Onde é possível trabalhar após se formar em Ciências Contábeis?

ciências contábeis vale a pena

A faculdade de Contabilidade oferece possibilidades de estabilidade financeira e crescimento na carreira. Um dos benefícios dessa profissão é que muitas empresas, independentemente do porte, necessitam da ajuda dos contadores. Logo, saber onde trabalhar com Ciências Contábeis é importante para quem deseja seguir na área.

Dependendo dos cargos ocupados, os profissionais devem lidar com questões contratuais, patrimoniais e fiscais, exigindo alto nível de capacitação e atualização.

Neste post, você vai saber onde trabalhar com Ciências Contábeis, incluindo órgãos públicos, empresas privadas e consultoria na área contábil. Assim, conhecerá as funções desempenhadas pelos profissionais em cada setor! ?

Onde é possível trabalhar após se formar em Ciências Contábeis?
O profissional formado em Contabilidade pode atuar em órgãos públicos, empresas privadas, bancos e faculdades. Suas funções nessas áreas envolvem cumprir legislações, gerir finanças, realizar auditorias, fornecer conhecimento e administrar importações e exportações.

Órgãos públicos

Após a conquista do tão sonhado diploma em Ciências Contábeis, você poderá concorrer a diversos cargos no setor público. Vários concursos pedem ensino superior em diferentes áreas, como Ministério Público, Tribunal de Contas, Tribunal Regional do Trabalho, governos, etc.

Se quer saber o que faz o profissional de Ciências Contábeis em órgãos públicos, saiba que ele será responsável por fazer relatórios, analisar dados financeiros, manter as contas em dia, entre outros. Ele deve cumprir com a legislação vigente, já que qualquer irresponsabilidade pode fazê-lo perder o cargo público.

Uma das vantagens de ser funcionário público está na estabilidade profissional depois dos 3 anos de estágio probatório. Ou seja, você não poderá ser exonerado. ?

Empresas privadas de diferentes ramos

Os profissionais de Contabilidade também podem trabalhar em vários locais privados, como escritórios ou empresas. De modo geral, a carreira tem início com um cargo de assistente, podendo evoluir para diferentes funções, de acordo com a capacitação profissional.

Ao trabalhar em uma empresa contábil, os profissionais serão responsáveis por controlar a receita, fornecer orientação detalhada e confiável, calcular os impostos que os clientes precisam pagar e fazer o lançamento de notas.

Também é possível abrir a própria empresa de contabilidade, sendo necessário ter uma boa noção de gestão. Assim, será necessário contratar auxiliares e assistentes, comprar equipamentos, negociar com clientes, fazer o marketing de escritório, etc.

Consultorias da área Contábil

Os profissionais de Contabilidade também podem prestar consultorias da área Contábil. Nesse caso, você será contratado por um escritório que oferece essa atividade ou poderá atuar como autônomo.

Aqui, é importante ter uma especialização e grande bagagem profissional, pois a experiência será essencial para a sua credibilidade. O mercado de trabalho oferece ótimas oportunidades de atuação, o que possibilita a especialização em:

  • comércio exterior;
  • análise financeira;
  • finanças;
  • tributos.

Bancos

Quem se forma em Ciências Contábeis também pode trabalhar em bancos. ?Nesse caso, o seu papel é verificar as contas do banco, sendo uma função fundamental para analisar os bens, como fazer investimentos e controlar o dinheiro que entra e sai.

Logo, bancos necessitam bastante dos conhecimentos dos contadores para analisar seu patrimônio. Os profissionais verificam se as finanças estão em ordem, bem como o pagamento de funcionários.

Eles têm papel fundamental na auditoria, que analisa de modo criterioso as contas da instituição, bem como a controladoria, que realiza essa administração de maneira eficiente.

Auditoria em corporações

Os contadores também são responsáveis por analisar a conta de uma corporação privada, de uma instituição não governamental ou de uma instituição pública. Cabe a eles conferir balanços, dados e registros para garantir que todos estejam corretos, ou seja, que obedecem de modo adequado aos princípios da Contabilidade.

É bom lembrar que existem dois tipos de auditor: o interno e o externo. O primeiro atua para a empresa com foco na prevenção de problemas, mantendo a Contabilidade nos trilhos. Já o segundo é contratado quando há necessidades de ordem superior, assumindo um papel investigativo.

Perícia em negócios

Os contadores também podem trabalhar com perícia, acompanhando todas as operações financeiras de um negócio para se obter dados e informações que possam provar ilegalidades e erros. Essa é uma área em constante expansão, e muitos cursos de Contabilidade já inserem em sua matriz curricular matérias voltadas para esse campo.

Mas lembre-se: não confunda o trabalho dos peritos contábeis com o dos auditores, pois ambos atuam em diferentes circunstâncias. Os primeiros analisam toda a Contabilidade para ter sucesso em processos judiciais.

Já os segundos trabalham, principalmente, em situações de cunho privado que não envolvem a Justiça.

Faculdades

Se você gosta da área de Ciências Contábeis, mas tem o desejo de seguir carreira acadêmica, saiba que é possível unir as duas paixões e ministrar aula sobre a área em faculdades e em cursos técnicos.??‍?

Nesse caso, um curso de especialização ou uma formação complementar em Pedagogia faz toda a diferença. Lembre-se de que, para atuar no ensino superior, é essencial fazer, no mínimo, um mestrado.

Nesse caso, você pode dar aulas de várias matérias que fazem parte da grade curricular de Contabilidade, além de ajudar os estudantes em projetos de pesquisa, extensão ou durante o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Importação em exportação

Que tal expandir o seu horizonte? Uma boa atuação para os profissionais formados em Contabilidade é o trabalho com importação e exportação. Essas transações costumam envolver vários detalhes fiscais, como documentações, taxas e impostos que um contador saberá resolver.

Além disso, nada impede que, no futuro, você atue em outras frentes, como na negociação de compra e venda e no desembaraço aduaneiro. O mais legal dessa possibilidade de trabalho são as oportunidades de contato com pessoas de outros países e a possibilidade de viajar o mundo. ✈️

Se você tinha dúvidas sobre onde trabalhar com Ciências Contábeis, percebeu como os recém-formados encontram várias possibilidades de atuação? Para conquistar as melhores vagas do mercado e ter uma boa remuneração, é fundamental investir na formação superior.

Na Anhanguera, você terá acesso a um ensino de excelência, tendo aulas com um corpo docente formado por professores mestres e doutores experientes. Além disso, temos formas de ingresso facilitadas, infraestrutura de ponta e os alunos ainda conseguem conquistar uma vaga de emprego e estágio com o Canal Conecta, nosso portal de empregabilidade. ?

YouTube video

Agora é com você!

Agora que já sabe onde trabalhar com Ciências Contábeis, saiba que essa profissão está em alta e oferece excelentes oportunidades. Por isso, venha estudar na Anhanguera para ter a melhor formação superior!?

Gostou do conteúdo e quer fazer o curso de Ciências Contábeis na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.