Você está em busca de uma faculdade da área da Saúde e acabou se deparando com o curso de Biomedicina? Uma ótima notícia é que essa graduação proporciona um amplo mercado de trabalho, pois associa conhecimentos do ramo de Ciências Biológicas e práticas relacionadas com a Medicina.
Com um salário médio de R$ 2.665,95¹, os profissionais podem atuar em vários nichos, como em laboratórios, desenvolvimento de pesquisas e procedimentos estéticos, com o objetivo de oferecer qualidade de vida e bem-estar. Além de ficar de olho no mercado de trabalho, conhecer as matérias de Biomedicina também é fundamental para saber se essa é a graduação certa para você.
Continue a leitura para saber o que se estuda em Biomedicina e as características das disciplinas!
Prefere um conteúdo em vídeo? Sem problemas! Assista ao nosso papo reto sobre as principais matérias de Biomedicina!
Microbiologia
Se tem dúvidas sobre o que se aprende em Biomedicina, saiba que uma das matérias mais importantes do curso é a Microbiologia. Isso porque os biomédicos devem ter um amplo conhecimento sobre os principais microrganismos patogênicos, como bactérias, vírus e fungos. A maior prova disso é que a sua compreensão fez com que as pessoas aprendessem sobre o coronavírus em pouco tempo.
Durante as aulas práticas, o aluno realiza interpretação, preparação de meios, semeadura, antibiograma, entre outros. Nas teóricas, aprende sobre a constituição dos microrganismos, as doenças causadas por eles, como ocorre sua propagação, modos de prevenção, reprodução etc.
Mas a importância não se restringe apenas às doenças: também é importante conhecer os processos de fermentação e conservação de alimentos.
Genética
Outra disciplina muito importante da grade curricular de Biomedicina é o estudo da Genética. Afinal, esse assunto faz parte do dia a dia do profissional em várias atividades, como na transmissão dos processos hereditários e na pesquisa do papel dos genes para definir as características de um indivíduo.
Ao realizar a análise, é possível fazer a comparação entre genomas de várias espécies para encontrar diferenças e semelhanças que melhorem o entendimento de como os genes humanos funcionam e podem ser controlados.
Com isso, o profissional desenvolve novas maneiras de prevenir e tratar doenças. As pesquisas em genética humana também envolvem estudos sobre os genes de fungos, vírus e bactérias para a prevenção de infecções. Os principais assuntos abordados na disciplina de Genética da Anhanguera são:
- genética de doenças complexas;
- genética do desenvolvimento;
- genética evolutiva;
- epidemiologia genética;
- estudo de associações de doenças;
- terapia genética;
- citogenética e citogenômica;
- mapeamento genético;
- análise e detecção de mutações.
Citopatologia
A Citopatologia faz parte da divisão da Microbiologia e é tão importante quanto ela. Essa disciplina estuda as doenças a partir da observação microscópica de células obtidas por raspados, aspirações e esfregaços. Assim, é importante que o aluno tenha conhecimento prévio sobre Farmacologia, Bioquímica, Citologia, Fisiologia, Imunologia e Patologia.
O estudo dessa matéria é fundamental para a formação de biomédicos completos e preparados para o mercado de trabalho, já que é possível detectar lesões precocemente e realizar o diagnóstico de diversos tipos de câncer. O método é de baixo custo, rápido e, se for feito com técnicas adequadas, é de grande confiabilidade.
As principais técnicas aprendidas durante as aulas são:
- biologia molecular, colorações especiais, imunocitoquímica e citologia em meio líquido;
- técnicas avançadas em citopatologia;
- metodologias de coloração e preparo de amostras.
Instrumentação e Deontologia Biomédica
A instrumentação biomédica é caracterizada pelo conjunto de instrumentos usados nos laboratórios para monitorar e medir os vários experimentos. É importante saber que a Biomedicina é bastante afetada pela tecnologia, assim como em outras profissões da área da Saúde.
Portanto, é um pouco difícil para os profissionais acompanharem as novas técnicas e a evolução dos aparelhos no mercado de trabalho se não realizar estudos específicos. A Deontologia, por sua vez, é a especialidade responsável pelo fornecimento dos valores éticos que conduzem a conduta dos biomédicos e as principais decisões médicas laboratoriais.
Relações Parasitas e Hospedeiros
Os parasitas são seres vivos que retiram seu sustento do corpo de outro. Aqueles que carregam esse parasita são chamados de hospedeiros. Assim, é esse assunto que a matéria estuda.
Durante as aulas, os alunos aprendem sobre artrópodes, platelmintos, anelídeos, nematódeos e protozoários, e as doenças causadas por eles. Nas práticas, o estudante vai para o laboratório e estuda os principais grupos, as características de cada um, sua reprodução e como ocorre a contaminação.
Anatomia Humana
Entender sobre o corpo humano é fundamental para que os biomédicos reconheçam o comportamento e as funções dos órgãos e tecidos. Essa disciplina tem a intenção de apresentar a anatomia funcional do organismo, o que inclui pélvis, abdômen, tórax e os sistemas cardiovascular, nervoso e musculoesquelético.
Os estudos são realizados do ponto de vista macroscópico, para que os estudantes passem a ter familiaridade com as estruturas físicas. Os principais temas vistos são:
- sistema nervoso e anatomia do cérebro;
- anatomia pélvica;
- anatomia do sistema urinário;
- anatomia do abdômen e tórax;
- anatomia da vasculatura;
- anatomia dos membros inferiores e superiores;
- visão geral das articulações e do esqueleto.
Os profissionais que querem seguir carreira de diagnóstico clínico ou trabalhar com pesquisas costumam concentrar os estudos nos sistemas corporais.
Gostou de saber quais são as principais matérias abordadas durante o curso de Biomedicina? Como foi possível perceber, existem muitas possibilidades de crescimento para o profissional. Para isso, é importante descobrir a área de atuação ideal, pesquisando bastante e levando em consideração o seu perfil.
Além disso, para ter uma formação de qualidade e completa, é necessário escolher a faculdade ideal, que seja antenada com as mudanças e demandas do mercado de trabalho. Aqui na Anhanguera, você terá aulas com um corpo docente atualizado e competente, e encontrará infraestrutura tecnológica e física capaz de possibilitar grandes vivências práticas que o aproximam da profissão.
Além disso, contamos com vantagens exclusivas, como bolsas, benefícios e convênios, além de formas de ingresso facilitadas — muito bom, não é mesmo?
Faça a escolha certa!
Decidiu que quer se tornar um biomédico de sucesso? Então, não deixe de pesquisar mais sobre as matérias de Biomedicina, as áreas de atuação e como anda o mercado de trabalho. Além disso, no momento de escolher a faculdade, opte por aquela com infraestrutura completa e professores atualizados!
Gostou do post e quer estudar em uma ótima instituição de ensino? Então, inscreva-se no vestibular da Anhanguera!
¹ Segundo o site: https://www.salario.com.br/profissao/biomedico-cbo-221205/. Sujeito a alterações.