Contabilidade Gerencial: o que é e como atuar na área?

gráficos representando contabilidade gerancial

A Contabilidade Gerencial é um ramo das Ciências Contábeis em que o profissional trabalha com a análise de informações financeiras de uma empresa. A partir desse estudo, consegue ajudar no planejamento de investimentos e de gastos de uma instituição e fornecer dados que auxiliem na tomada de decisões.

Assim, a Contabilidade Gerencial nada mais é do que um ramo do curso de Ciências Contábeis que busca estabelecer melhorias na relação entre custos e lucros. A área já existe desde a metade do século XX, mas, mesmo assim, ainda não é tão conhecida no Brasil.

O trabalho de um profissional da área continua sendo cumprir o objetivo da Contabilidade (controle financeiro e administrativo), porém com uma atuação diferente dentro dos negócios.

Aqui, o profissional visa, a partir de uma análise minuciosa, contribuir com a tomada de decisões e, consequentemente, com o crescimento da empresa. Ficou interessado em saber mais informações sobre esse trabalho? Acompanhe!

O que é Contabilidade Gerencial

Seja na área de administração, seja na área de contabilidade, a gestão financeira de uma empresa ou instituição é uma das partes mais importantes no crescimento do negócio.

Mas, muito além do que fazer a organização do dinheiro, é preciso também pensar estrategicamente sobre investimentos, entender quais pontos precisam ser melhorados e analisar o que está funcionando. É para isso que serve a Contabilidade Gerencial!

Esse ramo das Ciências Contábeis é especializado na análise de dados financeiros visando a tomada de decisões mais certeiras para o futuro de uma empresa.

Afinal, sabendo esse tipo de informação, é possível perceber gastos desnecessários, áreas que precisam de investimento, custos do serviço oferecido, taxa de retorno financeiro de cada setor, entre outras.

A importância do profissional

Com esse trabalho, o contador gerencial contribui para o controle financeiro e a elaboração de estratégias de modo a melhorar a lucratividade ou a eficiência de uma instituição.

É a partir dos números fornecidos e estudados por ele que é possível planejar os próximos passos a serem dados pela empresa, assim como mapear quais são os resultados esperados. Ou seja, a Contabilidade Gerencial traz inúmeros benefícios, pois o planejamento é o primeiro passo para que qualquer negócio consiga prosperar.

Responsabilidades do profissional

O trabalho de um profissional de Contabilidade Gerencial é intenso e, por isso, ele precisa ter perfil analítico e ser muito organizado. Isso porque a rotina dentro da empresa vai exigir muito planejamento e controle.

Entre as principais responsabilidades desse profissional estão:

  • análise de dados financeiros;
  • controle das atividades da empresa;
  • elaboração de relatórios;
  • formulação de estratégias;
  • gestão de investimentos e retornos;
  • organização do sistema gerencial;
  • planejamento fiscal;
  • previsão de fluxo de caixa;
  • reuniões com gerentes.

Ou seja, o dia a dia é bastante cheio, e o trabalho do profissional é muito importante para o funcionamento e o futuro da empresa.

Para se dar bem na área, o contador gerencial deve ser bom em analisar dados, trabalhar com planilhas, entender padrões e lidar com números.

Além disso, é necessário ter boa visão de planejamento e ser um profissional criativo e antenado (já ouviu falar da Contabilidade Digital?), já que, muitas vezes, é responsável pela elaboração de estratégias financeiras.

Com tamanha importância dentro dos negócios, o salário dos profissionais de Ciências Contábeis, inclusive os de Contabilidade Gerencial, estão acima da média brasileira. O valor varia entre R$ 5 mil* e R$ 14 mil*, dependendo da região e da área de atuação.

O mercado de trabalho

A área das Ciências Contábeis é bastante ampla, e o profissional pode trabalhar tanto de forma autônoma quanto contratado por uma empresa.

No setor privado, o contador pode trabalhar em diversos setores e com diferentes funções, sendo a Contabilidade Gerencial uma delas.

Como foi visto, esse ramo das Ciências Contábeis tem bastante importância para o futuro da instituição, por isso é muito requisitado, principalmente por empresas de médio e grande porte.

Além disso, negócios de todos os setores da economia podem ser beneficiados com o trabalho desse profissional, incluindo a esfera governamental.

Trabalhando com Contabilidade Pública, o profissional pode fazer toda a gestão financeira de um órgão, assim como analisar dados a fim de melhorar a eficiência do serviço prestado ao público.

Outra opção para os formados em Ciências Contábeis é atuar como autônomo, em escritório próprio e atendendo diversos clientes.

Trabalhando dessa forma, o leque de oportunidades é ainda maior; afinal, o contador pode atender diferentes tipos de empresas e instituições com a prestação de serviço em Contabilidade Gerencial.

Deu para notar que opções de vagas, serviços e mercado de trabalho não faltam, não é?

Como trabalhar com Contabilidade Gerencial

Se ficou interessado em entrar para o ramo, o primeiro passo é buscar por conhecimento. Para trabalhar como contador, o profissional deve ser formado em Ciências Contábeis e tirar a carteira do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para poder atuar.

Durante o curso, o estudante aprende diversas áreas que envolvem administração e contabilidade e sai preparado para atuar de diferentes formas no mercado de trabalho.

Mas, se quiser conquistar as melhores vagas de Contabilidade, é preciso ter tido uma formação de qualidade em uma faculdade de Ciências Contábeis, que tenha preparado o profissional para enfrentar os desafios da área.

Sabendo da importância de formar contadores preparados, o curso de Ciências Contábeis aqui da Anhanguera conta com conteúdo vasto e aprofundado sobre a área, bem como professores qualificados e experientes no mercado.

Além da qualidade de ensino e da infraestrutura de ponta, nós da Anhanguera oferecemos também mais uma facilidade para nossos alunos: o Canal Conecta. A parceria feita com o site de vagas permite que os alunos matriculados tenham acesso a oportunidades especiais em grandes empresas, de forma exclusiva. Uma ótima maneira de sair da faculdade já empregado na área!

Isso sem contar que, aqui, você pode escolher entre três modalidades de ensino: presencial, semipresencial ou 100% online. Dessa forma, o curso pode se adaptar completamente à sua rotina, independentemente de qual seja ela.

Seja trabalhando com Contabilidade Gerencial ou não, a área das Ciências Contábeis oferece diversas oportunidades de crescimento de carreira, por isso é a faculdade ideal para quem quer mudar de vida.

Inscreva-se no curso de Ciências Contábeis da Anhanguera e aproveite tudo o que a instituição tem a oferecer!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados