7 passos para se tornar um chefe de cozinha de sucesso

chefe de cozinha

Para ser um chefe de cozinha de sucesso, não basta apenas saber cozinhar alguns pratos. Essa é uma profissão muito exigente e que tem se tornado cada vez mais reconhecida. Aliás, o crescimento do mercado gastronômico é um fato no nosso país, o que naturalmente torna a área bem promissora.

O talento na culinária certamente é um ponto positivo, mas a capacitação tem grande importância na preparação de profissionais diferenciados.

Você já pensou em se tornar um chefe reconhecido? Se essa ideia anda passando pela sua cabeça, não deixe de conferir todas as dicas a seguir!

Faça um bom curso

Ainda que você reconheça uma legítima aptidão para cozinhar, é preciso entender que ser um chefe de cozinha vai muito além disso. A graduação em Gastronomia é o curso que oferece um preparo completo para o profissional.

Ter um diploma do ensino superior já é motivo para ficar na frente da concorrência em um processo seletivo, mas o fato é que a formação técnica é uma oportunidade de conhecer toda a amplitude da área.

Um chefe deve entender de gestão, de táticas que facilitem o seu serviço, de recursos que agreguem valor aos seus pratos, entre outros detalhes. Fazer a faculdade é como dar um salto de bom cozinheiro para chefe de cozinha.

O curso de Gastronomia aqui na Anhanguera é uma graduação tecnológica, com duração média de 2 anos, sendo oferecido na modalidade de ensino presencial. O objetivo é deixar sua rotina mais flexível sem perder a experiência prática para uma graduação de ponta na área.

Pratique a culinária em casa

Além de uma formação específica, é claro que a prática recorrente ajuda muito no desenvolvimento de um bom chefe de cozinha. Testar novos sabores, corrigir erros, aprimorar receitas e criar pratos estão entre os benefícios de praticar a culinária em casa.

O trabalho dentro de um restaurante ou de qualquer outro estabelecimento quase sempre tem uma rotina muito corrida e cheia de pressão. Sem dúvidas, isso também ajuda a deixar o profissional mais preparado para os desafios da carreira.

Por outro lado, dedicar-se por conta própria é uma ótima maneira de melhorar o seu potencial. Aproveite a liberdade e a calmaria para experimentar coisas diferentes e expandir sua criatividade na cozinha — o que é uma qualidade significativa para um chefe de sucesso. Saiba que erros vão acontecer nesse caminho e serão fundamentais para o seu progresso.

Fique por dentro das tendências

Independentemente da carreira escolhida, uma missão importante para qualquer pessoa é acompanhar o mercado da sua área. Buscar novidades e acompanhar as tendências é essencial para se manter atualizado.

Isso pode parecer papo de quem trabalha com tecnologia, só que a Gastronomia também está em constante evolução. Por mais que você tenha um ramo preferido e seja especialista em determinado tipo de culinária, nunca deixe de aprender sobre esse universo.

Esteja aberto a ter experiências diferentes e conhecer sabores novos. Lembre-se de que boa comida tem a ver com a capacidade de percepção de quem está preparando, sem contar que as pessoas gostam de ser surpreendidas. Quanto mais antenado, maiores serão as chances de fugir do tradicional e se destacar.

Para isso, vale apostar tanto no estudo teórico quanto prático. Frequente outros restaurantes, acompanhe chefes que você admira, use a internet para conferir novidades, viaje sempre que possível, faça cursos e leia muitos livros sobre o mundo gastronômico.

Mantenha a disciplina na cozinha

Dificilmente um chefe trabalha sozinho, pois o volume de pedidos demanda uma equipe preparada para dar conta de todo o fluxo — seja ela grande, seja ela pequena. Isso quer dizer que é necessário lidar com outras pessoas no ambiente de trabalho e, principalmente, manter a disciplina na cozinha.

Qualquer desordem influencia o resultado dos pratos e prejudica a qualidade. Nesse sentido, o papel do chefe é servir de exemplo para os outros e prezar pelo cumprimento das regras. Não por acaso, a liderança é uma habilidade importantíssima a esses profissionais.

Participe de workshops

A troca com colegas de profissão pode ser muito enriquecedora, especialmente no início da carreira. Uma das vantagens de participar de workshops é o fato de serem formações mais rápidas, que permitem conhecer referências na área sem demandar tanto tempo ou planejamento como um curso superior.

Um evento desse tipo normalmente conta com um instrutor, que explora um pouco da parte teórica e propõe atividades práticas para que os participantes conheçam as técnicas. Fora o aprendizado, não esqueça que essa é uma boa ocasião para fazer networking. Quem faz a faculdade de Gastronomia em SP, por exemplo, pode desfrutar de um mercado aquecido e cheio de oportunidades.

Invista em uma especialização

Mesmo que você tenha feito uma das melhores faculdades de Gastronomia e sinta-se totalmente capaz de comandar uma cozinha, não desconsidere a ideia de investir em uma especialização.

Talvez garantir mais um título no currículo não seja uma exigência para manter o seu emprego ou a qualidade do seu trabalho. Contudo, a conquista de novos conhecimentos é sempre importante.

Além do mais, vale a pena aproveitar a diversidade de opções que as instituições de ensino oferecem. Pesquise sobre as áreas da Gastronomia, escolha uma do seu interesse e aprofunde os estudos.

Desenvolva outras habilidades

Toda carreira envolve competências técnicas e comportamentais. A princípio, se pensarmos no que faz um chefe de cozinha, logo imaginamos a preparação dos pratos. Porém, como já falamos, o desafio costuma ser bem maior que isso.

Um dos focos deve ser a gestão de pessoas a fim de montar um time de excelência. Estão entre as habilidades mais valorizadas:

  • liderança;
  • boa comunicação;
  • organização;
  • criatividade;
  • resiliência;
  • flexibilidade.

Esse também é um campo bastante propício para explorar o espírito empreendedor, caso o profissional tenha vontade de ter o próprio negócio em algum momento.

Enfim, se você está considerando seguir a carreira de Gastronomia em 2020, agora já tem boas dicas para ser um chefe de cozinha diferenciado. Afinal, o aumento do interesse pela área vai acabar elevando o nível de exigência do mercado, e você não quer ficar de fora, certo? Aliás, não deixe de conferir o Canal Conecta para encontrar vagas de chefe de cozinha! É outra vantagem aqui da Anhanguera: um portal de empregabilidade exclusivo de nossos alunos.

Gostou de conhecer mais sobre essa carreira? Aproveite para dar o primeiro passo em busca do seu sonho e faça a inscrição no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.