Áreas da Biomedicina nas quais se especializar

mulher trabalhando nas áreas da biomedicina

A área da Biomedicina, que nem sempre foi tão conhecida, vem ganhando cada vez mais destaque e importância no mercado de trabalho, sobretudo entre as profissões que envolvem bem-estar.

Além de ser um campo bem promissor, esse é também um setor bastante abrangente, já que existem muitas áreas da Biomedicina nas quais você pode se especializar. É isso mesmo! Ser um biomédico vai muito além de realizar as análises laboratoriais de exames e temas do tipo.

O profissional com graduação em Biomedicina pode atuar na área de pesquisa, análises clínicas de pessoas e de alimentos, na estética e muitas outras — tudo a partir da investigação biológica das doenças humanas. Mas, além desse trabalho mais generalizado, o profissional pode se especializar em diferentes esferas da área. Confira, a seguir, a lista que preparamos!

Áreas da Biomedicina nas quais se especializar

A Biomedicina está entre as profissões da área da saúde com mais possibilidades de atuação. Por isso, é importante que você as conheça desde antes de entrar na faculdade, local onde terá um contato maior com cada um dos segmentos.

Isso é importante porque, depois de terminada a graduação, fazer uma especialização é visto como essencial para que o profissional ganhe mais experiência na sua área de interesse e consiga destacar-se no mercado. E, claro, aumentar consideravelmente o salário de biomedicina que você vai receber!

Saiba que um biomédico recebe, em média, R$ 2.665,95*, tendo teto de R$ 4.996,73*. Para esse salto na remuneração, os anos no mercado e o investimento em especialização contam bastante.

E opções não faltam, pois o leque para aperfeiçoamento é grande. Algumas das áreas possíveis nas quais atuar são:

  • análise ambiental;
  • análises clínicas;
  • banco de sangue;
  • biologia molecular;
  • citologia;
  • diagnóstico por imagem;
  • embriologia;
  • estética;
  • genética;
  • imunologia;
  • microbiologia;
  • perícia criminal;
  • reprodução humana.

Deu para notar a variedade, não é? Por isso, quem se interessa por alguma dessas áreas pode se encontrar com a Biomedicina. Lembre-se de que é importante que o curso de graduação seja completo e vise permitir o desenvolvimento do aluno nessas áreas, como é feito na Anhanguera.

Abaixo, entenda melhor cada uma dessas esferas da Biomedicina. Assim, você pode começar a vislumbrar qual você prefere e a montar o seu plano de carreira desde o início da graduação!

1. Análise ambiental

Essa é uma das áreas que mais crescem quando o assunto é Biomedicina. Afinal, a preocupação com o meio ambiente vem aumentando cada vez mais em todo o mundo.

O profissional atuará examinando, como nome sugere, o ambiente. Analisar as condições de água e de esgoto, o descarte de substâncias e a poluição são alguns exemplos dessa especialidade. Geralmente, o profissional trabalha junto ao poder público a fim de melhorar a qualidade de tratamento e garantir mais saúde à população.

2. Análise clínica

Entre as especializações de Biomedicina, essa é uma das mais famosas e que trazem bastante retorno financeiro. Apesar de já constar como uma das tarefas “básicas” do profissional, no aprofundamento, esse conhecimento é focado, garantindo mais credibilidade.

As principais atividades desse ramo são a análise de exames, buscando identificar doenças ou outras alterações. Numa pandemia, como a da COVID-19, o biomédico apresenta papel fundamental.

3. Banco de sangue

Especializando-se nessa área, o foco é analisar banco de sangue, fazer os exames necessários e ainda participar da organização e da administração dos setores.

Além disso, o biomédico com essa especialidade trabalha auxiliando médicos e enfermeiros com pacientes que necessitem do uso do banco. Tudo isso com um objetivo: garantir que pessoas em situação hospitalar possam se recuperar com segurança a partir das transfusões sanguíneas!

4. Biologia molecular

O profissional torna-se especializado em análise de moléculas de DNA e de RNA, entendendo os mecanismos que as envolvem. Pode ajudar no diagnóstico de doenças ou análises clínicas.

Essa área também é bastante abrangente, sendo possível aprofundar-se ainda mais em algum ramo. A biomedicina molecular tem tudo para crescer bastante e revolucionar o modo como nos relacionamos com a saúde!

5. Citologia

Estuda doenças a partir da análise de células, sua formação ou possíveis problemas, que podem indicar a presença de alguma doença. É, portanto, uma área essencial para que o controle de doenças ligadas aos genes seja feito da melhor maneira possível.

Uma das ramificações dessa área é a citologia oncótica, que estuda e analisa células cancerígenas.

6. Diagnóstico por imagem

Por muito tempo, a Medicina foi praticada apenas com os exames físicos. Hoje, no entanto, os diagnósticos contam com a ajuda de muitos recursos, como as análises laboratoriais e os exames de imagem.

Com essa especialização, o profissional auxilia na captação das imagens durante exames, como tomografia e ressonância magnética, e, depois, ajuda na análise de material do paciente, fazendo a relação entre os dois tipos de exame.

7. Embriologia

Nessa área, o profissional especializa-se em analisar e estudar as células de formação dos seres vivos.

Ou seja, ele analisa células embrionárias que formam os tecidos e as outras células do corpo. É bastante similar à área de genética, e as duas são complementares.

8. Estética

Essa é uma especialidade da Biomedicina que nem todos conhecem, mas que tem se tornado uma ótima oportunidade para os novos profissionais!

Com ela, o profissional estuda, desenvolve e acompanha tratamentos estéticos, como para melhorar a saúde da pele e diminuir gordura. O trabalho é feito junto a um cirurgião plástico e dermatologista.

9. Genética

Também uma especialidade bastante conhecida, esse ramo da Biomedicina é o que faz análises genéticas, estudando profundamente os genes humanos.

Geralmente é uma área de pesquisa, apesar de existir a análise genética clínica, responsável pela verificação da presença de algumas doenças genéticas.

10. Imunologia

Especializado nos estudos do sistema imunológico, esse profissional auxilia as pesquisas que envolvem essa área tão importante do corpo humano, entendendo seu funcionamento, mecanismos e composição.

Além disso, pode trabalhar junto ao microbiologista para estudos de doenças, colaborando para pesquisas que melhorem as chances de recuperação da população em geral.

11. Microbiologia

Ajuda no combate e cura de doenças por meio do estudo de organismos microscópios, sendo ligado ao universo de pesquisa em laboratório.

Para ser um pesquisador na área, é importante ter uma base curricular bem completa e, claro, uma graduação de qualidade em seu currículo!

12. Perícia criminal

É uma das áreas da Biomedicina que mais chamam a atenção dos estudantes de graduação. Afinal, é muito presente em séries e em filmes sobre os assuntos.

O profissional torna-se responsável por estudar as evidências biológicas de uma cena de crime, seja ela violenta ou não.

13. Reprodução humana

Como o nome sugere, esse ramo da Biomedicina trabalha com todas as fases que envolvem a reprodução humana, seja na pesquisa, seja na prática clínica.

Assim, esse profissional pode atuar em laboratórios e em clínicas que realizam fertilizações. É uma área que trabalha lado a lado com a embriologia.

Um leque de opções

Gostou de conhecer as principais áreas da Biomedicina? Além dessas, existem muitas outras opções nas quais o profissional pode escolher se especializar e tornar-se um excelente biomédico.

Para trabalhar na área, é preciso gostar do ramo da Saúde, principalmente a Bioquímica e a Biologia. Para quem se interessa por esse tipo de assunto e se enxerga como um futuro profissional da área, mas ainda tem dúvidas quanto ao nível superior, vale a pena considerar o curso de Biomedicina aqui da Anhanguera, que abre um grande leque de possibilidades para os profissionais graduados.

As aulas de nosso curso são bastante voltadas ao mercado de trabalho, contando com disciplinas que permitem a atuação em bancos de sangue, laboratórios de análises clínicas e diagnósticos por imagem. Também são trabalhadas matérias que preparam o aluno para atuar na produção e na comercialização de equipamentos e de insumos para biodiagnóstico. Assim, você sai preparado para exercer sua nova profissão e, depois, especializar-se nas diversas áreas de atuação na Biomedicina.

As melhores dicas para escolher a área da Biomedicina

A escolha da área certa para seguir na Biomedicina depende de uma série de fatores. Alguns deles são:

  • seus gostos pessoais;
  • área que mais combina com os seus objetivos de carreira;
  • salário daquele campo de atuação;
  • tendências do mercado no momento em que você for fazer a especialização.

Para que você possa fazer uma escolha consciente, é importante que, durante a faculdade, entre em contato com as diversas áreas da Biomedicina. Apenas assim a decisão poderá ser tomada de maneira inteligente!

A importância da escolha da instituição para cursar Biomedicina

É responsabilidade da faculdade possibilitar aos alunos que eles entrem em contato com as diferentes áreas da Biomedicina, seja por meio de recursos tecnológicos, da grade curricular ou das oportunidades de estágio oferecidas.

Por isso, é importante que você tome cuidado e escolha uma instituição que pense em todos esses aspectos!

E, claro, a Anhanguera é o lugar certo para você construir o seu futuro na Biomedicina.

Alguns de nossos diferenciais são:

  • Aula Destaque — aulas completamente online com grandes nomes da área da saúde;
  • Trilhas de Carreira — cursos com certificados para você enriquecer o seu currículo durante a faculdade;
  • Habilidades Digitais — disciplinas online que fornecem conhecimentos valiosos sobre empregabilidade;
  • Canal Conecta — portal que ajuda o estudante a concorrer por vagas de estágio e emprego em empresas parceiras.

Tudo isso somado a uma grade curricular sempre atualizada (e que segue as tendências!) e a um corpo docente altamente qualificado e pronto para ajudá-lo no que for preciso.

Agora é com você!

Como podemos ver, há muitas possibilidades para escolha quando o assunto são as áreas da Biomedicina. No entanto, o primeiro passo é entrar na faculdade, que também deve ser uma instituição renomada e que ofereça a você as ferramentas necessárias para um aprendizado completo!

Se não restam mais dúvidas, saiba que o vestibular da Anhanguera está aberto para quem quer adentrar na profissão. Inscreva-se já em nosso processo seletivo e comece sua carreira da melhor forma!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 159

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados