Como conseguir bolsa de estudos para Direito?

bolsa Direito

O curso de Direito oferece uma série de possibilidades aos alunos, sendo uma das principais graduações a nível nacional. O mercado de trabalho é muito diverso e oferece excelentes possibilidades de atuação.

De acordo com Mário da Costa, presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, “o leque de possibilidades é enorme e os desafios correspondem a todas essas possibilidades. Uma vez formado, ele poderá optar por um concurso público nas mais diversas carreiras, como delegado, promotor, magistrado, ou também na área privada, onde temos todas as situações em que se demanda o auxílio de um bacharel, não digo nem advogado, mas bacharel porque ele pode nem mesmo prestar o Exame de Ordem para desempenhar certas funções. O bacharel pode inclusive atuar como paralegal, tem muitos bacharéis que atuam como excelentes paralegais, de modo que de fato o leque de atuação é enorme”.

Logo, com um mercado de trabalho diverso e que passa por constantes atualizações, escolher uma boa instituição de ensino se torna uma tarefa desafiadora.

Isso porque os valores das mensalidades podem não ser acessíveis a todos os alunos. Nesse cenário, muitas pessoas podem pensar que o empecilho coloca um ponto final no sonho de conquistar o diploma, mas as bolsas de estudo para Direito podem ser a solução ideal.

Se você está em busca de entender qual opção mais se adequa à sua realidade e necessidades, continue a leitura e veja as melhores formas de ingressar na faculdade de Direito com uma bolsa de estudos.

Como conseguir bolsa de estudos para Direito?

Conseguir bolsa de estudos para Direito não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Existem formas diferentes de garantir esses descontos — que podem chegar até 100% —, e é sobre isso que vamos conversar agora. 

Listamos três formas práticas que vão desde os momentos de organização dos estudos até a hora de escolher a instituição de ensino ideal. 

Dedique-se para uma boa nota no Enem e no vestibular

Muitas ofertas de bolsas são condicionadas ao desempenho do aluno no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou no vestibular. Pensando nisso, se você está estudando para a prova, tenha em mente que a dedicação pode ser a principal porta de entrada para o curso de Direito!

O primeiro passo é se organizar. ?Entenda quanto tempo falta para a prova e crie um cronograma de estudos. Hoje em dia, existem vários canais no YouTube e perfis nas redes sociais criados por alunos que compartilham seu processo de aprendizado. Fica a dica! ✌️

Essa organização será bem importante para que você consiga entender aquelas matérias que domina mais, não se esquecendo dos conteúdos que geram dúvidas ou insegurança. 

Aposte nos créditos estudantis como alternativa

Sabemos que, infelizmente, não são todos os alunos que conseguem uma bolsa de estudos para Direito, tendo em vista que as ofertas são limitadas. Mas não pense que esse fato, por si só, elimina as chances dos alunos que não tem condições para arcar o curso.

Os créditos estudantis podem ser uma ótima alternativa caso você não consiga se organizar financeiramente no momento. Trata-se de um financiamento, ou seja, o aluno começa a faculdade sem pagar nada — ou pagando valores menores — e só é cobrado após a graduação. Bem bacana, não acha?

Dessa forma, ao longo do curso, você consegue se preocupar inteiramente com os estudos e, após a graduação, terá uma tranquilidade maior com as finanças para começar a pagar. 

Conheça bem as condições oferecidas pela instituição de ensino escolhida

A falta de informação pode ser um empecilho no processo de encontrar a melhor bolsa de estudos para Direito. Isso porque muitos alunos acabam não conhecendo as condições oferecidas pelas instituições de ensino, desistindo do sonho antes mesmo de saber se existe alguma possibilidade além de uma boa nota no Enem ou vestibular.

Hoje em dia, as melhores instituições de ensino do país oferecem condições facilitadoras de entrada para alunos que não conseguem arcar com as mensalidades em sua totalidade. Mesmo que não seja uma bolsa integral, é possível encontrar descontos consideráveis e que representam alívio no orçamento. 

Pensando nisso, mantenha-se informado e acesse os canais oficiais da instituição escolhida. 

Aqui na Anhanguera, o aluno pode ganhar um desconto por desempenho acadêmico, condições socioeconômicas ou vínculo empregatício com empresas parceiras. Pesquisando com calma e organização, algum dos programas será o ideal para você.

Como conseguir uma bolsa de Direito 100%?

Sabia que é possível conseguir uma bolsa de estudos para Direito de até 100%? ?Pois é! Diferentes perfis de alunos podem ser contemplados, seja por meio de programas governamentais ou pelas ações das instituições de ensino. 

Também é possível aproveitar parcerias e convênios com empresas ao redor de todo o Brasil, ou seja, se você ou algum familiar já trabalha em alguma delas, contará com esse benefício.

Programas do governo

Os programas federais de bolsas de estudo e financiamento atendem a pessoas com situação socioeconômica restrita, as quais teriam dificuldades de arcar com os custos das mensalidades do curso de Direito.

Os mais conhecidos são o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). 

Bolsas institucionais

As bolsas institucionais são programas criados pelas faculdades privadas para contemplar diferentes perfis de alunos. Esses descontos na faculdade de Direito são interessantes porque são baseados em critérios diversos, não tão rígidos quanto os dos programas federais. Legal, não é? ?

Alguns exemplos de bolsas institucionais são:

  • bolsa incentivo para calouros com dificuldades financeiras;
  • bolsa primeiro semestre;
  • bolsa por desempenho no vestibular.

Parcerias e convênios

Outro tipo de bolsa para estudar Direito é fruto de parcerias e convênios. É o caso do chamado Convênio Empresa, que dá descontos a funcionários de uma mesma organização. Também há as bolsas para categorias profissionais, como militares e servidores públicos com concurso, incluindo dependentes e cônjuges.

Onde estudar Direito de graça ou com desconto?

Como você viu, conquistar uma bolsa para estudar Direito não é tão complicado e, certamente, você vai conseguir! Mas lembre-se de escolher uma faculdade renomada: a Anhanguera. Preocupada em formar os melhores profissionais, nosso curso de Direito é pautado pela inovação. 

Sabemos que a sociedade vive um processo constante de mudanças, e a educação não pode ficar para trás. Pensando nisso, oferecemos uma grade curricular completa, corpo docente de qualidade e uma estrutura capaz de formar grandes profissionais.  

Falando especificamente sobre nosso curso de Direito, temos como grandes diferenciais:

  • Avaliação Continuada: que valoriza cada etapa do seu aprendizado;
  • Aula Destaque: grandes nomes da área oferecem aulas magnas sobre temas da atualidade em Direito.
  • Canal Conecta: plataforma exclusiva com vagas de emprego e estágio em todo o país.

E então? Depois de conhecer as formas de conseguir bolsa de estudos para Direito, o que está esperando para tomar o próximo passo? Inscreva-se em nosso vestibular e fique mais próximo de realizar um sonho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados