O que faz um profissional de Ciências Contábeis?

mãos digitando

O que faz a área de Ciências Contábeis está muito ligado à inteligência das organizações, do ponto de vista patrimonial. O profissional da área é responsável por diagnosticar e explicar a situação da organização em relação aos direitosbens e obrigações.

Engana-se quem associa a Contabilidade apenas a atividades burocráticas e cálculos empresariais. Assim como o Recursos Humanos (RH) cuida das pessoas; o comercial, das vendas, e o marketing, da geração de demanda, os contadores exercem uma função essencial na engrenagem do empreendimento, contribuindo com informações relevantes para tomada de decisões. 

Para conhecer o que faz as Ciências Contábeis mais a fundo e saber se essa é a área ideal para você, prossiga com a leitura deste conteúdo. Ao longo do texto, explicamos um pouco das tarefas e dos desafios dos profissionais da área. Vamos lá?

O que são as Ciências Contábeis?

As Ciências Contábeis estudam a situação patrimonial das empresas, ou seja, como as organizações estão em relação ao que têm atualmente (bens), ao que têm a receber (direitos) e ao que têm a pagar (obrigações). É, portanto, uma área que presta serviços de apoio a entidades públicas e privadas, bem como para pessoas físicas.

O contador é o profissional dotado com o conhecimento para ajudar os administradores, o que é comprovado pelo diploma de nível superior em curso reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e pela inscrição no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Assim, ele tem funções e tarefas que o técnico e o auxiliar de contabilidade não podem exercer, seja pela complexidade, seja por proibições previstas em lei.

Em suas atividades, o contador segue métodos e normas técnicas para que os documentos sejam uniformizados. Por exemplo, para demonstrar os bens do ponto de vista de dinheiro disponível, o profissional usa o demonstrativo de fluxo de caixa; para fazer o diagnóstico completo, elabora o balanço patrimonial e, para levantar as obrigações com os funcionários, emite a folha de pagamentos.

Os documentos contábeis, nesse sentido, podem ser destinados a diferentes stakeholders — termo usado para definir as partes interessadas no empreendimento, como órgãos públicos, colaboradores, acionistas, fornecedores, parceiros e afins.

Outra característica é que, com a Contabilidade Digital e a automação de processos, cada vez mais prevalece o trabalho voltado para ajudar a estratégia de negócio e buscar por resultados financeiros concretos, como reduzir custos, aumentar receitas e melhorar a lucratividade.

O que faz um contador?

O profissional exerce uma série de serviços de apoio às organizações públicas e privadas, baseados na análise da situação patrimonial atual e passada e do futuro do empreendimento. Além disso, também exerce atividades consultivas, como perícias e auditorias. Veja exemplos de o que faz a área de Ciências Contábeis:

  • efetua o balanço patrimonial;
  • soluciona problemas com a Receita Federal;
  • calcula impostos;
  • faz declarações de renda;
  • controla contas e emissões de notas;
  • elabora planos de seguros e previdência;
  • faz perícia contábil;
  • previne ações trabalhistas.

Veja, a seguir, detalhes dessas atividades.

Efetua o balanço patrimonial

A primeira dessas atividades é a elaboração do balanço patrimonial (BP). Esse documento consiste na descrição atualizada da situação patrimonial e financeira de uma organização. É um relatório divulgado anualmente, mostrando as mudanças ocorridas entre a situação anterior e a consolidada após o desempenho da empresa no período.

O balanço patrimonial, vale ressaltar, não se confunde com a Demonstração de Resultados do Exercício (DRE). Nesse caso, a parte interessada no negócio recebe a avaliação da performance no ano fiscal (que, no Brasil, geralmente coincide com o calendário comum), enquanto o balanço mostra como esse desempenho afetou a condição da organização como um todo.

Soluciona problemas com a Receita Federal

Outra característica é que, apoiado pelos advogados da empresa, o contador é o profissional que toma a frente para atender às exigências da Receita Federal e das secretarias estaduais e municipais da área fiscal. Facilitar a fiscalização, entregar documentos, comprovar operações e fazer pagamentos são exemplos de solicitações comuns desses órgãos.

Calcula impostos

A Contabilidade é o setor responsável por apurar quanto a empresa deve a cada parte interessada no negócio. Entre os exemplos mais importantes, estão os impostos, como IR (Imposto de Renda), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), ISS (Imposto Sobre Serviços), e uma série de outras obrigações previstas em lei.

Faz declarações de renda

O profissional encarrega-se, ainda, das obrigações tributárias acessórias, que são os deveres relacionados aos impostos, às taxas e às contribuições que não consistem em pagamentos. É o caso, por exemplo, de entregar a Declaração de Imposto de Renda — que, inclusive, é um serviço que os escritórios de contabilidade também prestam a pessoas físicas.

Controla contas e emissões de notas

O cálculo das obrigações abrange também o endividamento com fornecedores, colaboradores, instituições financeiras e afins. Assim como acontece com os impostos, a Contabilidade precisa contar com documentos para comprovar as operações e as mudanças no patrimônio da empresa, bem como controlar as notas fiscais emitidas.

Elabora planos de seguros e previdência

Saber o que faz a área de Ciências Contábeis é importante ainda para estruturar planos de seguro e previdência saudáveis. No primeiro caso, o projeto consiste em permitir o pagamento das indenizações, equilibrando o valor pago pelos contratantes com o necessário para fazer jus às obrigações. No segundo, é preciso que haja recursos suficientes para permitir os resgates nas datas contratadas pelo poupador.

Faz perícia contábil

A perícia contábil, por sua vez, serve para comprovar fatos relacionados ao patrimônio da empresa, geralmente a prova de que houve fraude ou a defesa contra acusações. Essa investigação pode ser uma demanda externa, como processo judicial, ou interna, como mecanismo de controle adotado pelo administrador.

Previne ações trabalhistas

Um último exemplo é o trabalho realizado junto ao RH da empresa. Geralmente, a Gestão de RH e a Contabilidade atuam juntas para levantar as obrigações e fazer o pagamento do que efetivamente é devido. A importância do trabalho é que o descumprimento da lei gera processos, multas, juros e gastos com advogados, influenciando os custos da organização.

Perceba, portanto, que o trabalho do contador está muito além dos cálculos, exigindo um entendimento profundo das questões tributárias, empresariais e financeiras. Por isso, esse profissional diferencia-se bastante do técnico, que realiza tarefas rotineiras e auxilia os cálculos. Veja atividades reservadas por lei para o contador diplomado, conforme o Decreto-lei nº 9295/95, art. 25, alínea C:

perícias judiciais ou extrajudiciais;

revisão de balanços e de contas em geral;

verificação de haveres revisão permanente ou periódica de escritas;

regulações judiciais ou extrajudiciais de avarias grossas ou comuns;

assistência aos Conselhos Fiscais das sociedades anônimas

e quaisquer outras atribuições de natureza técnica conferidas por lei aos profissionais de contabilidade.

Não por acaso, o salário médio do contador é de R$ 5.533,09, enquanto o técnico em contabilidade ganha cerca de R$ 2.139,47, na data de publicação deste conteúdo, segundo a pesquisa salarial da Catho. Ademais, o profissional formado é o único que pode fazer os concursos de nível superior para Contabilidade Pública.

Como funciona o curso de Ciências Contábeis?

O curso superior em Ciências Contábeis da Anhanguera é um programa de formação completo para desenvolver competências profissionais. Além disso, é um curso preparado para atender mesmo as pessoas que têm alguma defasagem de aprendizado vinda do ensino médio.

Isso ocorre porque o Bacharelado está dividido em dois ciclos. No primeiro, o estudante recebe a base teórica mais geral para se inserir no contexto profissional e ter condições de entender os assuntos específicos da disciplina. Já no segundo, são vistas cada uma das áreas das Ciências Contábeis, como práticas atuariais, perícias, auditorias e ciclo contábil.

Além disso, por meio do Canal Conecta, plataforma exclusiva aos estudantes da Anhanguera, você encontra vagas de emprego e estágio. É preciso elaborar e enviar o currículo para as oportunidades abertas em instituições parceiras. Logo, se for contratado, pode aliar teoria e prática, vivenciando o cotidiano da profissão.

Aqui na Anhanguera, a graduação é oferecida em diferentes opções para atender à sua realidade. O curso pode ser feito presencialmente ou na modalidade de ensino 100% online. Além disso, existe a alternativa do semipresencial, em que a frequência em sala de aula ocorre de 1 a 2 vezes por semana, combinando as duas opções anteriores.

Sendo assim, caso tenha se identificado com o faz a área de Ciências Contábeis, a graduação aqui da Anhanguera é a melhor formação para preparar ótimos profissionais, que entendem os problemas da área a fundo e agregam valor às empresas.

Então, que tal dar o primeiro passo? Acesse a página de vestibulares Anhanguera e tire as suas dúvidas sobre a matrícula no curso de Contabilidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.