Como é o curso de Ciências Contábeis presencial? Vale a pena?

ciências contábeis presencial

Você se imagina administrando todas as contas de uma empresa? Esse o principal trabalho do contador. Trata-se de uma figura fundamental em qualquer negócio, dos micros aos gigantes. Afinal, a administração de um patrimônio precisa estar sempre em dia e bem-feita. E, para atuar como contador, é necessário concluir a graduação em Ciências Contábeis. ??‍?

Essa é uma formação disponível em diversas modalidades, inclusive na presencial — a mais tradicional. Mas será que, mesmo com o avanço do EAD, cursar Ciências Contábeis presencial ainda vale a pena? A resposta é: sim! Neste post, mostraremos quais são as vantagens de uma graduação presencial e ajudaremos você a encontrar uma boa faculdade de Ciências Contábeis presencial. Vamos lá!?

Como funciona um curso de Ciências Contábeis? 

Com duração média de 4 anos (8 semestres), o curso de Ciências Contábeis tem como objetivo formar profissionais da contabilidade. Nele, você aprenderá a proteger o patrimônio de uma organização e conhecer seus bens, direitos e obrigações — o que precisam pagar e receber. Vale destacar que essas empresas podem ser tanto privadas quanto públicas.

A grade de Ciências Contábeis conta com matérias mais generalistas — como Economia, Administração, Estatística, Direito??‍⚖️, etc. — e disciplinas específicas: auditoria, perícias, controladoria, arbitragens, entre outras.

Além da base teórica, a parte prática do curso é muito importante para que o profissional já entre no mercado extremamente preparado para executar funções como:

  • efetuar o balanço patrimonial da empresa;
  • solucionar problemas junto à Receita Federal;
  • fazer declarações de renda;
  • calcular impostos;
  • controlar contas e emissões de notas;
  • elaborar planos de seguros e previdência;
  • prevenir ações trabalhistas;
  • fazer perícia contábil.

Além disso, por meio da formação, você receberá os conhecimentos necessários para ingressar no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). O registro no conselho do estado em que você atuará é obrigatório em todo o país.

Como ele acontece na modalidade presencial? 

Como já falamos, essa é a modalidade mais tradicional do ensino superior. Ao optar pelo curso de Ciências Contábeis presencial, você deverá frequentar a faculdade ao longo da semana para assistir pessoalmente às aulas. ?

Assim, o aluno de uma graduação presencial usufrui diariamente da infraestrutura da faculdade — salas de aula, laboratórios, biblioteca, etc. — para estudar e realizar os projetos e as atividades do curso. Um benefício indiscutível dos cursos presenciais é o contato mais estreito com colegas de turma e professores. ??‍?Além de criar laços duradouros, essa é uma ótima maneira de praticar o networking.

Quais são as vantagens em relação ao EAD? 

Os cursos presenciais são mais indicados para quem tem disponibilidade de tempo para frequentar a faculdade ao longo da semana. Assim, aqueles que contam com rotinas mais flexíveis conseguem usufruir melhor das vantagens do ensino presencial.

Porém, que vantagens são essas? Abaixo, listamos as principais:

  • aproveitamento da infraestrutura — os alunos de cursos presenciais têm acesso diário à infraestrutura da faculdade. Isso proporciona uma imersão na vida acadêmica típica de quem estuda presencialmente. É muito interessante viver essa experiência?;
  • experiência acadêmica — a vivência acadêmica vai muito além da frequência nas aulas. Os eventos também são parte muito importante disso. Ao frequentar a faculdade, você pode participar de atividades que ocorrem com frequência na instituição, como grupos de debate, palestras e oficinas.
  • foco completo nos estudos — essa rotina de frequentar a sala de aula cria um senso muito grande de disciplina e facilita a sua concentração. ?Afinal, é preciso acompanhar o ritmo da turma e os horários da faculdade;
  • criação de amizades — a experiência de fazer faculdade também inclui pessoas que você conhecerá e que poderão ser muito importantes em sua vida. É bastante comum criar laços de amizade quando se estuda presencialmente, e essas amizades podem se estender para fora da instituição. Sem falar na possibilidade de que seus amigos te indiquem para oportunidades de estágio e emprego;
  • proximidade com os professores — estar próximo aos professores??‍? diariamente é muito vantajoso. Além de poder tirar dúvidas mais facilmente, você também pode aproveitar para fazer networking. Conhecendo seus talentos, é bem provável que algum professor consiga também te indicar para uma vaga alinhada ao seu perfil.

Ah, e cabe lembrar que a conclusão do curso de Ciências Contábeis presencial depende diretamente da sua frequência em sala de aula, ok? Por isso reforçamos que ter uma rotina mais flexível é muito importante ao optar por essa modalidade.

Como avaliar a estrutura da faculdade?

Agora que você já sabe como é o curso de Ciências Contábeis, o que faz o contador e quais são as vantagens de um curso presencial, chegou a hora de entender de que forma escolher a sua faculdade. É muito importante fazer uma escolha acertada, afinal, o investimento no nível superior tem que trazer bons resultados, não é mesmo?

Por isso, logo abaixo, trouxemos fatores aos quais você deve atentar ao avaliar a estrutura da faculdade. Tome nota! ✍?

Confira a avaliação do Ministério da Educação (MEC)

A avaliação do MEC é um aspecto de grande peso quando o assunto é escolher uma boa faculdade. É por meio desses instrumentos de avaliação que você poderá conferir se a instituição escolhida apresenta boas notas e, consequentemente, está bem-preparada para ofertar graduações de qualidade.

Conheça a tradição da faculdade

A tradição da faculdade também deve ser observada. Por isso, pesquise bastante. Visite o site da instituição, conheça seus diferenciais, leia depoimentos de alunos e ex-alunos e assista aos vídeos explicativos.

Ao pesquisar pela Anhanguera, por exemplo, você verá que a instituição está no mercado desde 1994 e tem como foco formar profissionais extremamente capacitados e preparados para lidar com os desafios do mercado de trabalho.

Analise o custo-benefício da instituição

Estudar Ciências Contábeis presencial em uma faculdade bem-avaliada pelo MEC e pagando mensalidades que cabem no seu bolso é uma ótima, não é mesmo? Por isso, observar o custo-benefício é extremamente necessário.

Na Anhanguera você realiza graduações de qualidade por preços alinhados ao seu orçamento. ?Sem falar na possibilidade de participar de programas de bolsas e descontos que deixam os valores das mensalidades ainda mais baixos. ?Vale super a pena dar uma conferida!

Verifique se há parcerias com empresas

A possibilidade de fazer estágios ou mesmo conseguir um emprego durante a graduação faz toda a diferença para o seu currículo. As faculdades que têm parcerias com empresas de todo o país se destacam nesse quesito, abrindo portas para a entrada no mercado de trabalho e potencializando as chances de sucesso.

Na Anhanguera, temos o Canal Conecta — portal de vagas exclusivo para os alunos. Assim, você se conecta com oportunidades em todo o Brasil e ainda tem acesso a conteúdos preparatórios para conquistar as tão sonhadas oportunidades. Um diferencial e tanto, certo?

E então, vamos lá!?

Como você viu, estudar Ciências Contábeis presencial vale super a pena! Ainda mais quando se escolhe uma faculdade que tem foco no sucesso do aluno. Assim, além de aproveitar as vantagens únicas de estudar presencialmente, você aumenta as chances de sucesso profissional e de empregabilidade. Sendo assim, que tal vir estudar Ciências Contábeis presencial com a gente na Anhanguera??

Aproveite que está aqui para dar esse próximo passo! Acesse o link e faça agora mesmo sua inscrição no vestibular online Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados