Dá para fazer faculdade de Direito a distância? Saiba aqui!

faculdade de direito ead

Os estudantes têm se interessado pela possibilidade de cursar uma faculdade de Direito a distância. Será que já existe essa opção de graduação? Se você também tem essa dúvida, chegou ao lugar certo, pois este post foi elaborado justamente para trazer a resposta que você procura.

Que a carreira de Direito é uma das mais valorizadas na sociedade, nós já sabemos. Agora, imagine poder ingressar nessa área com as vantagens de uma faculdade a distância! Mas prepare-se, porque os desafios também estão à sua espera. Leia com atenção as informações que preparamos!

Afinal, existe faculdade de Direito a distância?

O curso de Direito ainda não foi homologado para a modalidade EAD, portanto, quem gostaria de fazer Direito a distância ainda não encontra essa possibilidade. No entanto, existem opções relacionadas para atuar da área, como o Tecnólogo em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais, oferecido aqui na Anhanguera.

Os Tecnólogos são cursos de nível superior de curta duração, com foco em atuações específicas e nas demandas atuais do mercado de trabalho. Portanto, essa é uma boa opção para começar a trabalhar na área que você quer e já adquirir experiência como profissional de nível superior. Enquanto isso, também vale a pena amadurecer a ideia de entrar na faculdade de Direito, no futuro.

Por que optar pela modalidade EAD?

Os cursos a distância têm atraído cada vez mais estudantes, devido às facilidades que oferecem para quem tem a rotina atribulada. Com as flexibilidades da modalidade EAD, já não é mais preciso decidir entre trabalhar ou estudar, pois você pode organizar seus horários como puder para atender às duas demandas.

A opção também é ideal para quem tem responsabilidades familiares, como filhos e casa para cuidar. Além disso, mesmo que você não tenha tantos outros compromissos, pode aproveitar o tempo livre para dedicar-se a atividades extracurriculares e, assim, investir em mais formas de capacitação profissional.

Quais são os desafios de cursar faculdade a distância?

Quem pensava em fazer faculdade de Direito a distância porque o curso deveria ser mais fácil nessa modalidade pode ter surpresas no percurso. Afinal, o aluno EAD é contemplado com vários benefícios, mas também encontra desafios em sua jornada acadêmica.

Entenda quais são os pontos que demandam esforço extra de quem conduz sozinho seus estudos!

Foco e concentração

Acha que permanecer focado e concentrado durante as aulas expositivas em sala é difícil? Imagine a luta que você precisa travar com seus próprios pensamentos — além dos estímulos externos — quando tenta estudar sozinho! Esse é um dos principais desafios de quem faz faculdade EAD. Então, é preciso ter uma boa dose de autocontrole mental para não desviar a atenção dos estudos.

Disciplina

Foco e concentração são necessários durante as sessões de estudo, enquanto a disciplina é uma característica que não pode faltar ao estudante. Afinal, ser uma pessoa disciplinada significa ter responsabilidade e levar seus propósitos a sério, e isso é essencial para qualquer profissional.

Interpretação dos conteúdos

Assimilar sozinho todo o conteúdo de cada matéria é outra difícil missão a ser enfrentada por quem decide fazer faculdade EAD na área de Direito. Isso porque a carga teórica é extensa e nem sempre conseguimos absorver a informação exata — interpretação equivocada, sobretudo na área jurídica, pode ter consequências negativas em vários sentidos, concorda?

Autodidatismo

A qualidade de ser autodidata é bastante valorizada no mercado de trabalho, o que pode ser um incentivo para o aluno EAD desenvolver essa característica. Porém, vale adiantar que autodidatismo não significa somente estudar sozinho. Envolve também desenvolver estratégias de aprendizagem e garantir, por si só, a aquisição de diferentes conhecimentos.

Pontualidade nas entregas

Ser pontual é uma questão a favor de qualquer profissional, então vale a pena treinar essa habilidade (responsabilidade) desde a graduação. Tanto em cursos EAD quanto nos presenciais, você teria que assumir um compromisso sério com os estudos. Na educação a distância, o cumprimento dos prazos é um fator que pesa, inclusive, na avaliação do desempenho acadêmico.

Vendo assim, parece que estudar a distância não é uma boa ideia, não é mesmo? Mas não caia no erro de desistir dos seus objetivos antes da hora. Afinal, você tem potencial para superar esses desafios, basta manter o foco no objetivo final: o diploma de ensino superior.

E as vantagens da faculdade EAD, quais são?

Já vimos que existem desafios — e não são poucos — na rotina de estudos do aluno EAD. Entretanto, essas dificuldades podem ser facilmente superadas, principalmente se você pensar nos ganhos que terá ao longo do percurso.

Veja o quanto você teria de vantagens ao cursar um Tecnólogo a distância na área de Direito, mas que também pode encontrar em outros cursos!

Na Anhanguera, você encontra o curso Tecnólogo de Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais, disponível na modalidade EAD nos modelos semipresencial e 100%online.

Estudar no horário em que quiser

A faculdade EAD é reconhecida, entre outros pontos, pela flexibilidade de horário que proporciona aos estudantes. Ter a possibilidade de estudar no local que estiver e no horário que puder é uma facilidade na vida de quem tem múltiplas atividades no dia a dia. Assim, você pode delimitar um tempo fixo para os estudos, mas de acordo com a rotina que já executa.

Não precisar se deslocar diariamente para a faculdade

Quem gosta de pegar um ônibus cheio bem na hora que o trânsito aperta? Pois, esse momento coincide justamente com as entradas ou as saídas de faculdades. Pense em quanto tempo é poupado por quem estuda em casa!

Podemos acrescentar nessa conta a vantagem para suas finanças, devido aos gastos com o percurso, como passagem de ônibus.

Ter um tutor disponível para tirar dúvidas

Uma vantagem exclusiva dos alunos EAD é a possibilidade de tirar dúvidas com um tutor sempre que precisar. Já falamos sobre o desafio do autodidatismo; porém, o caminho de quem estuda sozinho não é só feito de pedras. O estudante sempre pode contar com o apoio de pessoas capacitadas para receber orientação sobre os conteúdos que ele tem dificuldade de assimilar.

Interagir com os colegas em ambiente virtual

As melhores faculdades a distância oferecem todas as ferramentas necessárias para otimizar o aprendizado dos alunos. Aqui na Anhanguera, temos um ambiente virtual de aprendizagem, o AVA, propício para o compartilhamento de dúvidas e para a troca de conhecimento com os colegas.

Ter fácil acesso a todo o material das aulas

Um problema comum no dia a dia de qualquer estudante é faltar à aula e perder o conteúdo que foi ministrado, não é mesmo? Nesse sentido, quem faz faculdade EAD tem a vantagem de ter acesso a todo material que será utilizado para as atividades e as avaliações do semestre. É ou não é um ponto que facilita a vida do aluno da área jurídica, que precisa lidar com matérias bem densas?

Além do que já foi listado, vale lembrar que a faculdade EAD ajuda a desenvolver habilidades valorizadas pelo mercado, como organização, gestão de tempo, senso de iniciativa, resolução de problemas e autonomia.

Neste post, você viu que não é possível fazer faculdade de Direito a distância, mas você pode se beneficiar com outros cursos EAD que levam a uma carreira na área jurídica, mesmo que não seja para advogar. Além disso, conferiu todas as vantagens de investir em uma graduação a distância.

Gostou de saber um pouco mais os desafios e benefícios dos cursos EAD? E que tal aprender a criar uma rotina de estudos eficaz para começar sua graduação online com o pé direito? Confira nossas dicas agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 41

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content