Já trabalho na área, ainda preciso fazer estágio? Entenda

jatrabalhonaareaaindaprecisofazerestagioentenda

Um dos momentos mais esperados por muitos estudantes que estão entrando no ensino superior é o estágio, seja porque querem adquirir experiência profissional, seja porque querem ter direito à bolsa estágio e começar a se tornar independentes financeiramente.

No entanto, esse mesmo assunto costuma trazer uma dúvida frequente para aqueles que já atuam na área que estudam: “Já trabalho na área, preciso fazer estágio?”. Se essa é a sua situação, chegou a hora de descobrir a resposta!

Preciso fazer estágio mesmo já atuando na área?

Atualmente, existem duas formas de estágio: a opcional, que pode ser feito durante toda a graduação, e o estágio obrigatório, que é pré-requisito para se formar na maioria dos cursos de ensino superior e, normalmente, deve ser realizado ao fim da graduação.

Por isso, ainda que você já tenha experiência de trabalho na profissão que escolheu seguir, haverá um momento da faculdade em que será necessário conciliar os dois ou abrir mão do seu emprego ou estágio atual para entrar no obrigatório. Afinal, ele é necessário para conseguir concluir sua formação e obter o seu diploma.

Entretanto, caso você realmente não queira ou não possa fazer o estágio obrigatório, não entre em pânico: aqui na Anhanguera, existem opções de cursos que não fazem essa exigência, e nós vamos contar para você quais são alguns deles!

Quais cursos não têm estágio obrigatório?

Apesar de o estágio obrigatório ser a melhor forma de viver a profissão na prática, alguns cursos de graduação apresentam uma carga alta de atividades práticas e experiências em laboratório durante os anos de formação.

Por esses motivos, algumas faculdades os oferecem sem que haja a necessidade de estagiar, como é o caso de cursos como Jornalismo, Publicidade e Marketing. Porém, mesmo optando por um curso que não tenha essa exigência, o estágio pode ser algo muito importante para a sua vida profissional, e nós já vamos contar o porquê disso!

Quais os benefícios do estágio para a formação?

Além de ser uma boa forma de colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo dos anos de graduação, existem muitas outras vantagens do estágio, mesmo se você já atua na área. Quer saber quais são elas? Selecionamos 5 benefícios de estagiar e vamos contar agora mesmo!

1. Mais experiência no currículo

Não tem jeito: o mercado de trabalho é competitivo, e ter experiência profissional é um critério importante para conseguir as melhores vagas. Por esse motivo, ao estagiar, mesmo que não seja uma atividade obrigatória do seu curso, você terá um currículo diferenciado, já que vai passar por empresas diferentes. Com isso, você terá mais chances de se destacar na hora de encontrar o melhor emprego ou até mesmo ter mais reconhecimento no local em que já atua.

2. Chances de ser efetivado

Outro ponto positivo de fazer estágio é que, quando estiver com seu diploma em mãos, a empresa pode contratar você para fazer parte do quadro de funcionários efetivos dela. Já imaginou se você terminar a faculdade com a certeza de que já encontrou o melhor emprego? Pois é, isso pode acontecer! Para isso, vale a pena escolher um estágio que tenha a ver com o ramo de atuação de que você gosta na sua profissão e ser um estagiário dedicado em todas as suas tarefas.

3. Criar networking

Conhecer pessoas que atuam na mesma área que você, principalmente aquelas que já adquiriram mais experiência, é um ponto importantíssimo na hora de ter sucesso na carreira que você escolheu.

Apesar de as redes sociais ajudarem a manter contato com esses profissionais, nada melhor que conhecê-los pessoalmente, não é mesmo? Por isso, ao estagiar, você já tem pontinhos garantidos nesse aspecto, já que vai conviver com os colaboradores da empresa, e muitos deles podem ter se formado no mesmo curso que você.

4. Conhecer outras possibilidades de atuação

Trabalhar por muitos anos na mesma empresa pode gerar um problema: a falta de percepção sobre o mundo ao redor, o que gera o risco de não aprender coisas novas e ficar desatualizado na sua profissão. Com isso, caso algum dia tenha que buscar outra oportunidade de emprego, você pode ter dificuldades para se adaptar às inovações do mercado de trabalho ou para encontrar vagas que tenham relação com aquilo que você fazia.

Por conta disso, estagiar é uma forma de conhecer vários nichos e novas possibilidades de atuação dentro da área que você estuda, principalmente se você fizer mais de um estágio ao longo dos anos de graduação.

5. Aprender por observação

Acredite: por mais experiente que você seja em uma carreira, sempre existem tarefas e funções que você ainda precisa aprender, e nem sempre isso será ensinado dentro da sala de aula.

Porém, quem faz estágio tem a chance de adquirir esses conhecimentos, seja observando o trabalho de outras pessoas dentro da empresa, sejam realizando os treinamentos que normalmente são destinados aos estagiários — que também podem melhorar o seu currículo. Ou seja: é mais uma forma de se destacar na sua área!

Quais os riscos de não cumprir o estágio obrigatório?

Se o seu curso exige estágio obrigatório, o melhor que você pode fazer é cumprir a carga horária necessária dessa atividade, que varia de acordo com a graduação escolhida. Isso é importante porque não fazer estágio quando ele é obrigatório traz prejuízos para você, já que a sua formação só será concluída após finalizar esse ciclo. Isto é: enquanto não estagiar, existe o risco de não ter o seu diploma de ensino superior.

Quando isso acontece, é válido entrar em contato com a sua instituição de ensino e pedir uma declaração para que você possa ser estagiário após se formar. Aliás, é essencial que esse documento informe a quantidade de horas de estágio que você precisa fazer! Dessa forma, você terá a chance de estagiar como recém-formado e só depois disso poderá oficialmente se formar.

Viu como o estágio pode fazer a diferença na sua formação? Por isso, mesmo que você já trabalhe na área, é imprescindível levar todos esses aspectos em consideração e fazer a escolha mais adequada para as suas necessidades e, também, para a carreira que você pretende trilhar. Não se esqueça: o seu futuro profissional começa agora!

Está em dúvida sobre trabalho ou estágio? Aproveite a sua visita no blog e confira o artigo que fizemos sobre o assunto e saiba qual vale mais a pena durante a graduação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.