Como é a grade curricular de Ciência da Computação?

ciência da computação grade curricular

Quando você vai escolher uma graduação para impulsionar a carreira, é importante conhecer o que se estuda para entender se terá familiaridade com a área. Com esse preparo, não corre o risco de chegar ao meio do curso e se frustrar por não ter visto algumas disciplinas que achava importante.

Veja no caso da tecnologia. Pesquisar o que se aprende no curso de Ciência da Computação é um bom indício para justificar sua escolha pelo curso — já que existem tantas opções segmentadas na área. Uma análise e comparação das grades curriculares de diferentes instituições de ensino também faz toda a diferença para, no fim das contas, ter a melhor formação.

Neste conteúdo, trazemos algumas disciplinas da grade curricular de Ciência da Computação. Confira e descubra se a carreira é para você!

Algoritmos e Técnicas de Programação

Se você pegar o que é a grade curricular de Ciência da Computação, verá que a programação é parte essencial para compreender as disciplinas. Também terá contato com algumas das principais linguagens e metodologias de desenvolvimento para realizar os primeiros contatos com algoritmos de média complexidade.

Tendo esse contato com a resolução de algoritmos, será possível entender estruturas condicionais e de repetição, além das estruturas básicas de dados, como vetores, funções e matrizes.

Lógica e Matemática Computacional

Seja em Ciência da Computação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a lógica anda de mãos dadas com o aluno. É ela que permite compreender como os códigos enviados à máquina se comportam e, principalmente, de que forma escrevê-los para alcançar os objetivos de um sistema, software ou aplicativo.

Com a lógica aliada à matemática computacional, os estudantes conseguem se aproximar de qualquer linguagem de programação, mesmo que nunca tenham ouvido falar sobre ela. Isso porque têm base para entender seus conceitos, o que torna o estudo mais simples.

A disciplina é essencial para despertar habilidades importantes ao profissional de tecnologia, como a capacidade de resolver problemas complexos e a criatividade. Essa talvez seja a matéria mais importante de toda a grade curricular de Ciência da Computação, já que seus conhecimentos precisam ser trabalhados constantemente para a formação de um especialista na área.

Redes de Computadores

O objetivo da disciplina é passar pela base das arquiteturas, protocolos e serviços que envolvem esse segmento. Quem se interesse por ele pode, inclusive, fazer a segunda graduação no Tecnólogo de Redes de Computadores da Anhanguera.

Os conceitos da matéria envolvem camadas de redes e interface, roteamento, fragmentação, endereçamento IP e muito mais. Você vai conhecer como funciona o gerenciamento das redes e da web em si, como são feitas as transferências de arquivo, e assim por diante.

Sistemas Operacionais

Entre as carreiras em tecnologia que atraem o jovem ao mercado de trabalho está o mobile, ou seja, a produção, idealização e manutenção de aplicativos e sistemas para dispositivos móveis. Como sabemos, existem diferentes sistemas operacionais, com usabilidade e funções distintas, sendo o Android e iOS os mais conhecidos.

A ideia dessa disciplina é apresentar aos alunos a estrutura desses principais sistemas e suas funcionalidades. Com isso, será apto a identificar possíveis falhas de comunicação, fazer a gestão de memória, cuidar da entrada e saída de arquivos etc.

Algoritmos e Estrutura de Dados

Tendo noções de Lógica de Programação, o estudante pode ir para Algoritmos e Estruturas de Dados. Isso porque ele conseguirá entender melhor os tipos abstratos de dados, o que inclui conceitos, representações, listas, pilhas e filas. A disciplina aprofunda o conhecimento desses elementos estruturais para uma atuação completa no mercado.

É também o momento de aprender as diferenças da pesquisa sequencial para a binária, assim como a classificação de dados e árvores, passando pelos conceitos de árvores binárias e suas aplicações.

Programação Orientada a Objetos

Para ter sistemas mais fáceis e intuitivos, os desenvolvedores utilizam a Programação Orientada a Objetivos, objeto de estudos dessa disciplina. Durante o semestre, os estudantes aprendem como funciona o desenvolvimento de software a partir desse conceito, além de aprimorarem suas técnicas para a criação de interface gráfica com o usuário.

Entram também os conceitos de polimorfismo e herança, encapsulamento, agregação e composição, objetos e classes etc. Além disso, é possível conhecer alguns usos nas principais linguagens de programação, sobretudo no Java.

Princípios de Telecomunicações

Não é só o engenheiro que pode trabalhar com telecomunicações. Como existe espaço nessa área para profissionais de tecnologia, ela aparece entre as matérias de Ciência da Computação. Mas saiba que são conhecimentos mais básicos, somente para preparar os estudantes que desejam iniciar uma especialização após o fim da faculdade.

Na disciplina, você aprende sobre as relações entre emissores, receptores e informação, ondas eletromagnéticas (características e propriedades), princípios de propagação e de acústica, entre outros. Também vê possíveis problemas nas transmissões das ondas, como ruídos, interferência etc.

Vale lembrar que algumas instituições de ensino trazem matérias focadas em tendências de mercado. Assim, seu currículo se torna ainda mais completo. É o caso da Anhanguera. Na grade curricular de Ciência da Computação, ainda há Computação em Nuvem, Fundamentos da Inteligência Artificial, Internet das Coisas, e muito mais!

Para você se dar bem nas antigas e novas profissões da área tech, ainda temos outros benefícios exclusivos:

  • apoio do Canal Conecta tanto com dicas de carreira quanto com a oferta de vagas exclusivas em empresas de renome do país;
  • certificações com parceiros da Anhanguera, que entendem o mercado de tecnologia e direcionam você ao sucesso;
  • Aula Destaque para acrescentar ainda mais valor à sua formação, em que você aprende com as vivências de profissionais renomados;
  • Trilhas de Carreira para o desenvolvimento de competências valiosas para uma atuação completa.

Seja um profissional completo!

A grade de Ciência da Computação apresenta desde as matérias mais básicas para formar o conhecimento do profissional às técnicas complexas de sua atuação. Quando você escolhe uma instituição de ensino atualizada, vê na prática as dinâmicas do mercado e se torna o especialista que as empresas tanto valorizam.

Gostou de conhecer o que se estuda em Ciência da Computação? Só para não ter dúvidas, confira como são outros cursos da área da tecnologia neste e-book gratuito!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content