Onde trabalhar com Biomedicina? Confira as possibilidades de atuação

frascos de estudo para o curso de biomedicina

No momento da escolha de uma profissão, a pesquisa é a maior aliada. Afinal, é fundamental informar-se com propriedade para escolher a melhor opção. Os estudantes que se interessam pela área Biológica e da Saúde provavelmente já notaram que existem várias profissões com diferentes funções, o que pode tornar essa escolha difícil.

Nesse contexto, há um ramo que vem crescendo no mercado: a Biomedicina. Isso porque, mesmo sendo um dos mais novos campos da área de Saúde, a Biomedicina já disponibiliza 19 áreas de atuação para os profissionais. Mas afinal, o que faz e onde trabalha um biomédico? Como é o curso de graduação? Como está o mercado para os recém-formados?

Essas e outras dúvidas são pertinentes e devem ser sanadas por aqueles que estão cogitando escolher a graduação em Biomedicina. Elaboramos este artigo para que você que entenda quem é o profissional biomédico, por que essa carreira tem crescido tanto e por que ela é uma boa aposta para o futuro, entre outras informações importantes. Confira!

O que é Biomedicina e como é a graduação superior?

Identificar rapidamente que tem vocação para a área biomédica é difícil para muitas pessoas. Na realidade, é mais comum que os alunos tenham curiosidade ou vontade de se graduarem em Medicina. No entanto, existem cursos na área de saúde além da Medicina e, quando a tendência é maior para a investigação científica, a Biomedicina é a melhor opção.

Isso porque o profissional biomédico encontra-se na interface entre a Biologia e a Medicina. O foco do seu trabalho é na pesquisa e no entendimento de doenças, compreendendo as causas, as formas de contágio, os efeitos do problema e os fatores epidemiológicos e ambientais a fim de desenvolver os melhores tratamentos e exames diagnósticos. Em tempos de pandemia, o estudo da Biomedicina se mostra mais do que importante por este motivo.

> Confira o post especial que fizemos sobre a importância do biomédico em tempos de pandemia do coronavírus

Além disso, o biomédico é responsável pela identificação e pelo estudo de micro-organismos. Ao conhecer as características e os pontos fracos de bactérias, vírus e fungos, por exemplo, esse profissional propicia o tratamento e a detecção de doenças. Dessa forma, apesar de atuar em um campo de várias possibilidades, o trabalho do biomédico estará sempre relacionado à pesquisa em laboratório.

O curso de Biomedicina aqui da Anhanguera é do tipo Bacharelado, com duração média de quatro anos. Durante o estudo, é obrigatório que o aluno faça estágio supervisionado, além de existir a possibilidade de se inscrever para bolsas de iniciação científica. Em nossa graduação também são trabalhadas disciplinas que preparam o aluno para atuar na produção e na comercialização de equipamentos e de insumos para biodiagnóstico.

Quais são as áreas de atuação para o profissional formado em Biomedicina?

A carreira em Biomedicina vem ganhando destaque ao longo dos anos. Por esse motivo, é uma das profissões do futuro na área da Saúde. Devido às suas inúmeras e diferentes áreas de atuação, consegue englobar todos os profissionais formados. Dessa forma, seu mercado é amplo e está em constante expansão.

Para que você entenda essa realidade, listaremos abaixo algumas opções de onde o profissional da área biomédica pode trabalhar:

  • acupuntura;
  • citologia oncótica;
  • análise ambiental;
  • análise clínica;
  • genética;
  • reprodução humana;
  • outras áreas.

Acupuntura

A acupuntura é uma prática milenar, sendo reconhecida como um ramo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Esse método é empregado para prevenir e tratar doenças por meio da estimulação de pontos do corpo humano com agulhas. Isso porque cada ponto está ligado a um tecido, a um órgão ou à manifestação de sintomas específicos. Ao serem estimulados, esses pontos ajudam o organismo a se recuperar e se proteger.

Essa é uma das especialidades que foge bastante da realidade de laboratório. Afinal, o profissional biomédico atuará em consultórios e em clínicas, e não no universo científico. Então, caso opte por essa área, é fundamental cursar uma especialização e realizar a prova de especialista em Acupuntura feita pela Associação Médica Brasileira, ou ter no currículo curso de mestrado ou doutorado na área.

Citologia oncótica

Nesse ramo da Biomedicina, o profissional coleta amostras de agrupamentos celulares de um paciente e verifica se neles há indícios de alterações oncológicas, ou seja, de tumores. Assim, realiza o laudo médico.

Além disso, por meio da análise, também é feita a detecção de alterações celulares causadas pelas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Análise ambiental

O objetivo da atuação do profissional médico nessa área é melhorar as condições socioambientais da população. Para tanto, ele realiza a análise da água que as pessoas recebem em casa e também de esgotos, a fim de identificar as suas características físico-químicas e microbiológicas.

Dessa forma, é possível emitir laudo técnico e propor mudanças para a melhora da qualidade de vida.

Análise clínica

A análise clínica consiste na realização de exames e na análise dos materiais colhidos, a fim de determinar como está a saúde do paciente em determinado aspecto.

O exame de sangue, por exemplo, é analisado para verificar a quantidade de hemácias e plaquetas. Já no de urina, é verificado se há presença de bactérias ou de proteína.

Genética

A genética tem vários setores de atuação em que o biomédico pode trabalhar. É possível atuar em clínicas e em hospitais realizando exames de DNA, em grandes centros científicos que pesquisam o genoma humano, na agropecuária para melhoramento de material genético de animais e atuar como consultor genético, entre outros.

Reprodução humana

A reprodução humana é um campo em constante evolução e que está em alta. Afinal, as mulheres têm engravidado mais tarde. Para se preservar, muitas congelam seus óvulos, mantendo-os em grandes bancos. Outras enfrentam dificuldade para gestar e necessitam de procedimentos como a fertilização in vitro.

Dessa forma, o profissional biomédico pode atuar na contagem e na manipulação dos gametas, na realização de espermogramas e nos bancos de sêmen, além de auxiliar a reprodução medicamente assistida (RMA), por exemplo.

Outras áreas

Além das citadas, pode-se atuar nas áreas de:

  • análises bromatológicas: análise de produtos alimentares para verificação de características e de qualidade;
  • auditoria: atuação no controle e na verificação das operações dentro de estabelecimentos da área de saúde de acordo com os padrões exigidos;
  • estética: aplicação de técnicas não cirúrgicas em prol da beleza e do bem-estar;
  • docência: com aulas em cursos superiores;
  • imagenologia: operação de exames de diagnóstico por imagem, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética;
  • sanitarista: trabalho na vigilância sanitária e epidemiológica, assim como no controle de zoonoses;
  • toxicologia: estudo do efeito de determinadas substâncias químicas no organismo humano.

Com este artigo, é possível notar que o profissional formado em Biomedicina pode trabalhar em diversas áreas, não é mesmo? Com relação à remuneração, ela sofre bastante variação devido a essa quantidade de possibilidades. A média nacional é de R$ 2.654,25, podendo chegar ao teto de R$ 5.404,26. Após a graduação, basta escolher a área de interesse e procurar cursos de pós-graduação e especializações, a fim de seguir um dos ramos citados acima.

Se você ficou interessado nesse curso da área da Saúde, que tal conhecer o curso de Biomedicina da Anhanguera? Oferecemos as modalidades presencial e semipresencial com acesso a modernos laboratórios e salas multimídias, a fim de preparar o aluno para entrar no mercado de trabalho. Entre em contato e saiba mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content