Quais são os benefícios da educação no formato EAD?

Já pensou em estudar de maneira online e conquistar o tão sonhado diploma com boa qualidade de ensino e pagando um preço mais em conta? Com a educação EAD, é possível! Nessa modalidade, estão disponíveis duas alternativas de estudo, o semipresencial e o 100% a distância.

Mas você sabe quais são os benefícios do EAD para a carreira e para o dia a dia? Além de flexibilidade e facilidade, o mercado de trabalho vê com excelentes olhos quem se forma nesse formato. Logo, é uma boa opção para quem não consegue frequentar a faculdade todos os dias. Neste post, vamos apresentar as principais vantagens da educação EAD. Confira! ?

Quais os benefícios da educação EAD para a carreira?

Abaixo, você vai conhecer as principais vantagens de escolher o formato de ensino EAD para a sua carreira. Veja!

Autonomia

Foi-se o tempo em que a aula se resumia à exposição de conteúdos pelo professor, sem a participação ativa dos estudantes. O formato online proporcionou uma nova roupagem à dinâmica de ensino, o que possibilita uma participação ativa dos alunos.

As ferramentas de aprendizagem dessas graduações permitem que os estudantes consigam interagir entre si, com os tutores e os professores. Assim, elas contribuem para desenvolver a disciplina e a autonomia por parte dos graduandos, fazendo com que o ensino se torne mais colaborativo.

Por isso, a pessoa que concluiu um curso EAD é alguém determinado, que sabe utilizar a flexibilidade a seu favor. ?

Reconhecimento

As instituições de ensino que proporcionam a educação EAD passam por controles rigorosos do MEC (Ministério da Educação). São levadas em conta questões como grade curricular, titulação dos professores, recursos didático-pedagógicos, infraestrutura, entre outros.

Assim, ao obter um diploma de ensino EAD, você terá a garantia de que esse documento é válido em todo o país, seja para continuar os estudos, seja para procurar um emprego ou prestar concurso público.

Portanto, não importa onde você esteja: será possível concorrer a uma vaga de trabalho na área desejada com o diploma de educação a distância.

Disciplina

A capacidade de obter um bom resultado e definir o próprio cronograma de estudos depende de disciplina. Logo, é fundamental desenvolver essa habilidade para concretizar o planejamento e ajustá-lo sempre que for preciso.

O que os alunos EAD entendem bem é que não adianta ser independente e definir o próprio horário se você não sabe como aproveitar a autonomia de modo produtivo. Organização e consciência são importantes no dia a dia de qualquer profissão. ?

Protagonismo

Na educação EAD, os alunos e sua vontade de aprender são o verdadeiro foco. Os tutores e professores são apenas mediadores e guias na aquisição dos conhecimentos e no desenvolvimento de habilidades.

Os estudantes são protagonistas, ou seja, são eles que buscam aprender. Sua iniciativa faz dialogar com colegas, buscar feedbacks, tirar dúvidas, assistir às aulas e monitorar a própria eficácia e evolução de seu cronograma. Essa habilidade faz com que você consiga se tornar um bom líder no mercado de trabalho do futuro.

Quais são as vantagens de estudar online no dia a dia?

Agora, chegou a hora de conhecer as vantagens da educação EAD no dia a dia dos alunos!

Flexibilidade de horário

As aulas a distância costumam ter horários mais flexíveis. Desse modo, o estudante pode ter contato com os conteúdos no momento em que estiverem com horários livres no dia.

Isso possibilita montar a própria rotina de estudo de maneira adequada para cada um. Além disso, o EAD favorece o aluno que precisa conciliar o trabalho com a graduação, justamente por conta dos horários flexíveis.

Economia

Já pensou no quanto você poderá economizar com transporte ao estudar em casa? Sem contar as mensalidades mais baratas nos cursos EAD.

E por que isso ocorre? Bem, a faculdade tem menos custos para ofertar as graduações EAD, pois não tem despesas menores com aluguel de imóvel, limpeza, energia elétrica e investimento em infraestrutura física num geral.

Com isso, os preços ficam mais acessíveis para o curso, sem contar a redução de custos com a alimentação e a acomodação. ?

Comodidade

Na educação EAD, é possível “carregar a graduação” para onde quiser! Como as aulas são disponibilizadas de maneira online, o aluno pode acompanhar os conteúdos de férias, em viagens a trabalho ou de onde estiver. Basta ter um smartphone, tablet ou computador conectado à internet.

Melhor aproveitamento das aulas

É muito comum que as salas de aula reúnam estudantes com vários níveis de conhecimento e experiência. Além disso, cada um apresenta um ritmo próprio de aprendizado.

Se, no formato presencial, essa diferença de ritmo dificulta o andamento do ensino, na modalidade a distância, isso não existe. Afinal, os alunos assistem às aulas quando quiser e de acordo com a demanda, o que otimiza o estudo dos conteúdos e a conclusão da graduação.

Qual a importância da educação a distância EAD?

O cenário crítico que o mundo viveu por conta da pandemia fez com que muitos processos tecnológicos fossem acelerados em várias áreas do mercado, até mesmo o da educação. Logo, a educação EAD recebeu mais destaque, levando em conta que já era uma tendência em crescimento.

Mesmo diante de algumas dificuldades de implementação, como adaptação de material e acessibilidade, o formato a distância consegue chegar a lugares remotos do Brasil, o que proporciona a inclusão de estudantes de várias faixas etárias.

Portanto, essa modalidade de ensino quebrou o paradigma de que a educação deve, necessariamente, ser presencial. Isso se torna mais relevante para as pessoas que não têm tempo de frequentar a faculdade todos os dias e precisam conciliar os estudos com outros afazeres, como trabalho, filhos e cuidados com a casa.

Com os recursos tecnológicos e as ferramentas adequadas, é possível vencer os desafios e as barreiras, possibilitando que o estudante realize um curso a distância de modo produtivo e satisfatório, com bom desempenho.

Agora é com você!

Agora que já conhece as vantagens da educação EAD, saiba que é importante escolher uma instituição que ofereça um ensino de qualidade. Na Anhanguera, você encontrará várias opções de cursos a distância, com infraestrutura digital de ponta e professores qualificados!?

Gostou de conhecer as vantagens do EAD e quer estudar em uma faculdade que oferece diferentes cursos a distância? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados