Vestibular no Rio de Janeiro: dicas para ser aprovado

estudantes conversando sobre vestibular no rio de janeiro

Já pensou em cursar a tão sonhada graduação em uma das cidades mais importantes do Brasil? Reunindo excelentes faculdades, empresas de renome e, é claro, um litoral de tirar o fôlego — afinal, ninguém é de ferro, não é mesmo? —, a capital carioca é uma opção certeira para quem deseja obter um diploma de nível superior.

Além de inúmeras opções de lazer, você conseguirá desfrutar de tudo o que uma grande metrópole tem a oferecer, como oportunidades de trabalho e um mercado promissor. Mas o que é preciso para fazer vestibular no Rio de Janeiro?

Foi pensando nisso que, neste post, trouxemos dicas de estudos para ajudar a conquistar a aprovação nessa importante capital brasileira:

  • inscreva-se nos vestibulares, e não somente no Enem;
  • comece a estudar com antecedência;
  • crie um plano de estudos;
  • teste o seu conhecimento;
  • fique atento aos temas atuais;
  • descanse bem antes de ir para a prova.

Continue conosco e boa leitura!

Inscreva-se nos vestibulares, e não somente no Enem

Embora o sistema do Enem seja diferente do vestibular tradicional, ele ainda é uma das principais portas de entrada para o nível superior. Isso porque muitas instituições aceitam a nota da prova como parte do processo seletivo ou até mesmo consideram o exame como o único critério para o ingresso no curso desejado. Outro grande peso do exame é que ele é obrigatório para participar dos principais programas de financiamento disponíveis.

No entanto, vale lembrar que nem todas as faculdades apresentam os mesmos critérios para a entrada de novos alunos. Pode ser que a instituição do seu interesse não aceite o resultado do Enem ou que exija uma nota mais alta que a obtida por você. Ou seja, é melhor garantir a aprovação inscrevendo-se, também, diretamente nos vestibulares.

É completamente possível prestar Enem e vestibular ao mesmo tempo, já que os dois nunca caem na mesma data — sem falar que muitas faculdades oferecem opções flexíveis aos vestibulandos. Aqui na Anhanguera, é possível fazer a prova online, sem precisar sair de casa, e concorrer a bolsas e convênios.

Comece a estudar com antecedência

Após fazer a sua inscrição no vestibular no Rio de Janeiro, não espere para começar sua rotina de estudos, afinal, quanto antes você se dedicar, melhor. Estudando com antecedência, você elimina os riscos de acabar se sobrecarregando nas semanas anteriores à prova, já que teve o tempo necessário para cobrir e fixar todo o conteúdo. Assim, pode aproveitar a reta final da preparação com mais tranquilidade, cuidando também da mente e do corpo.

Como ponto de partida, tome nota das seguintes dicas para começar a sua jornada de preparação para o vestibular na cidade do Rio de Janeiro:

  • registre em seu calendário as datas e os horários de todas as provas, caso preste o exame para diferentes faculdades;
  • defina de antemão a sua disponibilidade de tempo, especialmente caso precise conciliar trabalho e estudos;
  • trace metas de desempenho. Elas servirão de estímulo para que você acompanhe o seu progresso e dê sempre o seu melhor;
  • separe um ambiente tranquilo, bem organizado e o mais silencioso possível em sua casa para ser o seu novo cantinho de estudos.

Crie um plano de estudos

Bom, você já viu que é importante começar a se preparar desde a inscrição, certo? Para que tudo flua da melhor forma, é imprescindível criar e manter um plano de estudos. É esse o primeiro passo para conseguir uma boa nota no vestibular — e até mesmo nas provas que fará ao longo da sua trajetória na faculdade!

Comece dando uma olhada no edital da prova, observando quais conteúdos serão cobrados e como será a estrutura do exame (quantidade de questões de múltipla escolha, dissertativas, redação etc.). Com essas informações em mãos, fica mais fácil distribuir as matérias ao longo dos dias da semana, de acordo com o tempo que você tem disponível.

Teste o seu conhecimento

Além de seguir a rotina de estudos com bastante foco e dedicação, é igualmente necessário testar o seu conhecimento por meio de listas de exercícios, simulados e outros materiais educativos.

Lembre-se de que somente assim você terá a certeza de que está ou não absorvendo adequadamente todo o conteúdo estudado. É somente dessa forma também que você consegue tomar nota de quais pontos precisam de mais atenção.

Aproveite também para usar a imensidade de recursos disponíveis na internet a seu favor — você pode, por exemplo, treinar por meio de provas de vestibulares anteriores.

Fique atento aos temas atuais

Não é segredo nenhum que as atualidades estão sempre presentes nas provas do vestibular e do Enem, seja em forma de questões contextualizadas, seja como tema da redação.

Sendo assim, manter-se atualizado sobre os tópicos em alta no Brasil e no mundo é praticamente um dever de todo vestibulando! Busque separar um momento da sua rotina diária para visitar os principais portais de notícias, ler e refletir sobre as questões em pauta.

Outra forma de se manter atualizado e, de quebra, complementar o seu conhecimento por meio de assuntos interessantes é ouvindo podcasts de educação. Os podcasts, aliás, são ferramentas excelentes para quem quer otimizar o tempo de estudos, já que podem ser absorvidos enquanto você realiza outras tarefas. Legal, não é mesmo?

Descanse bem antes de ir para a prova

Por último, preparar-se física e mentalmente para o vestibular é uma das principais chaves para obter sucesso no exame. Muitos vestibulandos ainda pensam que sacrificar o sono e passar noites e mais noites com a cara nos livros é uma prática benéfica — afinal, nenhum tempo precioso pode ser desperdiçado, certo?

Bom, saiba que não é bem assim. Alimentar-se de forma equilibrada, separar um tempo para o lazer e, acima de tudo, dormir bem à noite são fatores que interferem diretamente no desempenho de qualquer indivíduo em uma prova. Sendo assim, sobretudo nas vésperas do vestibular, busque não se sobrecarregar e vá bem descansado prestar o exame, combinado?

Estudar em uma faculdade de renome e trabalhar em um dos polos econômicos mais importantes do país, com alta demanda de empregos, estão entre os principais motivos para prestar vestibular no Rio de Janeiro. Agora que você já sabe como se preparar da melhor forma possível para o dia da prova, não deixe de fazer logo a sua inscrição e colocar em prática as dicas do post.

Se gostou do conteúdo, aproveite que está aqui e dê uma olhada nas opções de curso e modalidades de ensino da faculdade Anhanguera! Quem sabe você já não sai daqui de inscrição feita?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados