Afinal, qual é o valor da mensalidade do curso de Direito?

estudante do curso de direito

O curso de Direito é um dos mais concorridos no país, tendo em vista as grandes portas que pode abrir ao acadêmico no mercado de trabalho. Por essa razão, é fundamental que o estudante que deseja seguir carreira na área busque saber ao máximo sobre a graduação, bem como as matérias estudadas no curso e as possibilidades de carreira como advogado.

Além disso, é importante procurar informação acerca das questões práticas para o ingresso no ensino superior, tal como a mensalidade do curso de Direito, o tempo necessário para a conquista do diploma e as instituições de referência em infraestrutura. Isso permite que o aluno se planeje em todos os sentidos e conclua essa fase tão essencial da carreira.

Buscando contribuir para as noções acerca do investimento necessário na conquista do diploma, elencamos alguns esclarecimentos sobre o valor da faculdade de Direito pelo Brasil. Por meio deste conteúdo, você entenderá:

  • como é o curso de Direito;
  • como é o mercado de trabalho na área;
  • qual é o valor da mensalidade do curso de Direito;
  • como conseguir financiamentos e bolsas para cursar Direito.

Quer conhecer melhor o assunto? Então, não deixe de conferir mais detalhes dos tópicos a seguir!

Como é o curso de Direito?

Para conseguir o diploma de bacharel em Direito é necessário cursar, em média, 5 anos. Entre as matérias com as quais o acadêmico terá contato nesse período, destacam-se o Direito Civil, o Direito Penal e o Direito do Trabalho. A graduação é, quase integralmente, teórica, com consulta aos textos de lei e leituras sobre a lógica do sistema de normas vigente.

Além das tradicionais áreas do Direito, entretanto, muitas faculdades proporcionam o ensino prático que contribui para a formação profissional e a preparação para o mercado de trabalho. Nesse sentido, é fundamental que o aluno escolha com bastante cuidado o curso e, também, a instituição de ensino na qual pretende ingressar, procurando saber o que ela tem a oferecer ao público.

Aqui na Anhanguera, em parceria com a Saraiva Educação, nós proporcionamos uma série de vantagens e benefícios ao acadêmico. Para ter uma ideia, quem cursa Bacharelado em Direito na faculdade ganha, automaticamente, versão digital do Vade Mecum, que é um dos livros mais importantes na preparação para o futuro no âmbito do Direito.

Além disso, graduandos podem acompanhar aulas lecionadas por prestigiados professores da Saraiva e ter acesso a um curso preparatório para a prova da Ordem dos Advogados do Brasil.

Como é o mercado de trabalho na área?

Após concluir a graduação, o acadêmico poderá seguir tanto na carreira pública quanto na carreira privada. Sem dúvidas, o recém-formado terá à sua disposição diversos concursos, inclusive bastante almejados pelos altos salários e pela estabilidade, como a de delegado, juiz e membro do Ministério Público. O profissional que optar pela área, ainda, poderá trabalhar de forma autônoma ou em sociedade como advogado.

Nesses casos, terá certa liberdade para delimitar a matéria com a qual tem afinidade e atuar na defesa de clientes, a partir da elaboração de peças processuais, participação em audiências ou consultoria particular.

O graduado em Direito também encontrará portas abertas em grandes empresas, nas quais poderá ser contratado para compor a equipe que faz o gerenciamento de riscos do negócio. Elaborando e atualizando contratos, renegociando condições com fornecedores e tornando regular as sociedades, por exemplo, o profissional terá a oportunidade de defender interesses institucionais e de consolidar uma carreira no mercado.

Qual é o valor da mensalidade do curso de Direito?

Mas, afinal, quanto custa uma faculdade de Direito? Para responder a essa pergunta, é importante ter em mente que os valores variam bastante entre regiões e estados do Brasil. Isso porque, além da livre estipulação das mensalidades do curso de Direito, que é cabida às faculdades de Direito particulares, fatores como economia da cidade, custo de vida e demanda por vagas interferem no preço mensal exigido pela instituição.

Os valores, portanto, podem oscilar. Aqui na Anhanguera, a mensalidade da faculdade de Direito é a partir de R$ 478,95 para os alunos ingressantes no primeiro semestre em 2020. O investimento, nesse caso, também varia conforme o turno escolhido e a cidade onde o estudante concluirá os estudos, pelas mesmas razões já expostas.

Muitos estudantes, entretanto, não conseguem arcar com esses valores para a graduação. Isso porque o investimento pode comprometer o orçamento mensal. A boa notícia é que existem caminhos para conseguir financiamentos e bolsas para cursar Direito e facilitar a conquista dos objetivos profissionais. Confira, a seguir, quais são eles e como ter acesso.

Como conseguir financiamentos e bolsas para cursar Direito?

Tendo em vista o investimento inicial para ingressar e concluir o ensino superior, diversas iniciativas do governo colocam-se à disposição do estudante que necessita de incentivos para conquistar o diploma. Os principais programas, nesse sentido, são: Programa Universidade para Todos (Prouni) e Programa de Financiamento Estudantil (FIES).

O Prouni permite ao acadêmico conseguir bolsas parciais ou integrais mediante comprovação de renda e realização de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção de candidatos acontece duas vezes ao ano e segue critérios de resultado no Exame Nacional.

O FIES, por outro lado, oferece incentivo financeiro ao aluno por meio do parcelamento a juros baixos das mensalidades, que serão quitadas apenas após a formação acadêmica. Para ser beneficiado pelo programa, também é necessário comprovar renda familiar e realizar o Enem para, posteriormente, apresentar a nota obtida.

O curso de Direito é um dos mais almejados entre estudantes prestes a ingressar no ensino superior. Isso porque o curso abre grandes portas para uma carreira profissional de sucesso. Ao mesmo tempo, entretanto, muitos sentem dúvidas sobre aspectos práticos para a conquista do diploma, como o valor da mensalidade do curso de Direito e a possibilidade de obter bolsas e financiamentos para o investimento com Direito em 2020.

Nesse sentido, vale conferir previamente as oportunidades nas instituições e organizar as finanças para apostar no futuro profissional. Afinal, a educação é um dos investimentos de longo prazo mais seguros, que podem atribuir, além de estabilidade econômica, realização pessoal.

Gostou do nosso conteúdo? Que tal ler mais sobre o assunto? Saiba mais sobre o novo curso de Direito com Vade Mecum do Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

0 Comentários

    gostaria de ingressar meu filho na faculdade de Direito na cidade de Passo Fundo, ainda pode ingressar ?

      Olá, Ricardo! Tudo bem? É possível sim, claro 🙂 Só realizar a inscrição no vestibular! Caso ele já tenha feito o Enem, é possível utilizar a nota para substituir o exame.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.