Administração de empresas: tudo o que você precisa saber sobre a área!

Administração é uma área do conhecimento com amplas oportunidades de atuação profissional. Se você está no momento de buscar uma profissão, fazer uma nova graduação ou abrir o próprio negócio, o curso de Administração pode ser uma excelente porta de entrada para o mercado, proporcionando o desenvolvimento de habilidades multidisciplinares.

Se você se interessa pela graduação ou já considerou ingressar nessa área, não deixe de acompanhar este artigo e conferir um panorama sobre a faculdade e as possibilidades de atuação no mercado de trabalho! 😄

O que é Administração?

A Administração é responsável pelas atividades de planejamento, controle, organização e avaliação dos resultados dos processos produtivos. O profissional responsável por tudo isso é, portanto, o administrador.

Uma das causas do fracasso dos empreendimentos nos seus primeiros anos de vida é, sem dúvidas, a falta de planejamento. Mesmo que o empreendedor tenha bons produtos e pratique preços compatíveis com o mercado, é a administração correta que mantém a sustentabilidade de uma organização.

Por outro lado, para administrar um negócio, independentemente do seu porte, são necessários conhecimentos acadêmicos e práticos, distante da lógica de tentativa e erro.🔍

E é justamente para promover o gerenciamento de excelência que existe a faculdade de Administração. Por fim, vale destacar que a Administração é uma atividade regulamentada no Brasil desde 1965, por meio da Lei Federal n.º 4.769.

Para exercer a profissão, assim que concluir o curso, o bacharel deve se inscrever no Conselho Federal de Administração (CFA), em uma das suas regionais (CRAs).

O registro no conselho para quem pretende exercer a profissão não é opcional e, sim, obrigatório. De acordo com a legislação apontada, o administrador que atuar no mercado sem estar registrado no CFA comete prática ilegal da profissão. Quem insiste nesse ato, portanto, está sujeito a punições.😱

Como é a carreira na área da Administração?

O mercado de Administração no Brasil é promissor. Afinal, o brasileiro é empreendedor por natureza. Segundo a plataforma Mapa de Empresas do Governo Federal, em dezembro de 2022, foram abertas 212 mil empresas.

Atualmente, no Brasil, há cerca de 20,2 milhões de empresas em plena atividade. 🔝Com esses números, podemos imaginar as grandes oportunidades de vagas de trabalho que os profissionais da área de Administração podem encontrar.

Vale destacar que o profissional formado na área pode atuar tanto em órgãos públicos quanto na iniciativa privada, nos mais diversos setores e segmentos da economia.

O dinamismo do mercado e as exigências da sociedade criam, a cada dia, novidades e desafios aos administradores. Assim, os profissionais que desejam trabalhar com Administração e se mantêm informados sempre conseguem sair na frente. Confira a seguir algumas tendências para as carreiras em Administração!

Sustentabilidade

A sustentabilidade, sem dúvidas, é um aspecto cada vez mais valorizado pela sociedade. 🌱Nesse sentido, uma das estratégias mais eficientes usadas pelos administradores é o planejamento de produtos, serviços e campanhas que mostrem aos consumidores que a marca atende aos preceitos da sustentabilidade.

Os administradores que percebem e colocam em prática essa demanda desenvolvem trabalhos que prezam a proteção ambiental. Como consequência, têm mais chances de sucesso na carreira.

Gestão Internacional

A gestão internacional de empresas é uma tendência da Administração que os profissionais devem aproveitar para ampliar o mercado de atuação e driblar a concorrência.

Perceba que, em alguns casos, determinados produtos ou serviços podem estar saturados na região de atuação do negócio. No entanto, a sua produção pode estar em falta em outros países e valer ouro nesse contexto.

Administração Hoteleira

A Administração Hoteleira tornou-se uma tendência quando os proprietários das redes de hotéis reconheceram que não basta ter conhecimento em turismo. 🏨

Para que um hotel sobreviva, ele precisa de conhecimento técnico e de planejamento dos administradores para manter as portas abertas durante muitos anos.

Gestão Esportiva

Pelos salários de jogadores de futebol ⚽e pilotos de corrida🏎️ , podemos perceber que o mercado esportivo lida com quantias milionárias. Dessa maneira, não estamos falando de simples agremiações e, sim, de grandes empresas.

Esses empreendimentos precisam de bons gestores em suas administrações para que ofereçam resultados financeiros, além dos espetáculos de entretenimento que conhecemos e de que tanto gostamos.

Marketing Digital

A tecnologia digital mudou a maneira como as empresas se aproximarem dos clientes. Desse modo, unir os recursos do marketing com as estratégias de planejamento da Administração tem se tornado uma tendência no mundo dos negócios.

Como é a faculdade de Administração?

Para começar no mercado de Administração, o interessado deve ingressar em uma faculdade. Isso porque, para atuar nesse ramo, é necessário um curso de formação superior em Administração, que dura em média 8 semestres — 4 anos. 👩🏼‍🎓O mais legal é que o curso de Adm está disponível na modalidade presencial e EAD (Ensino a Distância).

Durante esse período, o aluno precisará cumprir uma grade de matérias. A Anhanguera oferece inúmeras possibilidades para receber os seus novos alunos.

Confira só!

  • Vestibular tradicional: é a avaliação realizada de maneira presencial nas unidades da instituição de ensino;
  • Vestibular online: prova realizada de forma online. Para isso é necessária a conexão de algum dispositivo à Internet;
  • Transferência externa: é a oportunidade de transferência de estudantes oriundos de outras faculdades;
  • Apresentação da nota do Enem: essa oportunidade consiste na apresentação da nota do Enem. Para isso, é preciso cumprir alguns requisitos de pontuação, como não ter zerado a redação e ter tirado ao menos 200 pontos nas provas;
  • Segunda graduação: destinada para quem já é formado em outro curso e pretende ampliar o currículo.

Em linhas gerais, a base de conhecimento adquirida na faculdade de Administração compreende uma união de conteúdos das áreas das ciências Exatas e Humanas. Essas serão capazes de desenvolver no aluno todas as teorias de Adm e as práticas necessárias para uma atuação de excelência.

Para se sair bem nas matérias de Administração, no entanto, o ideal é que o aluno desenvolva o hábito diário de estudar e busque conteúdos complementares em revistas, palestras e livros etc.📚

Durante o todo o período na faculdade de Administração, também é recomendado que o aluno crie uma rede de relacionamentos, tendo em vista futuras parcerias profissionais. Nos semestres finais, o indicado é verificar com os professores e na Anhanguera opções de estágio. Afinal, este será o primeiro contato com o mundo real das corporações.

Trata-se do momento em que o estudante de Administração obtém orientações relevantes dos seus tutores nas empresas. Além disso, o estagiário não receberá as mesmas cobranças e responsabilidades dos profissionais graduados.

Seguidos esses primeiros passos para ingressar no mercado de trabalho de Adm, a recomendação para ser um profissional de sucesso é a dedicação diária, a atenção ao atender às demandas dos clientes e a continuação dos estudos. Nesse sentido, aproveitar ao máximo as experiências que a grade curricular proporciona e a estrutura da faculdade é o primeiro passo.

O que se aprende na faculdade de Administração?

Agora que você já sabe como é a faculdade e as possibilidades de ingresso em uma instituição de ensino, confira quais são as principais temáticas de Administração da Anhanguera para preparar profissionais com capacidade de resolver problemas!

Empreendedorismo

Uma das missões do curso de Administração da Anhanguera é desenvolver o espírito empreendedor em seus alunos. Dessa maneira, além de prestar serviços para outras empresas, podem empreender em seus próprios negócios e entender melhor como pensam outros empreendedores.

Diagnósticos e Intervenções em Empresas

Nesse conteúdo curricular, o aluno é convidado a oferecer diagnósticos criados em empresas fictícias, com problemas que acontecem no mundo real. Assim, eles aprendem a resolver e a intervir em desafios encontrados no mercado.

Gestão de Projetos

A Gestão de Projetos, sem dúvida, é um dos conhecimentos fundamentais para os profissionais da área de Administração. Na Anhanguera, os alunos aprendem a trabalhar com base nas principais metodologias de gerenciamento, que são os processos do Canvas e do BSC (Balanced Scorecard).

Simulados Empresariais

A Anhanguera usa a ferramenta Simulare, plataforma que cria uma série de Simulados Empresariais que colocam à prova os aprendizados realizados ao longo da graduação. Dessa maneira, mesmo em seus primeiros anos de profissão, os recém-formados em Administração conseguem enfrentar as exigências do mercado.💪🏼

O que se faz em Administração?

Como visto, entre as funções de um profissional de administração, estão:

  • planejar e executar estratégias de gerenciamento, tornando a empresa lucrativa;
  • conduzir o relacionamento com clientes, colaboradores e fornecedores;
  • coordenar ações logísticas, de compra e estoque;
  • cuidar das finanças e analisar o fluxo de caixa;
  • auxiliar na definição e no acompanhamento de metas.

É por essa razão, inclusive, que o profissional pode atuar em diversas frentes, como abordado neste conteúdo. Sendo assim, é natural que existam características pessoais que facilitam a rotina de alunos e dos profissionais do segmento.

Quais habilidades preciso ter para trabalhar em Administração?

Algumas delas são exploradas pela faculdade e, outras, desenvolvidas com os anos de experiência prática na profissão. Confira as principais habilidades que auxiliam nas funções de um administrador!

Habilidade numérica

Perceba que, na grade curricular da faculdade de Administração, estão previstas disciplinas de Matemática Financeira e Raciocínio Lógico. Isso é uma dica que demonstra que os administradores precisam desenvolver habilidades numéricas em suas rotinas de trabalho.

No dia a dia, eles fazem análises de índices econômicos, cálculos financeiros, determinação de preços de produtos, entre outros.🔢

Liderança

A liderança é uma das palavras-chave do cotidiano dos administradores. Liderar é um dos sinônimos de administrar. Caso esse não seja um de seus talentos natos, saiba que a faculdade de Administração vai ajudar a desenvolver a habilidade.

Capacidade para tomada de decisões

A capacidade para tomadas de decisões é uma das habilidades que os profissionais de outros times e os empreendedores mais esperam dos administradores de empresas. Em muitos casos, as soluções desses profissionais são a última palavra para as deliberações de novas estratégias nas corporações.

Flexibilidade

Agora que sabemos da importância das tomadas de decisões para os administradores, precisamos entender que os seus pareceres devem conter um determinado grau de flexibilidade. Afinal, o comportamento do mercado e situações imprevistas influenciam e alteram decisões. Portanto, quem trabalha com Administração não pode ser irredutível.

Vocação para comunicação

Os administradores de empresas precisam manter um relacionamento profissional com outras pessoas, como empreendedores, clientes e fornecedores.

Nesses contatos, precisam apresentar projetos e produtos, bem como negociar preços. Para obter sucesso nessas convivências, o talento para comunicação facilita e agiliza os trabalhos.🗣️

Aptidão para o uso de ferramentas eletrônicas

Desde os primeiros anos na faculdade de Administração, os alunos são incentivados a trabalhar com planilhas eletrônicas e editores de texto. Essa iniciativa da instituição de ensino é importante, pois o administrador de empresas sempre usa uma ou mais dessas ferramentas virtuais no seu cotidiano.

Multidisciplinaridade

A multidisciplinaridade é uma das bandeiras da faculdade de Administração. Essa estratégia é usada para formar profissionais capacitados em resolver problemas de diversos setores do mercado.

Dessa maneira, os administradores precisam planejar e organizar projetos com a visão no comportamento da economia, da concorrência e das características próprias dos produtos e negócios.

Domínio de idiomas estrangeiros

O domínio da língua inglesa é uma exigência em diversos cargos, sendo entendida como um segundo idioma no meio empresarial. Isso já acontece na Europa, por exemplo. Para os alunos de Administração, saber inglês abre portas para intercâmbio. 🔤

Quanto aos profissionais, eles conseguem sair na frente de outros ao ter acesso em primeira mão a lançamentos de novos processos e serviços que ainda não foram traduzidos para o português. 

Isso continua sendo válido para outros idiomas importantes, como espanhol — permitindo diálogo com os países do Mercosul (Mercado Comum do Sul), por exemplo. Do mesmo modo é com o mandarim, francês e alemão.

Quais são as áreas da Administração?

Agora que já conhece alguns conteúdos abordados na graduação e as tendências da Administração, conheça a rotina dos administradores nas atuações mais tradicionais do mercado e veja com detalhes as suas funções!

Administração e planejamento estratégico

Em apoio aos empreendedores, os administradores aplicam técnicas específicas de planejamento e administração estratégica para que a empresa sobreviva aos desafios do mercado. De modo geral, os empreendedores conhecem bem as mercadorias e os serviços que pretendem fabricar ou comercializar. 

Esse conhecimento é importante, mas não basta para uma empresa permanecer no mercado obtendo resultados satisfatórios. Para isso, é necessária uma visão profissional de presente e de futuro, sem envolvimento emocional com os produtos.

Gestão de pessoas

O conhecimento que os administradores recebem na faculdade de Administração fornece capacitação para esses profissionais atuarem na gestão de negócios e de recursos humanos.

Dessa maneira, eles podem traçar estratégias e trabalhar apoiando o time de RH. Afinal, os administradores sabem que o capital humano é um dos maiores investimentos nas corporações. Máquinas e equipamentos podem ser substituídos, mas profissionais talentosos não são fáceis encontrar.

Logística

No ramo da logística, os administradores direcionam os profissionais desse segmento para que as atividades estejam dentro do planejamento estratégico da empresa. Vale analisar que nem sempre o time da cadeia de suprimentos e de movimentação de mercadorias acompanha os resultados estipulados no planejamento do empreendimento.

Finanças

Cuidar da saúde financeira das empresas também é uma atribuição que faz parte da rotina dos profissionais da área de Administração. Tanto é que algumas das matérias da graduação dos administradores, como a de Capital de Giro e Análise Financeira e Análise de Custos, envolvem finanças.📈📊

Vendas

A concorrência obriga a atividade de vendas a se transformar em uma arte para as empresas do mesmo segmento. Afinal, o processo de vender não é composto apenas pelo ato de precificar um produto e esperar o comprador aparecer.

Para que a atividade de vendas seja eficiente, existem parâmetros como metas a serem cumpridas e margens de negociação que podem ser toleradas. Sendo assim, esse processo precisa ser acompanhado pelos administradores.

Relacionamento com o cliente

Para traçar metas, os administradores precisam saber como está a aceitação do produto do empreendimento. Para obter esse tipo de dado, é necessário estar atento ao relacionamento com o cliente. A avaliação dos clientes é de extrema importância para a administração e o planejamento de métricas do negócio.

Consultoria

A consultoria é uma atuação para os administradores que se tornam referência em um ou mais segmentos empresariais. Como recompensa da dedicação ao trabalho, eles são procurados por outros profissionais e instituições para fazer análises e traçar metas. A vantagem é que os honorários pela consultoria estão acima da média de mercado.

Docência

A docência é uma atuação gratificante aos profissionais da Administração que pretendem dividir os conhecimentos com aqueles que pretendem ingressar nesse mercado. Porém, para atuar nessa área, as faculdades exigem especializações como mestrado ou doutorado.👩🏼‍🏫

Qual área da Administração dá mais dinheiro?

O salário médio de um profissional formado na faculdade de Administração, considerando uma carga horária de 42 horas semanais, é R$ 4.428,11*. No entanto, saiba que esse valor é uma média.

Cada profissional tem uma história no mercado. Existem algumas particularidades que funcionam como diferenciais para a conquista dos melhores salários no segmento, a exemplo de anos de experiência, pós-graduações, reconhecimento dos clientes, região de atuação entre outros.

Confira agora uma lista com as top 5 áreas da Administração e os respectivos salários!

1. Finanças

Sem dúvidas, a ocupação de cargos em setores financeiros em organizações da iniciativa privada ou em órgãos públicos é uma das possibilidades que melhor remuneram no mercado. Basta pensar em como os bancos e outras instituições que dependem diretamente do sucesso financeiro recompensam os seus administradores.

É comum encontrar no mercado profissionais que recebem entre R$ 10 mil a R$ 20 mil pelas funções atribuídas. Para ter uma ideia, um diretor financeiro recebe, em média, R$ 14.230,23* para uma jornada de 42 horas. 🤑

2. Marketing

Especialmente nos últimos anos, com o avanço das tecnologias digitais, a área do marketing tem recebido grande destaque no mercado, por ser capaz de trazer bons resultados para o negócio.

Por essa razão, o profissional que opta por esse caminho assumirá uma posição estratégica nas ações da empresa, o que pode conferir bons salários. Um gerente de marketing, por exemplo, pode receber até R$ 20.000, sendo a média salarial R$ 11.100,00* ao mês.

3. Tecnologia da Informação

A atuação dos administradores na área de TI também tem sido valorizada no mercado. Neste caso, o profissional atua como responsável pela segurança das redes de informação, identificando as necessidades do setor e supervisionando a implementação de tecnologias. 👩🏼‍💻

Por ser uma área extremamente especializada, é importante que o administrador que deseja atuar na área busque qualificação profissional. De todo modo, o salário para um gerente de TI gira em torno de R$ 15.000,00*.💰

4. Recursos Humanos

Como visto, o capital humano da empresa é extremamente importante para trazer bons resultados. Os talentos, no final das contas, são capazes de levar a empresa adiante, cumprindo seus objetivos e metas.

Sendo assim, o profissional também pode encontrar boas oportunidades nessa área. Os administradores de RH, especialmente aqueles que se encontram em cargos gerenciais, podem chegar a um valor mensal superior a R$ 20 mil, sendo a média salarial R$ 10.764,00*.💸

5. Vendas

Sem dúvidas, a área de vendas é umas das mais importantes em qualquer empresa. Por essa razão, os profissionais da Administração também podem se deparar com bons salários nessa área. Neste caso, o administrador atuará especialmente no desenvolvimento de estratégias para o desempenho das vendas, recebendo como gerente, em média, R$ 7.000,00* ao mês.

Agora é com você: venha para a faculdade de Administração da Anhanguera!

Sem dúvidas, o curso de Administração abre inúmeras portas no mercado de trabalho. O desenvolvimento e a atuação do profissional, no entanto, dependem de um curso de nível superior que ofereça todas as ferramentas necessárias para uma atuação de excelência. E, para entregar ao mercado administradores de empresas com conhecimento das demandas do mercado, nós, da Anhanguera, não poupamos esforços.🧡🖤

Oferecemos para nossos alunos diferenciais exclusivos, como acesso ao Canal Conecta, um portal de vagas de emprego e estágio em todo país. Contamos, ainda, com cursos online que fornecem certificados para valorizar o currículo dos estudantes.

Também temos um corpo docente composto por especialistas, mestres e doutores nas áreas que ministram as disciplinas. Dessa maneira, esses profissionais podem adaptar o método de ensino conforme as exigências das empresas.

Não deixe o tempo passar, venha com a gente e torne-se um administrador de sucesso com os benefícios da Anhanguera.

Aproveite agora para fazer a inscrição no vestibular online e dar o start nos seus estudos!

* Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados