Você tem se perguntado sobre o que, afinal, significa o ensino Tecnólogo na Anhanguera? Pois saiba que chegou o momento de sanar essa dúvida.
Neste post, você vai ficar por dentro do que representa esse tipo de formação e quais as vantagens ele tem a oferecer para os vestibulandos que ainda estão em processo de entrar no ensino superior. Acompanhe nosso post até o fim para não perder nenhum detalhe!
Como um curso Tecnólogo se diferencia de um curso tradicional?
Quando se fala sobre o que é Tecnólogo, é importante ter em mente que, assim como o Bacharelado e a Licenciatura, ele é uma formação acadêmica. Porém, essa habilitação é diferente das demais porque prepara não para ingressar em uma área profissional, mas sim em uma atividade profissional.
Ou seja, tem uma proposta de ensino delimitada e com um plano pedagógico que privilegia as habilidades técnicas e práticas que o mercado exige.
Por que vale a pena fazer um curso Tecnólogo?
Porque ele tem uma grande variedade de cursos de curta duração (entre dois e três anos). Ou seja, é uma formação que permite se qualificar profissionalmente em um ciclo de tempo menor e, a partir disso, conquistar mais experiência de mercado, concorrer mais rapidamente a concursos públicos de nível superior e iniciar uma pós-graduação enquanto muitos ainda estão finalizando a graduação.
Qual é a duração média de um curso Tecnólogo?
Os cursos tecnólogos da Anhanguera duram entre dois e três anos. O que vai influenciar a quantidade de semestres é a carga de conteúdo e as atividades de cada formação, já que algumas podem ter, por exemplo, um maior número de aulas práticas, vivenciais e/ou laboratoriais.
Por conta dessa variação de graduação para graduação, é importante que você confira as informações que estão disponíveis no nosso site. Em caso de dúvidas ou necessidade de dados mais específicos, é possível entrar em contato com a gente por chat, telefone e, inclusive, pelo canal no WhatsApp. Bem prático e acessível, certo?
Quais são as opções de cursos Tecnólogos na Anhanguera?
A faculdade Anhanguera conta com mais de 40 cursos tecnólogos. São formações nas áreas de tecnologia, saúde, gestão e negócios, produção cultural, comunicação etc. Alguns exemplos são as graduações Radiologia, Segurança Pública, Desenvolvimento Back-End, Gastronomia, Marketing e Gestão de Recursos Humanos.
Fora isso, a instituição tem diferenciais que revolucionam a sua qualificação profissional, como a Aula Destaque e o Trilhas de Carreira.
No primeiro, grandes nomes do mercado lecionam unindo teoria e prática, além de trazer casos de estudo reais e interativos. No segundo, por sua vez, os estudantes passam por atividades fora da sala de aula convencional que aprofundam o desenvolvimento de habilidades profissionais e ainda tornam o currículo mais competitivo.
Abaixo, você pode conferir mais detalhes desses cursos tecnólogos da Anhanguera, como o foco pedagógico, a grade curricular e a quantidade de semestres. Fique atento!
Desenvolvimento Back-End
Começamos pela formação em Desenvolvimento Back-End que dura quatro semestres. Quem a escolhe busca se preparar para ampliar os conhecimentos sobre programação, análise e manutenção de sistemas que usamos em sites, plataformas, aplicativos e muito mais. Curioso para saber quais as matérias do curso? Então, veja algumas delas:
- Análise e Modelagem de Sistemas;
- Engenharia de Software;
- Linguagem de Programação;
- Segurança e Auditoria de Sistemas.
Radiologia
O curso Tecnólogo em Radiologia dura três anos. Nele, os alunos se capacitam para supervisionar e intervir na realização de exames radiológicos, tratamentos com radiação e exames de imagem.
Além disso, eles ainda são apresentados aos diferentes equipamentos e acessórios empregados nesses procedimentos, assim como as normas de biossegurança para manejo deles. Abaixo, nós reunimos algumas das principais disciplinas que você terá. Veja:
- Exames Radiológicos em Odontologia;
- Incidências Radiológicas;
- Radiologia Veterinária;
- Radiologia Industrial.
Segurança Pública
O curso Tecnólogo em Segurança Pública, por sua vez, é ofertado em quatro semestres. Ele é uma formação voltada para quem deseja seguir carreira no setor público, desenvolvendo, revisando e fazendo perícias em projetos de política que reduzam o nível de criminalidade nos municípios. Entre as matérias mais comuns que os acadêmicos têm, estão:
- Gestão de Risco e Desastres em Defesa Civil;
- Responsabilidade Social e Ambiental;
- Teoria Geral do Direito Constitucional;
- Direito e Legislação.
Gastronomia
A faculdade de Gastronomia, assim como a formação anterior, também leva dois anos. Ao se matricular nela, você passa por uma imersão nas diferentes cozinhas (como confeitaria, panificação, cozinha fria etc.).
Para completar, você também aprende os protocolos de higiene e controle dos alimentos, as categorias de harmonização de pratos com bebidas, as etapas do serviço de buffet etc. Abaixo, você confere algumas das disciplinas do curso:
- Cozinha Internacional;
- Cozinha Nutricional;
- Serviço, Etiqueta e Cerimonial;
- Técnicas Básicas de Cozinha.
Marketing
Nessa formação de dois anos, você aprende tudo o que o profissional de marketing faz nas empresas para a construção e a manutenção do valor de marca delas.
É o caso, por exemplo, do planejamento de branding, do estudo de mercado (com consumidores e concorrentes), da definição da cultura organizacional e das estratégias promocionais. Abaixo, há uma pequena amostra das disciplinas dessa graduação:
- Gestão Mercadológica na Era Digital;
- Pesquisa e Inteligência de Marketing;
- Gestão de Relacionamento com o Cliente;
- Marketing de Produtos e Serviços.
Gestão de Recursos Humanos
Essa é mais uma graduação com duração total de quatro semestres. O objetivo é a qualificação dos profissionais que vão gerenciar os colaboradores das organizações e assumir tarefas que envolvem questões financeiras, trabalhistas e legais relacionadas às contratações e às demissões de empregados. Abaixo, reunimos algumas das matérias da grade de Gestão de Recursos Humanos:
- Comportamento Organizacional e Negociação;
- Sistemas de Informação Gerencial;
- Rotinas Trabalhistas e Departamento Pessoal;
- Gestão de Pessoas.
Comece já o seu curso Tecnólogo!
Como mostrado, não faltam opções quando se trata de ensino tecnólogo na Anhanguera. Portanto, analise cada um dos cursos com calma, veja quais são os seus diferenciais e aproveite para se informar sobre as perspectivas para o mercado de trabalho em cada área de interesse.
E não se esqueça: para ver nossa lista completa é bem simples. Basta acessar o nosso site!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 62
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?