é fundamental se manter atualizado. Realize cursos complementares, participe de eventos e acompanhe as publicações da sua especialidade.

É que a Odontologia é um setor dinâmico; assim, novas técnicas e equipamentos surgem a todo momento. Para não ficar para trás e atrair mais pacientes, o profissional deve acompanhar essas novidades.

Pronto para a graduação em Odonto na Anhanguera?

Se você quer trabalhar com prevenção, diagnóstico e tratamento de saúde bucal, promovendo a qualidade de vida e a autoestima de seus pacientes, a carreira de dentista é para você. A boa notícia é que o mercado de trabalho na Odontologia permite ter uma atuação de sucesso, independentemente da especialidade que escolher.

Invista no seu futuro profissional: inscreva-se no vestibular da Anhanguera e comece a escrever uma história de sucesso!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados