Vale a pena fazer um curso técnico em Publicidade?

técnico em Publicidade

Muitas gente procura formas de ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho — seja por necessidade, seja pela vontade de colocar a mão na massa. Com tamanha competitividade, a importância de conhecer o básico em uma área e comprovar esses talentos fica evidente.

É por isso que, às vezes, as pessoas preferem um técnico ao curso de Publicidade de Propaganda em uma faculdade, que levaria em média 4 anos para a conclusão. Mas será que essa é mesmo a melhor opção?

Neste conteúdo, você confere as principais informações sobre o curso técnico em Publicidade. Assim, pode escolher se ele, de fato, vale a pena para os seus objetivos. Trazemos também alguns dados sobre a graduação para ajudar nessa decisão tão importante para a sua carreira. Vamos lá?

Qual é a proposta de um curso técnico em Publicidade?

A Publicidade faz parte da área da Comunicação, mas tem um foco mais comercial. A proposta aos profissionais é convencer os consumidores a comprarem de determinada marca, seja por meio de posts nas redes sociais, seja por propagandas veiculadas na televisão.

O técnico em Publicidade tem como objetivo apresentar essas atuações aos estudantes, passando pela elaboração de planos de comunicação à produção das peças publicitárias, de fato. Com disciplinas mais práticas, eles serão aptos a auxiliar nessas e outras etapas, como a pesquisa, coleta de dados, redação, e assim por diante.

Existem técnicos que, além da Publicidade, ainda trazem conhecimentos complementares, como comunicação audiovisual e multimídia. Isso ajuda a expandir as atuações do profissional em agências publicitárias, produtoras de conteúdo, entre outras.

Quais são as diferenças entre um curso técnico e o superior em Publicidade?

O curso técnico tem curta duração (de 2 meses a 3 anos, conforme a área de atuação) e não depende do diploma no ensino médio. Isso quer dizer que você já pode iniciar paralelamente à formação básica, com 16 anos. Também significa que o ingresso no mercado de trabalho é muito mais rápido.

As aulas no técnico são mais práticas e, ao final do curso, você ganha uma certificação que pode ser incluída no seu currículo. É diferente de um diploma do ensino superior, por exemplo, que dá acesso ao aprendizado continuado por meio de uma pós-graduação.

Os conteúdos das disciplinas, tanto do técnico quanto do superior, podem até trazer algumas nomenclaturas semelhantes, como Comunicação Integrada Organizacional e Criação Publicitária. Mas a abordagem do estudo será diferente, até mesmo pelo tempo disponível para a formação.

E como é o curso de Publicidade e Propaganda na prática? Com duração média de 4 anos, o estudante passa não só pela prática profissional. Nos anos iniciais, ele vê muitas teorias para embasar a sua atuação mais estratégica nas empresas. Mas também tem bastante contato com a atuação, seja por meio dos conteúdos, seja pela troca com os professores.

Uma faculdade também oferece maior estrutura à graduação, principalmente no que se refere à empregabilidade do estudante. As instituições costumam fazer parcerias com empresas para facilitar os estágios, investem em atividades complementares e oferecem mais materiais de consulta em bibliotecas e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Como o mercado de trabalho observa o nível técnico do profissional?

O técnico é um profissional que costuma encontrar emprego em diversas áreas. Porém, entre as que mais buscam colaboradores são as mais operacionais, como as vagas em indústrias e em segmentos da saúde, de acordo com dados do Senac. Isso significa que, na Publicidade, pode não haver tanto espaço para esse tipo de contratação.

Pelas atribuições mais simples e de assistência, a remuneração não é tão atrativa. Quer um exemplo? De acordo com o Trabalha Brasil, um técnico em Publicidade só tem salário superior a R$ 2 mil* acima do nível pleno e, em sua maioria, nas grandes empresas. Já com o diploma, pode assumir cargos como os seguintes:

Por que vale mais a pena investir em uma graduação na área da Publicidade?

A primeira razão para escolher a graduação é a série de portas que um diploma do ensino superior abre em sua carreira. Um publicitário graduado consegue emprego em diversas empresas e áreas de atuação — sem falar que suas atribuições são mais estratégicas à organização do que as que um técnico desempenha.

Mesmo que ambos os colaboradores sejam valiosos às empresas contratantes, é o profissional graduado que oferece mais chances de crescimento ao negócio. A boa notícia é que suas opções não são limitadas, já que pode fazer o curso de Marketing ou Publicidade e ter a atuação que deseja no mercado.

Sem contar que o ensino superior permite o próximo passo, que é uma pós-graduação. Como há obrigatoriedade do diploma para se especializar, você só conquista esse diferencial se passa pela faculdade. Em questões salariais, é uma grande vantagem para sua carreira, tendo em vista que a remuneração pode ser até 118% maior com um mestrado, por exemplo.

Por isso, mais do que escolher uma graduação em vez do curso técnico em Publicidade, vale contar com a parceria de uma instituição de qualidade. Assim, dá para potencializar suas chances de empregabilidade. Veja o que a Anhanguera propõe a você nesse sentido:

  • acesso ao Canal Conecta, com vagas exclusivas de emprego e estágio;
  • Aula Destaque para você aprender com as experiências de profissionais de sucesso;
  • Trilhas de Carreira para desenvolver habilidades muito valorizadas pelas empresas, tornando você um profissional diferenciado.

A matrícula na Anhanguera é fácil! Você pode ingressar tanto pelo vestibular quanto com a sua nota do Enem. O curso de Publicidade tem valores a partir de R$ 159,90*, mas ainda existem opções de bolsa e descontos para incentivar a sua formação. Não vai perder essa oportunidade, não é?

Agora é com você!

O curso técnico em Publicidade, de fato, é uma boa opção para quem deseja ingressar nesse mercado. Você tem grandes chances de conseguir um emprego em agências ou outras empresas. Porém, o caminho para formados no ensino superior é mais atrativo. Por isso, considere fazer uma graduação de qualidade e que caiba no seu bolso.

Venha para a Anhanguera! Para conseguir a sua vaga e investir no seu futuro, inscreva-se agora mesmo no vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados