Saiba o que é e como funciona a carreira em W

saibaoqueeecomofuncionaacarreiraemw

Você já deve ter percebido que o mercado de trabalho é muito dinâmico e as carreiras não são mais lineares. Nesse sentido, a constante necessidade de associar gestão e técnica fez com que a carreira em W se tornasse popular, aumentando a demanda por profissionais versáteis e flexíveis.

As chances de desenvolvimento da vida profissional estão menos limitadas, o que faz com que essa alternativa crie oportunidades para pessoas que não se encaixam nos modelos antigos e querem sair do lugar-comum.

Pronto para conhecer mais sobre a carreira em W e se destacar no mercado de trabalho? Então, continue a leitura e confira!

O que é a carreira em W?

A carreira em W é formada por diversos elementos que garantem mais dinamismo e flexibilidade ao trabalho dos profissionais. Com essa estratégia, uma mesma pessoa pode cuidar das tarefas das quais é especialista, ao mesmo tempo em que lidera diferentes equipes.

O caminho é oposto ao da carreira em Y. No passado, o foco era na trajetória do especialista, sem a necessidade de ele ocupar um cargo de liderança. A nova tendência surgiu a partir da ausência de mão de obra profissional capaz de oferecer habilidades gerenciais e serviços mais técnicos.

Assim, esse modelo de carreira permite uma versatilidade muito maior, fazendo com que o profissional se desenvolva de forma ampla e alcance características gerenciais sem precisar passar por todas as etapas, como acontecia na carreira em Y.

Quais são os benefícios de seguir esse modelo?

Com as possibilidades da carreira em W, diversos benefícios surgiram para os profissionais. Confira alguns deles.

Ampliação das oportunidades

Com as novas perspectivas, o profissional aumenta seu conhecimento em outros setores. Dessa forma, não é mais obrigatório ter uma carreira relacionada a um único ofício pelo resto da vida.

Além da carreira técnica, é possível ter outras ocupações na mesma empresa, sem precisar sair do cargo atual. Assim, não é necessário ter apenas a ascensão vertical ou diagonal, mas também o crescimento horizontal.

Flexibilidade

Diversos elementos garantem a versatilidade e a flexibilidade para os profissionais e para as empresas. Por isso, é importante saber administrar sua própria carreira, sendo capaz de gerenciar sua rotina, dando atenção à liderança do time e às tarefas técnicas.

Por meio de cargos de gestores técnicos, é possível obter o que há de melhor em cada profissional, aprimorando habilidades e talentos, sem criar restrições ou limitações na atuação.

Facilidade na comunicação interpessoal

Capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal são características fundamentais para quem está em posição gerencial. Com uma carreira mais ampla, é possível desenvolver essas habilidades ao passar por diferentes cargos.

Além disso, a empresa pode oferecer cursos de teatro, oratória e atividades lúdicas para seus colaboradores, o que ajuda a perder o medo de falar em público. O profissional também deve saber identificar seus pontos de melhoria e buscar auxílio dos colegas que apresentam maior desenvoltura.

Possibilidades de crescimento profissional

A carreira em W permite crescer profissionalmente em áreas diferentes da sua formação. Ao aspirar um novo cargo, é possível usar suas habilidades para auxiliar o setor, além da possibilidade de se desenvolver em um outro ramo.

Como se preparar para seguir esse tipo de carreira?

Para se preparar para a carreira em W e se dar bem nesse modelo, é importante cultivar algumas habilidades, como:

  • comunicação: para um bom relacionamento com os colegas de trabalho;
  • gestão de conflitos: para lidar com os desafios que surgem no dia a dia;
  • organização: para conseguir controlar os projetos e dar conta das demandas de sua responsabilidade;
  • criatividade: para estimular a inovação no trabalho;
  • flexibilidade: para se adaptar às novas tarefas e funções;
  • força de vontade: para continuar estudando e aprimorando suas habilidades.

Como estruturar uma carreira em W na prática?

Para adotar esse tipo de carreira com facilidade, o ideal é iniciar o caminho desde o início da vida profissional. Confira algumas dicas para ter uma carreira em W.

Determine objetivos

Como esse tipo de carreira abre diversas possibilidades para profissionais e empresas, é fundamental estabelecer objetivos e metas. Com isso, é muito mais fácil ter um foco a seguir ao longo do caminho que você escolher.

Afinal, não adianta ter a oportunidade de seguir por várias direções se você não tem certeza aonde quer chegar. Além disso, esse número de possibilidades diferentes pode deixar todos perdidos e confusos, o que aumenta a necessidade de ter metas e objetivos bem definidos.

Isso também permite que você monitore a sua evolução, tenha consciência se o caminho que escolheu está levando aos resultados esperados e realize os ajustes necessários durante a jornada.

Enxergue e crie oportunidades

A carreira em gestão é um modelo de progressão e desenvolvimento que permite um crescimento versátil, dinâmico e diferenciado. Isso significa que o profissional pode ser especialista em determinada área, mas ter interesse em se desenvolver, obter conhecimentos e se tornar, na prática, um gestor de projetos na empresa em que trabalha.

Para isso, é necessário analisar as estruturas corporativas, criar oportunidades e aproveitá-las ao máximo, com o objetivo de crescer, não só de forma linear, mas de maneira vertical, horizontal e transversal.

Nesse sentido, é possível buscar vagas que permitam aos profissionais das mais diversas áreas participarem do processo seletivo. Assim, você conseguirá elaborar um plano de carreira eficiente e que traz resultados.

Faça uma graduação

Além de ser o início da sua vida profissional, a graduação permite que você entre em contato com pessoas de diversas áreas. O ideal é optar por uma faculdade de qualidade, que se dedique a garantir a inserção dos alunos no mercado de trabalho.

Para isso, existem programas como o Canal Conecta, que nós da Anhanguera oferecemos para profissionais e alunos. Para cada vaga publicada na plataforma, o sistema indica os candidatos ideais, de acordo com as exigências de perfil e qualificação.

A carreira em W é construída de forma que o profissional e a empresa tenham mais flexibilidade e versatilidade no trabalho. Se você se interessou por essa modalidade, é importante aprimorar seu perfil autogerenciável para administrar a rotina com atenção tanto para as atividades técnicas quanto para a liderança da equipe.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, complemente a leitura e saiba como a capacitação profissional prepara para o mercado de trabalho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados