Um bolsista do Prouni pode trancar a faculdade?

bolsista do Prouni pode trancar a faculdade

A vida é cheia de desafios, não é mesmo? Desemprego, criação dos filhos, problemas de saúde, entre outros obstáculos, acontecem a qualquer momento. Nessas horas, surge aquela dúvida: bolsista do Prouni pode trancar a faculdade?

Sim, o bolsista do Prouni (Programa Universidade para Todos) pode trancar a faculdade, mas sob algumas condições e por um prazo previamente estipulado.

Depois de anos de estudos visando uma nota alta no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e conseguir uma bolsa pelo programa, é triste a possibilidade de parar os estudos.

Porém, estamos aqui para ajudar você a não desistir dos seus sonhos, por mais pedras que apareçam no caminho. Quer saber como o bolsista do Prouni pode trancar a matrícula? Então, confira nosso post!

Como o bolsista do Prouni pode trancar a faculdade?

O beneficiário do programa que quiser trancar a faculdade poderá fazer essa opção na secretaria da instituição onde estuda. Nesse caso, o interessado deve solicitar a interrupção do usufruto da bolsa e explicar os motivos.

Geralmente, são aceitas as justificativas que independem do desejo do aluno, como os percalços sobre os quais falamos no começo deste artigo. Assim, são situações como demissão, uma gravidez ou a necessidade de um tratamento de saúde.

Enquanto a bolsa estiver inativa, será computado o prazo total de aproveitamento do benefício, que é de 8 anos.

Apesar de ser uma ocasião difícil, lembre-se do seguinte: se você conseguiu ingressar pelo Prouni no ensino superior, já é uma grande vitória, que poucos conquistam.

Por esse motivo, assim que puder, faça um requerimento para pedir o destrancamento da sua matrícula, ok?

O que fazer para não perder a bolsa do Prouni?

Principalmente no caso dos alunos que estudam e trabalham, ou seja, que estão sempre na correria, é necessária certa cautela na hora de trancar a bolsa do Prouni. Isso porque o matriculado não pode simplesmente abandonar as aulas para resolver a situação posteriormente.

Portanto, antes de parar de ir à faculdade, faça o pedido de trancamento na secretaria da instituição, como já explicamos. Essa atitude é importante para não perder a bolsa. Com mais de 25% de faltas, a isenção do pagamento é cortada.

Por essa razão, procure seguir o protocolo certinho. Em outras palavras, não abandone o curso sem dar satisfação. Afinal, sabemos que a faculdade é muito importante para conquistar melhores empregos.

Além disso, quando for voltar para a vida acadêmica, muita atenção ao calendário das rematrículas e ao pedido de destrancamento. Quando o estudante não efetua esses procedimentos, ele também corre o risco de ficar sem o auxílio estudantil.

Entretanto, se o pior acontecer e você de fato se esquecer da data limite da matrícula, ainda haverá uma solução, embora penosa. Nesse caso, você terá que concorrer à bolsa novamente.

Agora, por outro lado, quem já passou uma vez pode passar duas. Para isso, volte a se dedicar aos vestibulares e ao Enem, com foco na nota de corte do Prouni para o curso que deseja.

Por quanto tempo o bolsista do Prouni pode trancar a matrícula?

O bolsista do Prouni pode trancar a faculdade, mas há um limite de 4 semestres (2 anos) para ficar com a vaga em desuso. Também é preciso verificar as regras de cada entidade de ensino. Mais uma precaução é com as possíveis mudanças curriculares.

Se houver alterações significativas, você pode ter bastante dificuldades para acompanhar o ritmo no retorno. No total, o bolsista do Prouni deve terminar a sua formação em até 8 anos, como comentamos.

Quais são as regras para trancar a faculdade?

Para trancar a faculdade, o estudante deve ter feito pelo menos um período com a bolsa em vigor. Porém, outro requisito é ter um aproveitamento acadêmico de 75% ou mais. Esse índice é o mesmo tanto para as bolsas integrais como para as parciais.

Outra má notícia: ao trancar sua matrícula, os benefícios de aluno também cessam. Assim, você perde o direito à carteirinha de estudante e à meia passagem no transporte coletivo, por exemplo.

Existem alternativas de bolsas de estudos mais flexíveis?

Reconhecemos que é muito dolorida a situação de quem consegue destaque no resultado do Prouni, mas depois fica sem condições de aproveitar a chance.

Pensando nisso, criamos muitas iniciativas para ajudar os alunos a não desistir do sonho da graduação. Assim, temos outras possibilidades além da bolsa do Prouni.

Aliás, aqui na Anhanguera, temos programas de desconto e mensalidades bastante acessíveis. Por essa razão, não é preciso renunciar ao seu tão desejado diploma tão cedo.

Afinal, você pode até ganhar bolsa de estudos 100% na Anhanguera. Quer conferir os detalhes? Então, observe!

Bolsa Enem

Oferecemos uma bolsa parcial ou integral para todos os candidatos com nota do Enem válida. Desse modo, quanto melhor for o seu desempenho no teste, maior será o desconto. Assim, com 901 pontos, você ganha 100% de isenção. Confira o quadro com as proporções:

Pontos no Enem             % de desconto na mensalidade

  • Até 600:             10%;
  • De 601 a 750:    20%;
  • De 751 a 900:   80%;
  • Acima de 901: 100%.

Bolsa Incentivo

Aqui na Anhanguera, você tem direito a concorrer à Bolsa Incentivo. Nesse caso, a iniciativa é justamente para os alunos com dificuldades econômicas. Na hora de se inscrever no vestibular, já faça a solicitação do benefício. Caso você se enquadre nas regras, poderá receber uma boa ajuda.

Bolsa Transferência

Quer mais um bom motivo para não ter tanto medo de perder a bolsa do Prouni? Todos os estudantes que fizerem transferências externas para os cursos presenciais da Anhanguera têm direito a 50% de bolsa. Mas não é só isso: o auxílio vale até a conclusão do curso.

Na modalidade EAD (Educação a Distância), também concedemos um bom abatimento da mensalidade: 20%.

Conte com alternativas e termine a sua gradução!

Portanto, o bolsista do Prouni pode trancar a faculdade, mas, se isso der errado, e o aluno não conseguir reaver a sua vaga, existem soluções alternativas. Assim, é completamente viável crescer na carreira e conquistar um futuro melhor para a família. Afinal, além dos benefícios citados, temos muitos outros: Amigo Vale-Prêmio, FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), Crédito Estudantil via Creditas para cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia e muito mais!

Que tal ter uma vida de sucesso e realizações? Então, inscreva-se no vestibular da Anhanguera agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 31

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados