Carreira em Direito: desafios e experiências de quem já se formou

carreira em direito

A carreira na advocacia é uma das mais populares e cobiçadas no Brasil. Com seu papel fundamental na sociedade, os advogados atuam na defesa dos direitos e na busca pela justiça. No entanto, a popularidade da carreira em Direto também traz consigo uma concorrência acirrada e desafios constantes.

O destaque na área requer mais do que apenas um diploma. É um processo que envolve uma combinação de habilidades, conhecimento especializado e compromisso.

Neste artigo, vamos explicar mais sobre a carreira em Direito, e o tributarista Luccas Gontijo Alves¹ explicará algumas estratégias que podem ajudar novos profissionais a se destacar nesse campo competitivo.

Luccas é formado em Direito pela Faculdades Integradas Pitágoras (FIP-MOC) e pós-graduado em Direito Tributário pela LFG. Confira e tire suas dúvidas!

Como anda o mercado de trabalho na área de Direito?

Quem decide fazer o curso de Direito e seguir uma carreira tão tradicional e respeitada encontra no mercado de trabalho uma ampla gama de possibilidades de atuação. No entanto, algumas áreas específicas têm ganho mais destaque nos últimos anos.

Para Luccas, o mercado de trabalho na área de Direito tem experimentado mudanças e apresenta oportunidades em campos com novidades frequentes. Um exemplo é o Direito Digital, cuja demanda tem crescido à medida que empresas se adaptam à era digital.

Profissionais especializados são necessários para abordar questões relacionadas à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), desenvolver políticas de privacidade, elaborar termos de uso e resolver desafios legais relacionados à proteção de dados e à presença online das organizações.

Áreas do Direito como a “solução amigável de conflitos”, o Direito da Moda, o Direito Médico e o Direito Desportivo também têm se destacado. Esses campos enfrentam transformações constantes na legislação e exigem conhecimento especializado para fornecer serviços de qualidade.

Em todos os casos, bons salários e destaque profissional são condições encontradas em áreas do Direito que demandam especialistas, como aponta Luccas: “Aquelas áreas que mais precisam de profissionais pós-graduados são as mesmas em que você precisa se especializar. Isso acontece porque poucas pessoas acabam fazendo uma especialização na área ou tendo um conhecimento real e aprofundado nela”.

Isso significa que investir tempo e recursos em aprofundar os conhecimentos é o que ajudará os profissionais de Direito a atender a demandas crescentes e oferecer um serviço de excelência aos clientes e organizações.

Sobre a influência que as tecnologias de Inteligência Artificial (AI) têm no trabalho da advocacia, Luccas destaca que não há motivos para ter medo de os robôs substituírem o trabalho de um advogado humano. Na prática, as novas ferramentas podem ser aproveitadas pelos próprios profissionais, como explica o especialista:

“As novas tecnologias não vieram para substituir, mas sim para aprimorar seu trabalho. Na verdade, elas ajudarão para uma atuação mais rápida, eficiente e segura na área. Por exemplo, em vez de despender muito tempo com atividades burocráticas, elas serão automatizadas por uma tecnologia, permitindo que você se dedique mais às tarefas estratégicas, planejamentos e estudos.”

Com a automação de atividades burocráticas, sobra mais tempo para investir em capacitação profissional e aprimorar a qualidade do trabalho oferecida na advocacia. Nenhuma tecnologia será capaz de substituir um trabalho de altíssima qualidade e estratégico de um profissional do direito.”, destaca Luccas Gontijo Alves.

O que é preciso para se destacar como profissional de Direito?

O conhecimento jurídico é uma base adquirida na graduação em Direito para todo profissional que atua na área. O domínio das leis e dos procedimentos legais, aliado a habilidades de comunicação oral e escrita, são indispensáveis para a carreira.

A constante atualização é outro requisito, considerando a natureza em constante evolução da área. Acompanhar as mudanças na legislação e jurisprudência pode ajudar o profissional a oferecer orientações precisas e relevantes aos clientes ou partes envolvidas.

A especialização desempenha mais um passo indispensável na carreira. Sobre isso, Luccas afirma:

“Como você prestará um serviço de maior excelência, você passará a ser recomendado para mais clientes. E você construirá uma boa imagem da melhor fama, pois construirá um networking ao redor da ideia de que você é competente, que é um especialista na sua área e resolve as soluções do cliente da forma mais vantajosa”.

A pós é uma imersão profunda em uma área específica do Direito para se tornar um especialista. Um advogado especializado em Direito Ambiental, por exemplo, pode ajudar empresas a lidar com os regulamentos ambientais e mitigar riscos legais associados à poluição ou uso inadequado da terra.

Uma especialização pode resultar em oportunidades mais promissoras de carreira em Direito e financeiramente recompensadoras, com salários mais elevados, além de gerar maior confiança por parte dos clientes.

Quais são os maiores desafios dessa área?

Existem muitos fatores que podem determinar o sucesso de um profissional formado em Direito. Os critérios geralmente variam de acordo com a área escolhida, segundo Luccas.

Se o objetivo é ingressar em concursos públicos, saber lidar com a concorrência acirrada é uma habilidade importante, dada a escassez de vagas e o aumento do número de candidatos devido às crises econômicas.

A preparação para concursos pode ser longa e desafiadora. Manter a motivação e a persistência é uma parte crucial dessa jornada. Muitos candidatos enfrentam múltiplas tentativas antes de alcançar uma aprovação.

Por outro lado, se a opção é atuar no mercado de trabalho como advogado, a principal vantagem competitiva é construir uma rede de contatos sólida e demonstrar seu valor, segundo Luccas.

Expandir uma rede de contatos profissionais é como construir pontes para novas oportunidades. Um advogado que participa ativamente de associações profissionais ou grupos de advocacia pode obter insights valiosos, colaborações e referências de casos.

Independentemente da escolha, a dedicação e a atualização constante são essenciais.

Qual a importância da capacitação na carreira de um profissional de Direito?

A graduação representa o primeiro passo para a inserção no mercado jurídico. É a etapa para adquirir uma base fundamental de conhecimento e conexões com pessoas da mesma área que podem ser úteis para toda a carreira.

É na graduação que o estudante de Direito pode reconhecer interesses específicos e aptidões para uma área de atuação. Para Luccas, escolher uma área com base nos seus interesses é tão importante quanto ver qual é o salário para o profissional empregado:

“Escolhi essa carreira porque sempre gostei de ler e escrever, sempre li muito a vida toda e também sinto prazer em escrever diariamente. Pelo mesmo motivo também me tornei redator dessa mesma área, pois tenho prazer em poder ler vários artigos e livros, além de escrever sobre tudo que li. Também tenho facilidade em colocar ideias no papel de forma mais clara, convincente e agradável.”

A paixão pelo trabalho é um fator determinante para a excelência na prática jurídica e para a construção de uma carreira gratificante. Portanto, essa é uma prioridade na busca por uma especialização.

“De nada adiantaria você escolher uma pós-graduação que dê bastante retorno financeiro, que seja promissora e esteja em crescimento, se não você não gostaria de atuar nela no dia a dia”, diz Luccas.

A graduação em Direito oferece uma base sólida de conhecimento, mas, para se destacar e oferecer serviços de qualidade, é essencial buscar aprimoramento contínuo. Veja o depoimento de Luccas:

“As pessoas que não buscam se especializar acabam ficando para trás em relação aos que escolhem fazê-lo. Atualmente há uma grande quantidade de pessoas que se formam a cada ano e, por isso, cada vez mais tem profissionais que têm conhecimento geral obtido com a graduação comum.”

Logo, a capacitação é uma etapa importante para a manutenção de um alto padrão de conhecimento e serviço oferecido pelo profissional. A busca pelo sucesso na advocacia requer a capacidade de se adaptar a um cenário em constante mudança, mas também a disposição de se aprofundar em uma área específica.

Então, dê o primeiro passo na sua carreira em Direito! Aproveite para se inscrever no vestibular online da Anhanguera e garanta sua vaga na graduação.

¹ Luccas Gontijo Alves. Formado em Direito pela Faculdades Integradas Pitágoras (FIP-MOC), pós-graduado em Direito Tributário pela LFG. Tributarista e redator. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/luccasgontijoalves/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!