Quem opta pelo curso de Psicologia no ensino superior pode se especializar em diferentes áreas de atuação. A carreira é atrativa e oferece uma série de possibilidades profissionais para quem obtém qualificação.
Um dos setores mais promissores é a Psicologia do Esporte, que tem como objetivo estudar o comportamento das pessoas no contexto esportivo. O psicólogo, nesse caso, deve entender de que forma a mente exerce influência no desempenho e no desenvolvimento da saúde e do bem-estar dos praticantes.
Acompanhe a seguir e saiba como é trabalhar com Psicologia do Esporte e quais são as principais oportunidades para quem opta pela área. Confira!
Descubra o que é a Psicologia do Esporte
A Psicologia do Esporte é um ramo da Psicologia que tem oferecido excelentes contribuições para o rendimento e o resultado de atletas e equipes. O profissional, nesse sentido, analisa as emoções e as estruturas mentais dos indivíduos para zelar da saúde psíquica dos praticantes em sua rotina de treinos.
É inegável que muitos atletas têm demandas psicológicas que podem ser minimizadas por meio do acompanhamento de um profissional qualificado. Mesmo assim, a presença do psicólogo nas Comissões Técnicas nem sempre é bem aceita e compreendida por grande parte dos treinadores. Isso se explica devido a crenças socioculturais enraizadas no ambiente esportivo.
No entanto, o estudo dos fatores comportamentais que influenciam a participação e o desempenho nos esportes é o principal objetivo desse ramo da Psicologia. Nos últimos anos, a área tem sido cada vez mais valorizada, tendo em vista as variáveis ligadas ao desempenho dos praticantes que exercem alguma modalidade esportiva.
Entenda a importância e como funciona a Psicologia do Esporte
A Psicologia do Esporte tem uma importância significativa para a ampliação do conhecimento dos fenômenos psicológicos que englobam a atividade esportiva. A área é interdisciplinar e envolve outros setores da Psicologia que trabalham o desenvolvimento clínico, experimental, educacional, organizacional e da personalidade dos atletas.
Isso porque o profissional atua para compreender as experiências dos praticantes. Ele oferece assistência adequada com práticas e princípios que auxiliam tanto adultos quanto crianças a participarem e a se beneficiarem das atividades esportivas. Da mesma forma, o psicólogo estuda os efeitos da prática sobre o aspecto emocional dos indivíduos, principalmente os portadores de algum tipo de doença ou patologia.
Com isso, o profissional ajuda as equipes a reduzirem pressões internas e externas, como tensões cotidianas que podem ser vivenciadas na realidade de competição de muitos atletas. Sendo assim, o indicado é que o psicólogo atue em conjunto com os dirigentes e a equipe técnica desde o início dos treinos para zelar pela saúde e bem-estar dos praticantes nos esportes.
No cotidiano dos esportes, a equipe técnica e o preparador físico têm responsabilidades fundamentais para a melhora do condicionamento físico, da força e da resistência dos atletas. Já o psicólogo trabalha as emoções para que a mente dos indivíduos seja impactada positivamente com a prática das atividades.
Assim, o profissional fortalece os atletas na competência psicológica, fazendo com que atinjam melhores desempenhos individuais. Em esportes coletivos, por exemplo, a Psicologia também auxilia os relacionamentos entre as equipes, fortalecendo a confiança, a comunicação e a relação entre eles.
Veja as principais questões para quem quer trabalhar na área
Atualmente, a Psicologia do Esporte vem estudando e atuando em inúmeras situações que envolvem a realidade dos esportes. Questões como motivação, personalidade, liderança e dinâmica de grupo são analisadas pelo profissional considerando o aspecto social, educacional, emocional e clínico dos atletas.
Mesmo assim, não são apenas psicólogos que atuam com a Psicologia do Esporte, sendo comum encontrar também profissionais da Educação Física e de outras formações trabalhando e, até mesmo, treinando mentalmente as equipes. Isso ocorre devido ao fato de as equipes técnicas não exigirem uma formação específica para esse tipo de serviço.
Com isso, diante da diversidade de atuações, é imprescindível que quem deseja se especializar em Psicologia do Esporte tenha um vasto conhecimento das questões que fazem parte do universo dos atletas. Nesse sentido, é preciso desenvolver uma ampla noção de modalidades, regras e dinâmica dos grupos esportivos para se destacar na profissão e, com isso, conquistar os melhores cargos.
Para isso, o futuro psicólogo pode se dedicar a temas na faculdade que se aproximem e que abranjam os campos de atuação da Psicologia do Esporte. Para além de entender tudo sobre Psicologia, será possível conhecer as inúmeras possibilidades de especializações, além de conhecimentos técnicos e teóricos das diferentes áreas de atuação.
Conheça as áreas de atuação
O que muita gente não sabe é que quem se qualifica em Psicologia do Esporte pode atuar em escolas, projetos sociais, centros de reabilitação e, ainda, em atividades de iniciação esportiva e práticas ao ar livre. Em geral, os profissionais atuam no esporte de rendimento, escolar, recreativo e de reabilitação, tendo um campo de possibilidades vasto e promissor.
Outra excelente oportunidade é trabalhar em conjunto com técnicos e dirigentes nas Comissões Técnicas esportivas. O trabalho contribui tanto para a melhora do desempenho dos times em campeonatos quanto para o desenvolvimento individual de cada praticante.
Por isso, quanto maior a aproximação do psicólogo com a equipe técnica, mais efetivos são os resultados apresentados pelos atletas. A inserção desse tipo de profissional nos times é, sem dúvidas, bastante vantajosa para todos os envolvidos nas práticas esportivas.
Aqui na Anhanguera, oferecemos a graduação em Psicologia para quem deseja se especializar nessa promissora carreira.
Na Anhanguera, você conta com alguns diferenciais que aperfeiçoam ainda mais a qualidade da formação acadêmica dos futuros profissionais. Um deles é o Canal Conecta com vagas de emprego e estágio em todo país, uma ajuda para quem quer começar e ter sucesso na profissão.
Que tal fazer Psicologia na Anhanguera?
Conhecer melhor as subáreas de atuação de uma graduação reforça ainda mais a sua vocação. A Psicologia do Esporte é um mercado em amplo crescimento, que atrai diversos profissionais devido à expansão das possibilidades de trabalho. Assim, se você deseja se diferenciar e conquistar melhores cargos, considere se especializar no setor para ser ainda mais valorizado entre os empregadores!
Aproveite e inscreva-se agora mesmo no vestibular da Anhanguera para garantir a sua vaga na faculdade!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 43
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?