O que se estuda em Ciências Contábeis? Conheça 4 áreas de conhecimento desse curso!

Ciências Contábeis

Você acha que Contabilidade é só fazer um monte de cálculos? 

Se sim, você está bem enganado! Nesse post, vamos te mostrar o que se estuda em Ciências Contábeis e as diversas atribuições do profissional desse curso de graduação. Vem com a gente!

  1. Teoria da Contabilidade

A Teoria da Contabilidade é uma das primeiras disciplinas que se estuda em Ciências Contábeis. Ela funciona como uma matéria introdutória onde o estudante aprenderá os conceitos mais básicos da faculdade de Contabilidade. 

Nesta disciplina, você entenderá o conceito de Contabilidade, que é uma ciência especializada em estudar, administrar e registrar os patrimônios de uma entidade. Além disso, você vai entender que as Ciências Contábeis estuda as variações de patrimônio, que significa os bens, direitos e obrigações da entidade. 

Ou seja, essa disciplina é bem teórica, mas você verá tudo o que precisa saber para se aprofundar no resto do curso. ???

  1. Matemática Financeira 

A área de conhecimento da Matemática Financeira é super importante, pois ela vai servir como base para fazer muitos cálculos ao longo da graduação.?Aliás, com certeza, você deve ter visto um pouco dessa matéria no Ensino Médio, né? ?

No entanto, na faculdade você vai se aprofundar melhor em vários conceitos como: lucro, prejuízo, receitas e despesas. Ademais, é importante que você saiba que a faculdade de Ciências Contábeis não possui tecnólogo, mas sim a habilitação do tipo bacharelado. Logo, a duração média de Ciências Contábeis é de 4 anos. 

  1. Estrutura das Demonstrações Contábeis

Nesta área de estudo o estudante de Contabilidade irá aprender a produzir documentos de registro contábil. Eles são essenciais para a gestão administrativa e econômica de uma empresa, e você terá de lidar com muitos desses documentos na rotina de contador. 

Nesta disciplina você entenderá quais são os tipos de documentos existentes. Além disso, entenderá como devem ser as estruturas de balanços patrimoniais, demonstrações de resultado do exercício, demonstrações de fluxos de caixa, de lucros e prejuízos acumulados, entre outros.

  1. Legislação Empresarial Aplicada

Outra área de conhecimento muito importante no curso de Ciências Contábeis é a legislação brasileira. “Peraí, mas isso não é matéria de Direito?” ? Sim, isso mesmo! O contador de uma empresa vai lidar com várias despesas fiscais, que são impostos a pagar. 

Por isso, é preciso que esse profissional esteja ligado em todas as leis vigentes. Entenda de cálculos tributários, trabalhistas e empresariais, pois o contador tem papel fundamental nessa área. Afinal, as empresas possuem muitas obrigações tributárias, logo, sem um profissional competente para administrá-las, a empresa corre vários riscos. ??

Aprenda Ciências Contábeis com a Anhanguera!

Agora que você já o que se estuda em Ciências Contábeis, você está mais preparado para a faculdade. Agora é o momento de você escolher a melhor universidade! ?

Na faculdade de Ciências Contábeis EAD da Anhanguera, você tem a chance de estudar em nosso Ambiente de Aprendizagem Virtual sem precisar sair de casa! Você também tem acesso a tutores online e especializados para tirar todas as suas dúvidas. 

Além disso, você terá uma plataforma de ensino que identifica os seus principais pontos de dificuldade. Assim, você recebe um plano de estudos individual e personalizado. E se você preferir, também pode optar pela modalidade presencial. E ainda conta com o Canal Conecta, um portal gratuito com várias oportunidades de emprego exclusivas.

E aí, gostou? ?Então, inscreva-se no vestibular da Anhanguera! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados