Quanto custa fazer uma faculdade particular?

Mais do que nunca, ter um diploma de curso superior em mãos é um pré-requisito essencial para diversas carreiras. Além de receber um salário atrativo, poder crescer dentro do campo escolhido e conseguir bons cargos, cursar uma graduação é uma experiência que proporciona novos conhecimentos. Mas, afinal, quanto custa fazer uma faculdade particular?

A parte financeira é uma questão que preocupa vários estudantes. O custo de fazer uma faculdade pode ser elevado, mas existem maneiras de contornar o problema para conseguir dar início ao curso superior.

E aí, ficou interessado e quer saber quais são os custos envolvidos em uma faculdade particular? Então, continue a leitura!

Quanto custa fazer uma faculdade particular?

Existem várias razões para o valor de uma faculdade particular ser diferente de outra. É fundamental pesquisar e ficar por dentro dos elementos que causam essa variação, já que nem sempre o curso mais caro é o que tem boa qualidade.

Algumas graduações necessitam de aulas práticas, fazendo com os valores se elevem. Os principais fatores que podem determinar o preço de uma faculdade particular são: ✔️

  • necessidade de laboratórios;
  • qualidade do corpo docente;
  • duração do curso;
  • região do país;
  • modalidade de ensino;
  • volume da procura;
  • se o aluno terá bolsa de estudo ou não;
  • tamanho da instituição.

Agora, veja quais são os custos envolvidos:

  • burocracias — a parte administrativa necessita de funcionários e, por essa razão, alguns documentos podem ser cobrados;
  • dependências — quando os alunos não passam nas disciplinas, é necessário pagar por elas novamente no momento de refazê-las;
  • matérias optativas — quando os estudantes decidem cursar uma disciplina optativa, o valor é acrescentado em sua mensalidade;
  • materiais didáticos específicos — isso é válido somente para algumas graduações que necessitam de ferramentas, como Odontologia. Contudo, cursos mais teóricos podem solicitar livros;
  • rematrícula — quando começa um novo semestre do curso, também é necessário que os alunos paguem uma taxa de rematrícula;
  • matrícula — ao se tornar um aluno da instituição de ensino, é comum cobrar um preço de matrícula, mas existem várias facilidades e promoções que diminuem o valor a ser pago.

Quanto custa uma faculdade presencial?

Na modalidade de ensino presencial, uma faculdade particular custa em média R$ 500,00 mensais. Contudo, saiba que esse valor pode mudar de acordo com o curso escolhido para estudar. 💲

Mas, afinal, como funciona um curso presencial? Uma das principais características é que os alunos matriculados devem frequentar o polo de ensino presencialmente para assistir às aulas ministradas pelos professores na companhia de outros estudantes.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, com algumas faculdades ofertando projetos e provas aos sábados. Caso os estudantes reduzam a quantidade de disciplinas cursadas por período, a frequência também sofre alterações.

Além de pagar as mensalidades, você ainda poderá ter outros gastos ao cursar uma faculdade presencial, como alimentação e transporte. Portanto, é importante avaliar esses pontos para fazer a melhor escolha.

Qual o valor de uma graduação EAD?

Já o preço de uma faculdade EAD é mais em conta do que o formato presencial. As aulas de um curso a distância acontecem pela internet, com videoaulas gravadas anteriormente ou em transmissões ao vivo. 🤑

Tudo isso é reunido em uma plataforma digital conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Aqui, os alunos encontram os materiais necessários para as aulas, como atividades avaliativas, exercícios, artigos, disciplinas etc.

Um dos motivos de o valor de uma graduação EAD ser mais barato que a de uma presencial é porque o estudante não tem tantos custos. Por ser a distância, não é necessário se deslocar até a unidade de ensino e ter gastos extras com alimentação.

Qual o valor dos cursos tecnológicos?

O preço dos cursos Tecnólogicos variam de acordo com a modalidade de ensino e a especialidade. Os mais caros são os presenciais, que demandam estruturas específicas, como laboratórios.

Já as opções do formato EAD e semipresencial tendem a ser mais em conta, já que os estudantes não precisam estar no polo de ensino com tanta frequência e as aulas são virtuais. Para conferir valores atualizados, busque sempre a página de inscrição e cursos de sua preferência.

Como escolher uma faculdade com bom custo-benefício?

Agora, chegou a hora de conhecer algumas dicas práticas de como escolher uma faculdade com excelente custo-benefício. Veja! 🧐

Defina qual é a melhor modalidade de ensino para você

Os cursos de graduação podem ser oferecidos em três modalidades de ensino: presencial, semipresencial e 100% online. Como vimos, a primeira opção costuma ser mais cara, por conta da necessidade de comparecer ao campus todos os dias.

Por isso, é importante definir qual o formato melhor se encaixa em sua realidade. A modalidade EAD, por exemplo, pode ser uma ótima alternativa para quem não tem muito tempo de frequentar a faculdade e precisa conciliar os estudos com outros afazeres, como filhos, trabalho, cuidados com a casa, entre outros.

As mensalidades também são mais em conta e, além dessa vantagem, ainda é possível concorrer a bolsas de estudos.

Avalie a localização da instituição

Se você optar por uma graduação presencial, como chegará até a faculdade? É importante saber se o tempo de deslocamento se encaixa em sua rotina para evitar possíveis atrasos e a perda de aulas.

Caso prefira morar em uma república, veja se o lugar é do seu gosto e se o custo-benefício vale a pena.

Saiba se a faculdade oferece desconto e financiamento

Outra dica importante é verificar se a instituição de ensino oferece descontos, bolsas de estudos ou faz parte de programas de financiamento. Sabemos que esse ponto é fundamental para vários alunos que querem fazer um curso superior, mas não têm condições de arcar com as mensalidades.

Nesse caso, os financiamentos e descontos surgem como ótimos aliados. Na Anhanguera, por exemplo, você poderá concorrer a bolsas de estudos que aliviam o bolso. Algumas opções são:

  • Bolsa Primeiro Semestre;
  • Bolsa Transferência;
  • Bolsa Enem;
  • Desconto Pontualidade;
  • Bolsa para servidores públicos e militares;
  • Bolsa Incentivo.

Agora é com você!

Agora que já sabe quanto custa fazer uma faculdade particular, saiba que é importante analisar alguns critérios para escolher a melhor instituição de ensino. Na Anhanguera, você terá acesso a um ensino de excelência e aulas com um corpo docente preparado e experiente!

Gostou do post e quer fazer um curso superior na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!