8 séries de Direito para assistir e se apaixonar pela profissão

estudante vendo séries de direito

Se acha que não dá para se divertir enquanto estuda, é porque ainda não experimentou assistir a filmes e seriados que abordam temáticas relacionadas às suas matérias e carreiras de interesse. É o caso de algumas séries de Direito, por exemplo, que vão fazer você mergulhar no universo da profissão.

Principalmente agora, em que todo mundo está mais quieto em casa por conta da pandemia do novo coronavírus, maratonar algumas séries não é uma má ideia, concorda? Veja a lista que preparamos e tenha inspiração de sobra para saber se, de fato, as leis e a Justiça farão parte da sua futura rotina de trabalho!

[hubspot type=cta portal=8726768 id=d268a024-9671-4cc6-af8b-7cdfa49524fd]

How to Get Away with Murder

Aqui no Brasil essa série tem o nome de “Lições de um Crime” e aborda a história de cinco estudantes de Direito. Seu principal objetivo no início é impressionar a professora Annalise DeWitt, da área de Direito Penal. Contudo, ao conseguirem um estágio em seu escritório, na Flórida (EUA), os jovens acabam envolvidos em uma trama delicada, cheia de conspirações e de assassinatos.

Essa é uma das séries de Direito mais famosas, e não é para menos. Afinal, é produzida por Shonda Rhimes, igualmente responsável por outros títulos de destaque, como Grey’s Anatomy e Scandal (que também se encontra nesta nossa seleção).

? Quem é você na série How to Get Away with Murder? Faça o nosso quiz e descubra com qual dos Keating 5 você mais se identifica!

Making a Murderer

E se a história por trás da série fosse verídica? Sim, isso é possível! Nessa série-documentário, você fica por dentro da vida de Steven Avery, um norte-americano que passou 18 anos preso por estupro. Acontece que, após um exame de DNA, é comprovado que o homem não cometeu o crime.

Quando achamos que tudo vai ser resolvido, já em liberdade e prestes a receber uma bela indenização financeira, Avery se vê novamente em outra investigação. Agora, ele é o principal suspeito do assassinato da jornalista Teresa Halbach. A trama é instigante e ajuda a gente a entender mais sobre o sistema judiciário dos Estados Unidos.

The Good Wife

Voltando à ficção, agora é a vez contar a história de Alicia Florrick, uma advogada que tem sua carreira abalada pelos escândalos sexuais e de corrupção do marido, um procurador muito famoso e respeitado. Que situação, não é mesmo?

Para retomar a vida e sustentar os filhos, ela consegue um emprego no escritório de um ex-colega de faculdade, Will Gardner. Durante os episódios e as temporadas, você esbarra em questões conflituosas da profissão, como o alto nível de competitividade e a ambição que toma conta do mercado jurídico. Por outro lado, há ótimos exemplos de conduta em relação a casos e decisões delicadas.

Boston Legal

Um advogado em Boston, Alan Shore, tem métodos bastante duvidosos para ganhar seus processos. Ao se unir ao amigo Denny Crane, dono de um grande escritório de advocacia, consegue mais clientes, mas de uma forma nada ética e convencional.

Os jogos de interesses e a competitividade também são visíveis nessa série de Direito, e a cada episódio você tem um novo caso para ser solucionado. Ou seja, é possível ter vários insights sobre a profissão, com todos os assuntos polêmicos tratados — principalmente se você se interessa pela área de defesa.

Better Call Saul

Já que tocamos no assunto, não existe advogado mais picareta no universo das séries de Direito do que Saul Goodman. Quem é fã de Breaking Bad — uma das produções mais aclamadas da TV norte-americana — conhece muito bem a figura e vai adorar descobrir como Jimmy McGill se transformou em Saul.

A história se passa seis anos antes de o advogado trambiqueiro conhecer Walter White, o protagonista de Breaking Bad. Sua trajetória é bastante interessante, uma vez que Jimmy é um personagem complexo e cheio de peculiaridades. É claro que não vamos contar tudo, não é mesmo? Descubra o que o levou ao mundo do crime assistindo às cinco temporadas!

Scandal

A gente disse que ela estaria aqui, e promessa é dívida. Essa série conta a história de uma ex-funcionária da Casa Branca, Olivia Pope. Ela decide abrir seu próprio escritório de advocacia, especializado em casos de personalidades que decidem ter mais privacidade.

Ao tentar afastar seus clientes da curiosidade da imprensa e do público, a profissional precisa se desdobrar. Afinal, sua empresa cuida de gestão de crise, principalmente quando se trata de escândalos — uma referência direta ao nome do seriado.

A personagem é inspirada em Judy Smith, uma ex-assessora de imprensa de George H. Bush. O mais interessante é que ela própria ajudou a montar a série, como consultora técnica, coprodutora e executiva.

Suits

Uma das mais conhecidas, Suits é uma série perfeita para quem deseja fazer faculdade de Direito. O seu protagonista, Mike Ross, mesmo tendo sido expulso do curso, conseguiu um emprego em um dos melhores escritórios de advocacia de Manhattan, o Pearson & Hardman.

Em Suits você vai ver como acontecem as estratégias de negociação e quais são as competências exigidas de um advogado, normalmente marcadas por menos emoção e mais raciocínio frio, lógico e calculista. Uma curiosidade é que a duquesa de Sussex, Meghan Markle, participa do elenco.

Law and Order: The Special Victims Unit

Mais antiga, essa série estreou em 1999, mas até hoje faz sucesso entre os amantes das artes jurídicas. A história gira em torno da equipe especial de elite do departamento de polícia de Nova York, que tem especialização em crimes sexuais.

Se você gosta de séries mais longas, saiba que esse título conta com 20 temporadas, totalizando mais de 500 episódios! Com foco em Direito Criminal, você vai conseguir ter ótimas lições dessa que é uma das áreas do Direito mais tradicionais e instigantes.

Todas essas séries de Direito são ótimas formas de se familiarizar com a profissão, principalmente quando se baseiam em fatos e em histórias reais. Contudo, não dá para viver só de ficção! Para construir uma carreira em Direito sólida, é preciso mesclar entretenimento com realidade. Então, não se esqueça de manter sua rotina de estudos em dia para conquistar sua vaga em um bom curso de Direito, como o da Anhanguera. Combinado?

Se gostou da nossa lista de séries e já está preparando a pipoca para começar a assistir aos títulos indicados, lembre-se da nossa dica final e também reserve um tempinho para conhecer as carreiras mais promissoras do Direito!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados