Passo a passo: saiba como se tornar um trainee

como ser trainee

Como ser trainee? Essa é uma pergunta que todo jovem ou recém-formado se faz, ainda que seja lá no subconsciente. Afinal, é a grande chance de iniciar na carreira em grande estilo e ainda com salário de dar inveja.

Por sua vez, as empresas trabalham com esse tipo de iniciativa a fim de peneirar o melhor da nova geração profissional. Além disso, a intenção é moldar esses talentos de acordo com seus interesses e convicções.

Para quem estuda, esses projetos trazem novos desafios, uma rede de contatos incrível e a perspectiva de um futuro muito promissor. Quer saber como ser trainee? Então, confira nosso post!

Dedique-se de corpo e alma à graduação

Um dos grandes segredos de como ser trainee é saber extrair o melhor da sua faculdade. Você já ouviu aquela frase: é o aluno quem faz a faculdade, e não o contrário?

Nesse sentido, faça sua parte: não falte sem motivos, tire suas dúvidas com os professores e procure se destacar nas provas e nos trabalhos.

Além de aprender mais, um aluno esforçado ganha a admiração de docentes e de colegas. Ou seja, é uma excelente forma de cultivar o networking. Diante disso, conclua seu curso com vontade e entusiasmo.

Saiba qual é o perfil ideal de um trainee

Na maior parte dos casos, os programas de trainee são direcionados aos recém-formados ou aos profissionais com até dois anos de diploma em mãos. Além disso, muitas vezes é preciso viajar, até mesmo para outros países.

Não é raro ser necessária até uma mudança de cidade ou de estado. Mas também são exigidas competências emocionais e intelectuais. Veja a seguir algumas qualidades esperadas de um candidato a trainee!

  • iniciativa;
  • empenho;
  • conhecimento técnico bem acima da média;
  • familiaridade com os negócios;
  • capacidade de se relacionar e atuar em grupo;
  • engajamento;
  • habilidade para superar momentos difíceis;
  • talento para se comunicar.

Planeje-se para processos seletivos desafiadores

Todos os anos, milhares de estudantes concorrem a algumas dezenas de vagas. Por essa razão, ser trainee exige a mesma dedicação de um atleta olímpico. É muita competitividade em jogo. Diante dessa realidade, é fundamental se planejar para chegar com chances nos processos seletivos.

Afinal de contas, a empregabilidade no Brasil não está das melhores. Desse modo, tem muita gente à procura desse mesmo sonho. Porém, vamos dar algumas dicas para fazer a diferença na sua trajetória. Observe! 

Enriqueça seu currículo

Você vai precisar de um currículo de destaque. Por essa razão, produza um documento claro e objetivo, de, no máximo, duas páginas. Nesse sentido, cuidado com a tentação de encher linguiça. Tal atitude é malvista no mercado.

Como os cargos de trainee são voltados para pessoas inexperientes, tudo bem não ter muito o que mostrar. No entanto, tente compensar essa lacuna com cursos de especialização, palestras, estágios, projetos voluntários etc.

Invista em autoconhecimento

Conhecer as suas próprias habilidades e deficiências é outro passo importante nessa luta de como ser trainee. Afinal, ao saber quem você é, será mais fácil decidir para onde você vai.

Só com a autoavaliação você poderá melhorar a passos largos, cortando seus pontos vulneráveis e lapidando seus principais atributos. Essa é uma das qualidades que todo recrutador valoriza.

Estude inglês e outros idiomas

Falar, compreender e até redigir em inglês é um critério básico em qualquer disputa. Não seria diferente com os cargos de trainee, não é mesmo?

Desse modo, se você ainda não domina a língua, comece a estudar imediatamente. Se não der para custear um curso, inicie com aulas gratuitas na internet. Aliás, procure aprender também uma terceira língua.

Habitue-se às entrevistas online

Não tem como ser trainee sem se destacar no processo seletivo, o que inclui se dar bem nas entrevistas. Depois da pandemia, muitas condutas no mercado de trabalho se modificaram. Porém, algumas dessas transformações dão sinais de que serão definitivas.

Por essa razão, prepare-se para as entrevistas de emprego online. Nesse sentido, vista-se de modo adequado, organize o ambiente, principalmente o fundo, e garanta que os ruídos externos não atrapalhem a conversa.

Desenvolva a postura profissional para aprender como ser trainee

Se você realmente deseja entender como se tornar trainee, tenha um comportamento respeitoso e gentil sempre. Quando participar de reuniões, evite interromper os outros. Porém, preste atenção nos mais experientes. Afinal, esperar a sua vez de argumentar é bem diferente de realmente escutar o que está sendo falado.

Aliás, aprender com os mais experientes deve ser a sua primeira meta. Além disso, sem bons relacionamentos, dificilmente você terá uma boa atuação. Isso porque a maioria dos projetos é multidisciplinar, isto é, eles dependem de performance conjunta.

Crie meios para lidar com a ansiedade

Lidar com a ansiedade não é fácil, mas é fundamental. Muitos dos processos de seleção para um trainee são demorados e extensos. Por esse motivo, não ligue nem mande e-mail exageradamente em busca do resultado.

A inteligência emocional é o segredo para os profissionais do futuro. Veja algumas dicas para controlar o pensamento ansioso enquanto você espera por uma resposta:

  • pratique esportes;
  • converse com amigos;
  • assista às suas séries prediletas;
  • mande currículo para outras empresas;
  • ouça música;
  • medite;
  • entre em contato com animais, como cães e gatos;
  • plante ou regue um jardim.

Faça cadastros em sites de emprego e nas próprias empresas

Não adianta se esforçar e fazer tudo que acabamos de dizer se você não puser a cara no mercado do jeito certo. Nesse sentido, a melhor forma de concretizar o sonho é se inscrever em portais de emprego e nos cadastros das próprias empresas.

Você precisa de equilíbrio para encontrar várias oportunidades. Para isso, mande currículo e preencha os formulários de empresas multinacionais brasileiras e estrangeiras. Isso porque a maior demanda de vagas de trainee está nas companhias de grande porte.

Evidentemente, não deixe de olhar para as organizações menores com as quais você se identifique. Aliás, a afinidade do trainee com o empregador também é importante. Desse modo, compreenda o seu perfil e procure chances que despertem o brilho em seus olhos.

Portais de emprego

Além disso, prestar atenção nos sites de emprego é bastante interessante. Algumas faculdades mantêm portais exclusivos de vagas para seus alunos. Verifique se a sua instituição conta com o benefício. Aqui na Anhanguera, nossos alunos aproveitam o Canal Conecta, com mais de 200 mil vagas abertas por ano.

Também foque alternativas, principalmente as gratuitas. Existem opções sem custo como as do site Revelo. Além disso, muitas empresas de recrutamentos oferecem períodos de uso sem cobrança, como a Manager.

E aí? Deu para entender direitinho como ser trainee? Realmente, não é uma tarefa fácil conquistar uma vaga nesse tipo de programa. Por outro lado, para quem consegue, é um salto enorme que fará muita diferença na carreira.

Que tal aumentar suas chances de ser trainee?

Mas tem mais um detalhe: a quantidade de vagas pode ser maior ou menor dependendo da área escolhida. Isso mesmo! Ou seja, decidir por profissões em alta aumenta as suas chances de ser trainee. Por esse motivo, não custa estudar um pouco sobre as tendências de empregabilidade do futuro.

Quer saber mais? Então, leia também nosso post que conta como Anhanguera te ajuda a entrar no mercado de trabalho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados