Passo a passo: saiba como trabalhar em casa e ganhar bem

homem trabalhando em casa

Como trabalhar em casa é algo que cada vez mais pessoas desejam saber. Em razão da pandemia do Coronavírus, o que era tendência de mercado ou um benefício que somente algumas empresas mais modernas ofereciam aos seus colaboradores, de repente, tornou-se uma realidade. Assim, muita gente que nunca tinha tido essa experiência acabou adotando o regime.

Mas o teletrabalho ou home office não é exatamente uma novidade no mundo. No Brasil, sobretudo em razão da alta taxa de informalidade, no final de 2018, mais de 3,8 milhões de pessoas seguiam trabalhando de casa.

Por outro lado, essa não é uma tendência apenas para quem não está trabalhando formalmente. Embora ainda não saibamos se a pandemia do Coronavírus vai transformar de forma definitiva a jornada de trabalho, o fato é que a flexibilização já é uma realidade no mundo.

Então, se você está imaginando nesse momento “quero trabalhar de casa” para ter um pouco mais de bem-estar e qualidade de vida, este artigo é para você. Contudo, assumir essa rotina profissional exige saber como trabalhar de home office para não perder em produtividade e ter bons ganhos em sua renda, o que exige, entre outras coisas, disciplina.

Se esse é seu objetivo, acompanhe as próximas linhas. Vamos comentar alguns passos essenciais para que você consiga trabalhar de casa ganhando bem. Falaremos sobre os seguintes tópicos:

  • escolha uma área em que é possível trabalhar remotamente;
  • capacite-se para atender aos requisitos;
  • use a tecnologia a seu favor;
  • considere ter mais de um trabalho no regime PJ;
  • organize sua rotina profissional e pessoal.

Tenha uma ótima leitura!

Escolha uma área em que é possível trabalhar remotamente

O primeiro passo é escolher uma área ou carreira que permita ter uma jornada flexível. Normalmente, são tipos de emprego que exigem criatividade, concentração e atendimento a clientes sem a necessidade de estar presente em escritórios. Veja algumas delas abaixo.

Comunicação Social

Profissões como Jornalismo, Publicidade e Marketing Digital são áreas em que é possível produzir de, teoricamente, qualquer lugar. Com computador e internet, você faz entrevistas, monta campanhas e produz todo tipo de peça publicitária sem a necessidade de ficar se deslocando o tempo todo.

Arquitetura e Urbanismo

A profissão de Arquitetura também possibilita flexibilidade de horário e trabalho de casa. Revezando-se entre criar projetos, visitar obras e conversar com clientes, boa parte do trabalho pode ser realizada a distância, com encontros agendados previamente. Ou seja, o deslocamento ganha um objetivo, em vez de ser um meio para trabalhar.

Letras

Lidar com textos ― redigindo, criando, traduzindo e/ou revisando ― é uma das profissões que mais se destaca para quem vai trabalhar de home office, sobretudo como freelancer. Inclusive, em razão do Marketing Digital, a área de Letras, por vezes, une-se à comunicação na produção de conteúdos para blogs, sites e redes sociais.

Além disso, você pode dar aulas online de diversas áreas, como idiomas. Já é muito comum que várias pessoas optem por cursos a distância, tanto formais quanto livres.

Sistemas de Informação

Lidar com análise de sistemas ou desenvolvimento de softwares são outras possibilidades para o trabalho remoto. Basicamente, você precisa de dispositivos digitais e softwares corretos para desenvolver as soluções informacionais de que seus clientes precisam.

Mas não se limite a essas opções, pois, na verdade, o número de oportunidades de trabalho é muito maior. O ideal é que você se registre em portais de empregabilidade, como o Canal Conecta ― que oferece oportunidades de emprego exclusivas aos nossos alunos da Anhanguera ― e conheça vagas e empresas que operam no sistema de trabalho remoto.

Capacite-se para atender aos requisitos

Saber como trabalhar em casa exige que você atenda a alguns requisitos que variam de empresa para empresa. O primeiro deles é dominar os principais recursos digitais utilizados em sua área de atuação, os quais incluem principalmente sistemas de informação, aplicativos e softwares.

Por outro lado, muitos desses recursos são bem mais comuns do que você imagina, de maneira que fica mais fácil aprender a lidar com eles na prática. Veja, por exemplo, os cursos na modalidade de educação a distância (EAD).

Ao se inscrever neles, você naturalmente vai lidar com uma série de recursos online, como plataforma digital, videoconferências, compartilhamento de arquivos, documentos online, chats… Itens totalmente comuns ao dia a dia de quem está em regime de teletrabalho.

Use a tecnologia a seu favor

Quem quer trabalhar em casa, definitivamente precisa usar a tecnologia a seu favor. Inclusive, a área de vendas e e-commerce também está sendo beneficiada pelo home office. Aqui você pode atuar em algumas frentes diversas, como as abaixo.

Investir no empreendedorismo

Você pode escolher um conjunto de produtos e/ou serviços nos quais tenha especialidade e investir em sua própria loja virtual ― mas isso demanda conhecimento técnico e, assim como em uma loja física, também é preciso de um plano de negócios e estudos para não perder dinheiro.

Associar-se a alguma empresa ou canal de vendas

Caso você não seja contratado como consultor de vendas em uma empresa já consolidada no mercado, por exemplo, as empresas de energia ― há muitos consultores que vendem gás e outros combustíveis para terceiros por meio do trabalho remoto ―, você pode associar-se a lojas, marcas ou canais de vendas e ser um promotor de seus produtos e serviços.

Um exemplo desses canais é o App Consultoria Educação, aplicativo que possibilita ganhar dinheiro com a indicação de alunos para cursos superiores nas modalidades semipresencial e a distância de diversas faculdades, incluindo a Anhanguera.

Considere ter mais de um trabalho no regime PJ

O regime PJ (Pessoa Jurídica) é aquele em que você abre sua empresa e começa a fornecer notas fiscais em troca de serviços. Caso sua projeção de rendimentos não ultrapasse R$ 6.750 mensais, é possível inscrever-se como Microempreendedor Individual (MEI) e utilizar esse recurso para trabalhar.

Muitas empresas estão contratando funcionários em regime PJ, o que dá liberdade inclusive para o trabalho remoto e ter mais clientes para você prestar serviço. Porém, cuidado com seus ganhos, pois, se você for MEI e as notas fiscais excederem o teto estipulado, será preciso registrar-se como microempresa para ficar em dia com as obrigações junto à Receita Federal.

Organize sua rotina profissional e pessoal

Por fim, o maior desafio após conseguir trabalhar de casa: organizar sua rotina pessoal e profissional. Assim como se estivesse em um escritório da empresa, você precisa organizar seu ambiente de trabalho, de maneira que tenha poucas interrupções e todos os materiais de que necessita organizados.

Além disso, se você morar com outras pessoas, terá a difícil tarefa de ensiná-las que você está trabalhando e que há momentos em que não está disponível para tratar de nenhum assunto doméstico, tampouco conversar.

Quem trabalha em home office, não raro, reclama de contínuas interrupções e dificuldades de produtividade. Por isso, é preciso tomar as seguintes atitudes:

  • escolha um ambiente silencioso, limpo e iluminado;
  • instale móveis de escritório (armário, cadeira confortável, mesa, arquivos);
  • tenha à mão todos os materiais de que precisa (blocos de anotações, post-its, quadro de avisos, canetas, lápis, calendário, organizadores etc.);
  • adquira um computador moderno;
  • tenha uma conexão de internet rápida;
  • observe em quais momentos do dia você tem maior disposição para produzir;
  • tenha momentos de descanso;
  • pratique exercícios e atividades de lazer;
  • respeite um “horário de expediente” para não trabalhar excessivamente.

Esperamos que essas dicas de como trabalhar em casa ajudem você a ter sucesso no home office. Encontrar qualidade de vida é um dos principais desafios dos profissionais da atualidade, e o trabalho remoto vem se tornando cada vez mais necessário, especialmente para quem está na dúvida entre trabalhar ou estudar.

Quer saber mais sobre o home office? Então, continue sua visita ao nosso blog e leia mais este artigo sobre como se adaptar a essa tendência de mercado!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 29

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados